Casa com conceito aberto: fique por dentro dessa tendência

por | 08/03/2019

Ambientes integrados, iluminação natural e área de circulação livre. Essas características resumem bem o que é uma casa com conceito aberto — ou open concept, em inglês. Tendência nos Estados Unidos há muito tempo, o conceito aberto vem inspirando também o mercado da arquitetura e decoração em todo o Brasil.

E não é para menos. Além da sensação de leveza e amplitude típicas do open concept, essa proposta de layout é perfeita para quem gosta de aproveitar ao máximo as áreas sociais da casa. Afinal, com o menor número possível de paredes, é muito mais fácil interagir com as visitas ou ficar de olho nas crianças.

Se você está pensando em investir no conceito aberto, fique ligado neste post. Vamos explicar as principais características da composição e dar dicas de como reformar a casa seguindo essa tendência. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Quais são as principais características do conceito aberto?

Ambientes integrados

Sem dúvida, a integração dos ambientes é a característica mais marcante da casa com conceito aberto. A ideia é integrar os cômodos de convívio da casa, isolando apenas as áreas íntimas, como banheiros e dormitórios. Assim, é certo que as reuniões em família ou com os amigos serão melhor aproveitadas, pois fica mais fácil manter todo mundo por perto.

Além de otimizar o espaço, o open concept tem sido bastante explorado também pela sensação de liberdade que ele estimula. Isso porque a ausência de divisórias reflete a proposta de um ambiente mais livre, fluido e arejado.

O mais comum é integrar a cozinha com a sala. Mas, se a planta da residência permitir, também vale muito a pena integrar áreas internas com externas, como sala e varanda — o que favorece uma atmosfera mais relaxante dentro de casa.

A integração também é bastante positiva por sua funcionalidade, principalmente se estivermos falando de um apartamento pequeno, onde a metragem precisa ser aproveitada da melhor maneira possível. Nesses casos, é muito comum integrar cômodos vizinhos para ganhar mais espaço, como cozinha e lavanderia ou sala e escritório.

Iluminação natural

Esse fator é um dos grandes responsáveis pela sensação de leveza que predomina em toda casa com conceito aberto. A luz solar, por si só, é energizante, além de tornar os ambientes mais claros e arejados. E quanto mais amplas forem as janelas, melhor será o resultado.

Explicamos: em um local livre de paredes, a luz solar que entra por uma janela grande se estenderá naturalmente pelo living e cozinha, tornando tudo mais aconchegante. Apenas lembre-se de investir em cortinas de qualidade para garantir o conforto térmico e visual nos cômodos, valorizando também a estética do décor.

Além das janelas, basculantes e claraboias são soluções práticas para favorecer a entrada de luz solar. Esses elementos, aliados a um projeto de iluminação eficiente, vão deixar sua casa open concept sempre bem iluminada e convidativa.

Revestimentos neutros

É preciso acertar na escolha dos revestimentos para ter o melhor resultado em uma casa com conceito aberto. Isso vale, sobretudo, para os pisos, pois, como não haverá tantas paredes, eles serão responsáveis por transmitir a sensação de continuidade de um ambiente para outro.

O ideal é que o modelo e a cor do piso escolhido seja a mesma para todos os cômodos integrados.

Caso contrário, fica mais difícil manter o equilíbrio visual e a uniformidade do décor. Veja bem: nada impede que você utilize piso de madeira na sala e porcelanato na cozinha, por exemplo.

Mas, em se tratando de ambientes integrados, será preciso ponderar na escolha dos demais elementos decorativos, para que todos eles dialoguem com esses dois tipos de material.

Móveis sob medida

Se a ideia é fazer uma casa com conceito aberto para ganhar mais espaço, com certeza os móveis sob medida serão seus maiores aliados. Eles se adaptam perfeitamente ao local escolhido, sem falar que trazem muito mais personalidade para a decoração.

Outra vantagem é que o mobiliário pode ajudar, também, na divisão dos cômodos. Por exemplo: uma estante estrategicamente posicionada na sala cria uma divisão imaginária com a cozinha. O mesmo vale para as ilhas rodeadas de banquetas, que podem demarcar melhor o espaço entre o living e a sala de jantar.

Como reformar a casa com conceito aberto?

Integrar sala, copa e cozinha

Como vimos, a integração de ambientes é o ponto-chave das casas open concept. Se você ainda está receoso de se jogar de cabeça na tendência, comece aos poucos. Integrar sala, copa e cozinha é o suficiente para transformar o décor da casa, favorecendo a circulação e a interação nas áreas de convívio.

O maior cuidado é quanto às dimensões de cada cômodo, pois a reforma deve ser feita de modo que as áreas integradas tenham tamanhos proporcionais, equilibrando o olhar.

Eliminar paredes centrais

Também não precisa sair quebrando todas as paredes de uma só vez e correr o risco de não gostar do resultado. Comece aos poucos, retirando aquela parede central que divide a sala de jantar e a cozinha, ou o living e a sala de TV. A sensação de amplitude e leveza é instantânea.

Sem falar que você ganha um espaço valioso para organizar melhor esses cômodos, deixando-os mais aconchegantes e convidativos. E lembre-se de ter em mãos a planta da residência, para ter certeza de que não está quebrando alguma parede estrutural, que contenha fiação ou encanamento em seu interior.

Delimitar áreas privativas

Uma casa com conceito aberto não tem tantas portas e paredes, mas, como toda residência que se preze, precisa de áreas privativas bem delimitadas. O corredor que dá acesso ás áreas íntimas deve ganhar atenção especial nessas horas, pois, geralmente, é ele que setoriza a divisão entre as áreas de convívio e os dormitórios, banheiros e lavabos.

Por isso, cuide da apresentação do hall para que o décor reflita a demarcação das áreas. Diminua a quantidade de elementos decorativos e instale uma iluminação mais quente para favorecer o clima mais intimista que se dará corredor adentro.

E lembre-se também de manter a organização, para que as áreas que ficaram abertas não pareçam bagunçadas. Agora sim, sua casa com conceito aberto está pronta para receber as visitas com muita leveza e harmonia em todos os cômodos!

Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e inspire mais gente com essa tendência!