Depois da reforma ou construção, vem a melhor parte: decorar o novo lar e deixar tudo com a sua cara. Mas, em meio a tantas tendências e inspirações, é comum bater aquela ansiedade e até uma pontinha de insegurança imaginando o resultado final. É aí que entra um grande aliado: os aplicativos para casa e decoração!

Será que meus móveis vão caber aqui? Quais cores combinam com esse design? Qual o melhor lugar para os quadros? E para as luminárias? São tantos detalhes que fica mesmo difícil planejar tudo sozinho. Para ajudar você nessa tarefa, nada melhor do que a tecnologia ao alcance do seu celular.

Com alguns aplicativos simples e fáceis de mexer, você consegue clarear as ideias e tirar suas dúvidas quanto à funcionalidade e à estética dos interiores. Assim, acertar no décor vai ser moleza. Quer ver? Então acompanhe a leitura e conheça os seus aliados!

1. Conceito Duratex

Inovador, prático e muito útil. Com esse aplicativo para decoração da Duratex, você consegue simular a troca de revestimentos da sua casa, testando todas as opções de piso do portfólio, além dos clássicos painéis de madeira da marca.

É o fim daquela terrível dor de cabeça que aparece só de pensar em trocar o piso da casa toda e o resultado não ficar bom. A ferramenta é fácil de usar e recomendada tanto para os consumidores finais quanto para designers e arquitetos.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

2. Coral Visualizer

O app da fabricante de tintas Coral trabalha com realidade aumentada, permitindo testar várias cores em tempo real com o simples ato de apontar a câmera do celular para a parede. Ou seja, dá para escolher a cor e simular como ficará a pintura de qualquer cômodo da casa. Que tal?

Além disso, a Coral Visualizer consegue identificar os dados exatos das cores a partir de uma fotografia, que pode ser aquela que você guardou para se inspirar, sabe? Assim, com os dados em mãos, fica muito mais fácil achar a cor certa na loja.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

3. Simulador Suvinil

Esse app também carrega o nome de seu fabricante, com funcionalidades muito semelhantes às dos concorrentes: teste e identificação de cor. Basta selecionar o menu de cores do aplicativo para ter uma ideia das composições em uma imagem fotografada pelo usuário. E, caso você queira saber a cor original da foto, o app também traz essa informação.

A diferença em relação aos outros apps de decoração é que o Simulador Suvinil possibilita a visualização de dicas e tutoriais para você mesmo pintar as paredes ou criar efeitos decorativos, além de uma calculadora para calcular a quantidade certa de tinta que você vai precisar, evitando os gastos extras e o desperdício.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

4. Homestyler Interior Design

Apesar do nome em inglês, o Homestyler já possui versão em português e nada mais é do um aplicativo de decoração que reúne uma enorme diversidade de imagens, artigos e tutoriais para você se inspirar enquanto modifica a sua casa.

Funciona assim: você tira uma foto do ambiente e utiliza a galeria do app para adicionar sobre a imagem modelos tridimensionais de móveis, luminárias, tapetes etc. É possível brincar também com os revestimentos do piso e as cores das paredes. Assim, você decora virtualmente o espaço e passa a ter uma ideia muito mais clara de como ficará o resultado final.

Não gostou daquele móvel adicionado no corredor? É só apagar e pronto! Escolheu outro e ficou do jeito que você queria? Agora sim você já pode instalá-lo no local sem medo de errar!

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

5. Magic Plan

Será que minha mesa de jantar cabe nesta sala? E o armário que quero comprar para o quarto das crianças? E as namoradeiras na área externa? Quando o assunto é medida, não dá para errar. Afinal, comprar um móvel sem ter certeza que ele caberá no local é andar de mãos dadas com o prejuízo.

Nessas horas, conte com o aplicativo Magic Plan e resolva de prontidão essas pendências. O app funciona como uma trena virtual, permitindo que você meça os ambientes com precisão e agilidade. Além disso, o Magic Plan também é funcional para desenhar os cômodos e montar uma planta virtual da casa a partir de fotos que você mesmo tirou.

Alguns recursos são limitados na versão gratuita do aplicativo, mas, ainda assim, ele não deixa de ser uma carta na manga para solucionar essas pequenas questões domésticas, evitando que você se engane com as medidas. Até porque não dá para confiar apenas no “olhômetro”, concorda?

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

6. Photo Measures

O Photo Measures não é um aplicativo de medição. No entanto, ele também é bastante objetivo porque permite que você fotografe todos os ambientes e móveis da sua casa e anote na foto a medida exata de cada dimensão.

Assim, quando você estiver em uma loja comprando uma luminária, cortina ou tapete, por exemplo, basta consultar a fotografia para saber se o item se encaixará bem no ambiente. Esse app também é perfeito para aqueles casos em que você está contratando o serviço e precisa explicar o tamanho das portas, janelas etc para o mestre de obras.

A única ressalva quanto ao Photo Measures é tratar-se de um aplicativo para decoração pago: R$25,72 na versão para iOS e R$11,40 na versão para Android.

7. iHandy Level

O iHandy Level é exclusivo para produtos Apple, funcionando basicamente como uma ferramenta de nivelamento. Na verdade, esse aplicativo é uma versão moderna e digital do bom e velho prumo, utilizado para medir os níveis das superfícies da obra.

Com esse app, você consegue conferir rapidinho se determinada superfície está devidamente nivelada ou se aquele quadro na parede também está na medida. É só abrir o iHandy, posicionar o seu gadget sobre a superfície que deseja nivelar e acompanhar o marcador como se fosse um prumo real. Moleza!

O app é gratuito e está disponível apenas para iOS.

Viu só? Com esses aplicativos para casa e decoração você tira suas dúvidas de forma ágil e prática para aproveitar cada minuto da preparação do lar. Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos exclusivos como esse!