Ter um espaço gourmet ou uma área para churrasco em casa é muito mais fácil do que se imagina. Muita gente sempre sonhou em ter um cantinho assim para reunir a família e os amigos, mas não tira o projeto do papel porque acha que é muito trabalhoso. Afinal, uma área de churrasqueira é composta por vários itens complementares que realmente acabam demandando cuidados extras.

No entanto, com o planejamento adequado, dá para montar esse espaço com qualidade, agilidade e muito bom gosto sem se esquecer de nenhum detalhe. Então, se você não abre mão daquele churrasquinho de fim de semana, porém não sabe por onde começar o projeto, fique ligado neste post. Reunimos os itens indispensáveis e os cuidados extras para ter uma área de churrasqueira de respeito. Vamos lá!

Itens indispensáveis

Churrasqueira moderna

Há vários tipos de churrasqueira disponíveis no mercado. A escolha vai depender basicamente do seu gosto e das necessidades do espaço. Os modelos de alvenaria, por exemplo, são ótimos para quem curte um churrasco em casa feito com carvão, que dá um sabor especial às carnes. Entretanto é preciso contar com mão de obra especializada para a construção.

Churrasqueiras de tijolos pré-moldadas também são uma boa pedida. O design moderno ajuda a compor a decoração do ambiente, porém, vale lembrar que elas só devem ser instaladas em casas, pois necessitam de chaminé para dissipar a fumaça.

Outra opção interessante são as famosas churrasqueiras elétricas, que são fáceis de instalar e não fazem muita sujeira, já que não utilizam carvão.

Além de avaliar as funcionalidades de cada modelo, pense se pretende instalar um fogão ou cooktop próximo à bancada para auxiliar no preparo dos acompanhamentos. Para quem não dispensa as tradições culinárias e uma boa comida caseira, o fogão a lenha é uma ideia ótima, sem falar que traz aquela atmosfera rústica para o décor deixando tudo mais aconchegante.

Bancadas funcionais

Bancadas, bancadas e mais bancadas. Elas nunca são demais na hora de fazer aquele churrasco em casa para os encontros de fim de semana e as festas de família. Contudo, é importante delimitar muito bem um balcão espaçoso e funcional no entorno da churrasqueira para fazer os cortes e temperar as carnes bem como para servi-las depois de prontas.

Se o ambiente é pequeno, não tem problema. Invista em uma bancada de pedra em formato de “L” para aproveitar melhor o espaço sem perder em conforto e praticidade. Aproveite e coloque alguns assentos em volta, garantindo que haverá lugares suficientes para todos os seus convidados.

O melhor de tudo é que, trazendo seus convidados para mais perto do balcão, a interação fica muito mais divertida. O mais importante é que o tamanho das bancadas e armários seja compatível com a quantidade de utensílios que será guardada ali — espetos, grelhas, facas, tábuas, etc. — e com o número médio de convidados que você costuma receber.

Pia ampla

Mesmo se a área de churrasco não for tão grande, é importante deixar um espacinho a mais para a cuba da pia. Isso porque a quantidade de utensílios para lavar no espaço de churrasqueira será muito maior do que o volume habitual da pia da cozinha, sobretudo se for uma festa com muitos convidados.

Escolha acabamentos fáceis de lavar para revestir as bancadas, como mármore ou granito. Esses materiais podem até ser mais custosos, mas, sem dúvida, valem o custo-benefício. Além de ser um acabamento sofisticado e muito bonito, essas pedras são frias e lisas, ou seja, não vão acumular o calor típico da área e podem ser desengorduradas facilmente.

Pisos laváveis

Assim como o revestimento das bancadas, os pisos também devem ser laváveis e fáceis de manter. Afinal, não dá para fugir: fazer churrasco em casa é uma delícia, no entanto faz um pouco de sujeira. Escolhendo os pisos certos, você diminui consideravelmente esse trabalho, pois bastará lavá-los com água e detergente a cada uso.

As cerâmicas e os porcelanatos são ótimas opções para o ambiente uma vez que, além da praticidade de limpeza e manutenção, estão disponíveis em várias cores, padrões e texturas. Assim, com certeza você encontrará um modelo que combine com o estilo de decoração da sua área de churrasco.

Móveis confortáveis

Os móveis são imprescindíveis nesse espaço, por isso, precisam ser confortáveis e de boa qualidade. Inclusive, a regra básica é preocupar-se mais com a qualidade dos móveis do que com a quantidade deles em si. Como dissemos, para não faltar lugar, você pode complementar o entorno dos balcões com assentos estratégicos.

No espaço maior, invista em um bom conjunto de mesa e cadeiras, pois esse local será o centro das refeições quando o pessoal deixar de lado os petiscos da bancada e finalmente se servir do prato principal. Mesas que combinam madeira e vidro são perfeitas para essa área e, com certeza, vão durar uma vida inteira.

Cuidados extras

Ventilação do espaço

É natural que a área de churrasqueira seja um pouco mais aquecida. Mas dá para favorecer o conforto térmico mantendo a região sempre bem ventilada. Se o local de churrasco for em um espaço aberto, como na varanda ou jardim, não haverá problemas com a circulação do ar.

Contudo, se for em uma área mais fechada, vale a pena investir em uma coifa e climatizadores para deixar o ambiente mais confortável. Outro truque é utilizar plantas na decoração, pois elas ajudam a purificar o ar e trazer mais frescor. Aproveite para montar uma pequena horta ao lado da churrasqueira, deixando seus temperos preferidos por perto.

Condução da fumaça

A chaminé é um item essencial para direcionar a fumaça que sai da churrasqueira, mantendo o local sempre confortável e livre do cheiro característico. Então, tanto nas churrasqueiras pré-moldadas quanto nas de alvenaria, dê a devida atenção à chaminé. Via de regra, ela deverá ser instalada no mínimo a 50 cm da área de preparação do churrasco.

Refrigeração das bebidas e alimentos

Quem adora um churrasco em casa precisa ter um bom freezer para manter a cerveja geladinha e a carne protegida até o preparo. Há vários modelos no mercado, a depender da sua necessidade. Se você pensa em fazer da sua área de churrasco um espaço gourmet, pode ser viável comprar uma geladeira e demais utensílios também. Desse modo, tudo sempre estará à mão e não será necessário buscar as coisas na cozinha interna.

Graças a essa leitura, ficou mais fácil projetar uma área de churrasqueira prática, confortável e que dialogue com o estilo de decoração do seu lar. Na hora de ir às compras, priorize materiais de qualidade e com bom custo-benefício para manter o padrão da área e não ter dor de cabeça com reformas futuras. Agora sim você está pronto para planejar o seu churrasco em casa e iniciar os trabalhos!

Leia também o nosso post com os tipos de churrasqueira disponíveis no mercado e escolha o modelo ideal!