Confira 6 dicas para montar uma sala de TV bem aconchegante

por | 08/08/2018

Fim de um dia de trabalho, final de semana ou feriadão. Qualquer que seja a folga, o importante mesmo é ter um home cinema prontinho para assistir a seus programas e filmes favoritos ou fazer aquela maratona de séries. A questão é: como montar uma sala de TV que seja ao mesmo tempo aconchegante, moderna e funcional?

Antes de tudo, é preciso ter muita atenção com o posicionamento dos móveis, principalmente se o ambiente for pequeno. Depois de posicioná-los corretamente, é hora de escolher as peças que vão potencializar o conforto em frente à TV: tapetes, mantas e almofadas — muitas almofadas!

Aí é só caprichar na iluminação e pronto! A experiência de cinema em casa estará garantida. Curtiu a ideia? Então, confira em detalhes as seis dicas certeiras para fazer a decoração do home.

1. Acerte no posicionamento dos itens

Quando o assunto é montar uma sala de TV, duas distâncias devem ser muito bem avaliadas: a distância do sofá em relação ao aparelho e a distância do aparelho em relação aos seus olhos. Esses aspectos são responsáveis por garantir uma experiência saudável no home, favorecendo o conforto visual e também a decoração do ambiente.

Por via de regra, os sofás devem respeitar a distância mínima de 80 cm da televisão. Esta, por sua vez, deve ser posicionada na altura dos olhos. Em linhas gerais, considere a máxima: quanto maior for a tela da TV, maior deverá ser a distância do aparelho em relação ao sofá.

Ou seja, de nada adianta comprar uma TV gigante se a sua sala é pequena. Além de cansar a visão, isso faz com que o foco da imagem não seja favorável para o espectador. Em termos práticos, considere a relação abaixo entre o tamanho da televisão e a distância do sofá para escolher o padrão compatível com a sua sala:

  • TV de 32 polegadas — distância entre 1,2 e 2,4 metros;
  • TV de 37 polegadas — distância entre 1,4 e 2,8 metros;
  • TV de 40 polegadas — distância entre 1,5 e 3,0 metros;
  • TV de 42 polegadas — distância entre 1,6 e 3,2 metros;
  • TV de 46 polegadas — distância entre 1,75 e 3,5 metros;
  • TV de 50 polegadas — distância entre 1,9 e 3,8 metros;
  • TV de 55 polegadas — distância entre 2,1 a 4,2 metros;
  • TV de 60 polegadas — distância entre 2,2 e 4,6 metros.

2. Invista em subwoofers

O subwoofer nada mais é do que um tipo de alto-falante ideal para a reprodução de frequências mais baixas de som, que são aquelas representadas pelos tons mais graves. A função desse equipamento é garantir o melhor conforto acústico na sua sala de TV, favorecendo aquela gostosa sensação de cinema em casa.

Quanto ao posicionamento do item, o ideal é que o subwoofer seja posicionado na parte frontal do home, diretamente sobre o chão. Isso porque, se for colocado em cima de algum móvel, a vibração dos sons graves reproduzidos pelo equipamento poderá prejudicar a qualidade do áudio.

3. Prefira sofás mais largos

Quando a gente pensa em montar uma sala de TV, o conforto é a primeira coisa que vem à cabeça, certo? Então, nada de escolher um sofá desconfortável, hein? Nesse caso, vale muito a pena o investimento. Dê preferência aos sofás mais largos — que permitem esticar as pernas ou deitar — e fabricados em tecido aconchegante, como algodão.

Escolher um sofá de encosto removível também é uma boa pedida. Assim, dá para readaptar o móvel conforme a possível mais confortável para você. O mesmo vale para os sofás modulados, que permitem diversas combinações para maior conforto visual ou mesmo para incrementar o décor.

Caso a sala seja muito pequena e não dê para ousar no tamanho do sofá, considere alternativas mais práticas, como sofás de canto ou o clássico sofá-cama. Nesse caso, aproveite também a funcionalidade dos puffs, que podem se transformar em verdadeiros multiusos para sua sala de TV: assento, apoio de pé ou mesa de centro. Que tal?

4. Opte por móveis funcionais

Além dos sofás, na hora de montar uma sala de TV, os painéis, racks e estantes também são unanimidades. Independentemente de qual for a sua escolha, é essencial optar por móveis de qualidade.

Assim, você garante a durabilidade da peça e, ao mesmo tempo, valoriza o design de interiores. Aqui vai uma dica de ouro: priorize o mobiliário de madeira, pois esse material favorece (e muito) a acústica no cômodo.

E não deixe de escolher também uma boa mesa de centro. A princípio, ela pode até parecer um mero objeto decorativo. Mas, acredite, será muito útil ao ambiente, seja para apoiar as revistas, os celulares e, por que não, a pipoca!

5. Escolha tapetes e almofadas felpudas

Salas de TV precisam ser felpudas! Afinal, estamos falando de um ambiente para relaxar, se jogar no sofá, pisar com os pés descalços, enfim, curtir a casa. Por isso, tapetes, carpetes, mantas e almofadas devem ser extremamente confortáveis. Na temporada de inverno, então, esses itens fazem ainda mais diferença.

Sem falar que, quanto mais densos os tecidos, mais eles ajudam na acústica do ambiente, contribuindo para uma experiência sensorial muito mais agradável em todos os sentidos. Prefira as peças de textura lisa e toque macio, como algodão ou linho, que são o suprassumo do conforto.

6. Capriche na iluminação

De nada adianta cumprir os requisitos anteriores e pecar logo no projeto de iluminação. Até porque, o posicionamento das luzes e os tipos de feixe estão diretamente relacionados ao conforto visual do cômodo. Por exemplo: luzes frontais ou traseiras em relação à TV podem gerar reflexos indesejáveis na imagem.

Para não errar, o mais recomendado é fazer uma iluminação indireta, preferencialmente embutida no próprio móvel do televisor. Além de funcional, esse recurso valoriza o design e o clima intimista do home cinema. Cortinas e persianas também são indispensáveis para favorecer a experiência visual.

Escolha modelos que bloqueiam ao máximo a passagem de luz, como as tradicionais blackouts ou peças com tecidos sobrepostos. Certifique-se de que o momento escolhido cobrirá toda a extensão da janela, obstruindo cantos ou frestas que possam permitir a entrada de feixes luminosos.

Agora que você já sabe como montar uma sala de TV igual àquelas que a gente vê nas revistas, é só aliar essas dicas ao seu bom gosto e trazer a pipoca! Gostou deste post? Então, curta nossa página no Facebook e inspire-se nas nossas dicas!