Há quem diga que, se não temos muitas opções, conseguimos escolher com muito mais facilidade. E quando o assunto é mobiliário, essa crença se confirma, já que mal sabemos por onde começar diante de tantas alternativas.

Então, para ajudar você a selecionar os melhores móveis planejados ou sob encomenda, selecionamos as dicas mais importantes e reunimos elas aqui neste post. 

Confira o nosso guia e escolha a melhor opção para o seu lar! 

O que são os móveis planejados e por que escolhê-los? 

Os móveis planejados são perfeitos para quem busca qualidade, bons preços e eficiência na entrega dos produtos. Eles são aquelas peças prontas que você pode escolher em lojas ou sites, mas que podem selecionar as medidas que mais atendam às suas necessidades – sempre, é claro, seguindo as opções de tamanhos predeterminados. 

Se você tem pressa para ver sua mobília chegar, os planejados vão salvar a sua mudança! Isso porque, como eles são feitos em padrões, acabam sendo entregues mais rápido. Afinal, as peças já são estocadas com os cortes feitos, prontas para a montagem do móvel. 

Por serem produzidos em larga escala, além de chegarem mais rápido na sua casa, o preço dos móveis planejados acaba sendo muito em conta! Ah, é claro que, mesmo as opções de medidas sendo mais limitadas que no caso dos móveis sob encomenda, você pode definir acabamentos, cores e tamanhos mais aproximados com o que você deseja.

E a mobília sob encomenda, como funciona? 

Como falamos no tópico acima, as principais diferenças entre os planejados e os móveis sob encomenda são os preços e os prazos. A principal vantagem da mobília sob medida está no maior aproveitamento de espaço, já que as peças são desenhadas exatamente como você deseja. 

Como é bem mais cara, essa mobília é indicada para quem tem ambientes fora do padrão, com muitos cantos e ângulos difíceis de aproveitar, exigindo, desse modo, medições específicas. Por exemplo, para cozinhas bem pequenas, em que se deseja projetar o máximo de armários possíveis, as peças sob encomenda talvez sejam a melhor alternativa. 

Obviamente, quanto mais cheio de detalhes e invenções for o móvel, mais caro você vai pagar. 

Como saber qual é a melhor opção para a sua casa? 

Antes de definir por um ou outro tipo de móvel e sair comprando tudo de uma vez, faça um bom planejamento para não se arrepender depois. Alguns pontos importantes a observar são:

  • Meça bem os espaços que você tem à disposição. Com essas anotações, busque, primeiro, a solução mais prática e barata, a dos móveis planejados. Se eles não atenderem às suas exigências, vá em busca dos sob medida;
  • Pesquise referências de como você quer que fique a decoração da sua casa. Tenha as imagens em mãos e as mostre ao vendedor que vai te ajudar na compra. Assim, fica mais fácil de encontrar os produtos que você deseja;

  • Saiba que a parte estética é, sim, importante para que você fique feliz com suas aquisições, mas também é preciso pensar na funcionalidade dos móveis. De nada adianta levar para casa uma mesinha de centro incrível se ela não permite a circulação pela sala e um fácil acesso ao sofá, por exemplo;

  • Calcule quanto você imagina gastar e o tempo que gostaria de esperar pela entrega da mobília. Como já falamos, a qualidade é a mesma, e, no fim das contas, são os números que farão a diferença. 

Agora que você já entende tudo sobre móveis planejados e sob medida, confira o nosso post especial com dicas de boas escolhas para os mobiliários da área externa da sua casa. Assunto importante, hein? Não adianta deixar tudo incrível por dentro e negligenciar a área de lazer!