Um erro muito comum nos acabamentos da obra é não dar a devida atenção à lavanderia. Não é só deixar um espaço para a máquina e pronto. Principalmente se for uma lavanderia pequena, todo cuidado é pouco na hora de planejar o cômodo. Além dos eletrodomésticos básicos — máquina, secadora, ferro elétrico etc. —, também é preciso considerar todas as miudezas indispensáveis a esse cômodo da casa.

Vassouras, rodos, varais, pregadores, produtos de limpeza etc., tudo isso parece passar despercebido quando planejamos o cômodo, sobretudo em apartamentos pequenos. E aí, naquele momento de utilizar a área de serviço, percebemos que ela não está nem um pouco funcional.

Para evitar essa surpresinha desagradável, fizemos este post com soluções certeiras e algumas inspirações que otimizarão sua lavanderia pequena com muito charme e bom gosto. Acompanhe a leitura e planeje o cômodo com carinho!

Soluções para lavanderia pequena

Eletrodomésticos adequados

A primeira dica é não sair comprando uma máquina de lavar gigante e que ocupará mais da metade do espaço disponível no cômodo. Pense bem se você precisará mesmo de uma lavadora 10kg quando, na verdade, uma 7kg atende bem à sua rotina e ocupa menos espaço na lavanderia.

Lembre-se também de que comprar uma máquina lava e seca é muito mais prático e econômico do que adquirir a lavadora e a secadora separadamente. Outra dica é escolher uma máquina com abertura frontal em vez das tradicionais que abrem para cima. Assim, dá para aproveitar o espaço superior, instalando uma prateleira ou nichos que abrigarão os produtos de limpeza.

Se for imprescindível comprar duas máquinas, procure por eletrodomésticos que possam ser apoiados um sobre o outro. Isso fará uma enorme diferença no aproveitamento do espaço. Quanto aos varais, tire os pés do chão! Por mais que um varal de chão seja dobrável e chamativo, no caso de uma lavanderia pequena, um modelo de varal suspenso cumprirá a função e deixará a passagem livre.

Móveis planejados

Quem tem móveis planejados ou sob medida em casa sabe que o custo-benefício dessas peças é indiscutível, já que eles se adaptam perfeitamente ao cômodo em questão, aproveitando o espaço da melhor maneira possível. O investimento até pode ser mais alto, mas compensa pela funcionalidade, durabilidade e, claro, estética do acabamento, já que é muito bonito e vistoso.

Assim, além de ganhar espaço na lavanderia pequena e ter um local adequado para guardar todos os produtos e utensílios, você dá aquele up na decoração da área de serviço, tornando o local atraente até mesmo para aquelas tarefas mais chatinhas do dia a dia, como lavar e passar roupas.

Nichos para os produtos

Os nichos são uma ótima alternativa para quem não quer gastar muito com armários planejados, de modo que dá para instalar apenas alguns gaveteiros na parte inferior e complementar o espaço com nichos suspensos, deixando tudo sempre à vista e ao alcance das mãos.

Você pode utilizar as gavetas para guardar aqueles produtos menos usuais, como luvas ou estoque de produtos e deixar os nichos para abrigar os materiais de uso frequente, como sabão em pó e demais itens de limpeza. Se sobrar espaço em algum nicho, nada de deixar vazio. Sabe aquela plantinha que está deslocada na decoração da sala? Leve-a para decorar a lavanderia!

Cestos organizadores

Não há o que discutir: seja em lavanderia grande, seja em lavanderia pequena, os cestos organizadores são objetos fundamentais para manter o local organizado e fácil de usar. Afinal, não dá para ficar procurando os prendedores de roupa pelo chão ou no fundo das gavetas toda vez em que for estender as peças, concorda?

Então, mesmo se você não for um grande fã dos cestos organizadores, considere ter pelo menos um para os prendedores de roupas e outro para as demais miudezas da área de serviço, como os tampões do tanque ou aquele botão que se soltou da camisa e que está aguardando o reparo. Organizadores de parede também cumprem com maestria essa função!

Inspirações e tendências

Decoração com pastilhas

Foi-se o tempo em que as lavanderias eram cômodos escondidos na casa. Com a tendência dos apartamentos menores, é cada vez mais comum vê-las integradas à cozinha ou até mesmo ao banheiro das residências. Qualquer que seja o caso, um ótimo jeito de deixar a lavanderia mais apresentável é utilizar pastilhas de vidro na decoração do cômodo, dando mais vida ao local.

Um bom truque é investir em revestimentos brancos — que reforçam a sensação de amplitude — e contrastá-los com pastilhas coloridas sobre a área da máquina e do tanque. Pequenos quadros que dialoguem com o conceito do ambiente e flores típicas do mesmo tom das pastilhas complementam o décor, fazendo da lavanderia um cantinho muito mais alegre na casa.

Armário multiuso

Quando estiver planejando os armários da lavanderia, considere embutir uma tábua de passar dentro de uma das portas. Basta adaptar a tábua para que ela fique dobrada no interior do armário e pronto: não precisará brigar por espaço toda vez que for passar roupas na lavanderia pequena.

Outra dica interessante é instalar uma tampa em marcenaria planejada sobre a cuba da pia ou do tanque. Assim, ao terminar de usar o lavatório, dá para ter um espacinho extra na bancada para as demais tarefas da área de serviço, como posicionar as roupas dobradas ou preparar a comida dos pets.

Lavanderia integrada

Na falta de um cômodo específico para montar a lavanderia, é comum encontrar projetos que aproveitam aquele cantinho na cozinha ou no banheiro para encaixar a área de serviço. Com um planejamento adequado, dá para integrar a lavanderia a esses ambientes sem perder em praticidade ou beleza.

Um pouquinho de criatividade deixará os cômodos independentes e funcionais ao mesmo tempo. Por exemplo, uma porta de correr em vidro transparente é uma solução perfeita para dividir cozinha e lavanderia sem perder espaço. No caso do banheiro, a melhor opção é comprar uma máquina de abertura frontal e reaproveitar o espaço suspenso para nichos ou prateleiras com os utensílios do cômodo.

Com essas dicas, será moleza deixar a sua lavanderia pequena o mais funcional e organizada possível, tudo com muito charme e bom gosto.

Falando nisso, aproveite e leia também nosso post com 10 dicas indispensáveis de organização da área de serviço!