Muita gente sonha em ter piso de madeira em casa, principalmente por conta da beleza, sofisticação e aconchego que esse assoalho é capaz de trazer. Por outro lado, as pessoas ficam com “o pé atrás” por causa dos cuidados de manutenção e limpeza que os revestimentos amadeirados exigem. Mas limpar piso de madeira não é tão difícil quanto parece.

O segredo é utilizar produtos específicos e o mínimo possível de água, que é o principal responsável por desgastar a aparência da superfície e diminuir a vida útil das peças.

Quer aprender a preservar o brilho e o requinte do assoalho sem perder horas na faxina? Então acompanhe este post com quatro dicas certeiras para limpar pisos de madeira!

Cuidados de limpeza

Tudo começa com uma boa faxina. Afinal, de nada adianta reaplicar o verniz das tábuas se o piso estiver sujo, certo? Então vamos lá:

1. Utilize uma vassoura de cerdas macias

Para a limpeza do dia a dia, recomenda-se varrer o assoalho de madeira com uma vassoura de cerdas macias e sintéticas. Assim, você já se livra imediatamente do risco de arranhar as tábuas. Vassouras elétricas ou aspiradores de pó também são boas alternativas.

O aspirador, inclusive, é muito eficiente para limpar o vão entre um taco e outro, onde geralmente a poeira se acumula mais. Apenas tenha cuidado para não deixar que o tubo de sucção do aparelho toque diretamente o revestimento, pois isso também poderá arranhar o piso.

Na maioria dos casos, é possível reparar pequenos arranhões com o uso de ceras específicas ou polimentos. Mas sempre é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

2. Não exagere na quantidade de água

A limpeza úmida deve ser feita apenas uma vez por semana, já que a umidade em excesso é a maior inimiga dos pisos de madeira. No entanto, nós sabemos que a água é necessária para fazer uma faxina mais profunda.

O segredo do talento, no caso do assoalho amadeirado, é uma dose extra de parcimônia. Isso porque água e líquidos, em excesso, poderão causar danos irreversíveis ao piso: como manchas, perda de brilho e até inchaço ou empenamento da peça.

E se você está em dúvida quanto à eficácia da tarefa, saiba que é perfeitamente possível fazer uma limpeza completa do revestimento utilizando pouca água. Basta passar um pano úmido embebido em algumas gotas de detergente e pronto!

Nesse momento, torça bem o pano e finalize com uma flanela seca que não solte fiapos. Isso retirará toda a gordura e sujeira da peça sem arranhar ou comprometer o verniz da superfície.

Redobre a atenção na hora de limpar aquelas áreas mais úmidas da casa, como o entorno de pias, cubas e tanques, pois esses locais estão mais sujeitos à umidade, e nunca apoie embalagens de materiais de limpeza sobre o chão úmido, pois poderão cair e, dependendo do tipo de produto, causar danos irreversíveis.

3. Invista em produtos específicos para limpar piso de madeira

Verniz ou ceras impermeabilizantes costumam ser os materiais mais recomendados para uma limpeza completa nos pisos de madeira. Porém, não os utilize se você estiver inseguro quanto à dosagem ou aplicação do produto. Nessas situações, sempre leia atentamente o rótulo com as informações do fabricante. Você também pode pedir orientação aos lojistas do ramo.

O ideal é utilizar somente produtos que não tenham silicone na formulação, já que, a longo prazo, esse componente formará uma camada oleosa sobre a superfície do revestimento, dificultando as limpezas posteriores.

Também é importante estar atento ao tipo de madeira e tratamento do seu assoalho, pois, na maioria dos casos, ele já vem tratado de fábrica, dispensando o uso de ceras ou polidores. Nos demais casos, vale a dica de seguir as indicações do fabricante e, se necessário, contar com ajuda profissional para aplicar o produto.

4. Fuja de produtos que afetem o verniz da peça

Essa regra é básica para qualquer tipo de revestimento amadeirado, mas não custa lembrar: jamais utilize materiais de limpeza abrasivos ou solventes. Fuja de fórmulas de limpeza caseiras à base de substâncias ácidas, como limão e vinagre. Saponáceos, água sanitária e palhas de aço também estão entre os itens proibidos para limpar piso de madeira.

Outros cuidados de manutenção

Além da limpeza regular, sabemos que a madeira precisa de outros cuidados específicos de manutenção por conta de sua origem natural, nobre e delicada. Normalmente, quando o piso de madeira é adquirido com fornecedores especializados no ramo de reformas e construções, ele já vem com o devido tratamento impermeabilizante.

Ou seja, já estará protegido da ação dos fungos e, por consequência, com sua vida útil prolongada. Ainda assim, você deve considerar alguns cuidados extras para conservar a melhor aparência do assoalho. São eles:

Aposte em tapetes e capachos

Essa é uma medida simples, porém muito eficaz. Depois de fazer a limpeza do dia a dia, mantenha tapetes e capachos nas áreas de maior fluxo da casa, como na entrada da residência. Isso evita que, ao entrar, você traga consigo partículas de areia ou demais sujeiras abrasivas que, além de sujar o piso, podem arranhá-lo.

Aplique feltros protetores nos pés dos móveis

É normal que a gente arraste sem querer um móvel ou outro, principalmente, se você tiver crianças em casa. E aí, quando a visão alcança o chão, já foi feito o estrago! Para não correr esse risco, aplique feltros protetores nos pés de mesas, cadeiras, sofás e demais móveis que possam danificar o assoalho de madeira.

Não arraste a mobília sobre o piso

Sim, vimos que isso pode acontecer involuntariamente. Mas o ideal é nunca arrastar qualquer item da mobília sobre o piso, sobretudo se for um móvel mais pesado. Portanto, se você vai comprar móveis novos ou simplesmente deseja mudar algo de lugar, não os arraste sobre o assoalho. Basta carregá-los com o auxílio de profissionais ou montadores.

Reaplique o verniz periodicamente

Mesmo que o piso já venha tratado de fábrica, será necessário reaplicar o verniz de tempos em tempos. Esse é o jeito mais eficaz para manter a qualidade da peça e sua resistência contra a ação de fungos e cupins. Mas lembre-se: se você não tem essa habilidade, é imprescindível contar com o auxílio do fabricante ou de profissionais capacitados para realizar a tarefa.

Viu só? Com esta leitura, temos certeza de que cuidar e limpar piso de madeira ficou bem mais fácil do que você pensava. Agora é só escolher o fabricante e se inspirar nas tendências para compor um ambiente belo, requintado e muito aconchegante.

E já que estamos falando em madeira, aproveite e leia este post sobre como preservá-la das ações do tempo!