Uma das grandes paixões do brasileiro é relaxar e aproveitar o tempo livre em frente à TV, não é mesmo? E se disséssemos que você pode aproveitar esse momento para aprender e conhecer mais sobre construção e decoração de casas?

Isso porque com a variedade de canais, cada vez mais surgem opções de programas especializados nesses dois assuntos, trazendo dicas, ideias e sugestões para você transformar seu lar e deixá-lo ainda mais estiloso, bonito e aconchegante.

Por essa razão, listamos 5 programas para você se inspirar e acompanhar a partir de hoje. Confira!

1. Lar Doce Lar

O primeiro da nossa lista de programas sobre construção e decoração de casas é o famoso e popular Lar Doce Lar, quadro do programa Caldeirão do Huck. Nele, pessoas de diversos cantos do país mandam cartas e e-mails contando suas trajetórias e o motivo pelo qual desejam participar do reality show.

São histórias comoventes, que mostram a realidade de muitas famílias em busca da casa dos sonhos. Porém, muitas vezes, elas não possuem condições financeiras para realizar esse desejo.

A cada episódio é selecionado um caso especial, e Luciano Huck e sua produção vão até a casa escolhida para conhecer mais a fundo a rotina do participante e de seus familiares. 

A partir daí, um arquiteto e seus colaboradores convidados entram em cena com um projeto para ampliar residências pequenas, corrigir a estrutura de imóveis que estão em estado crítico e, claro, transformar a decoração do local de acordo com as necessidades de cada família.

2. Irmãos à Obra

Irmãos à Obra não é um título à toa. Afinal, Jonathan e Drew Scott compartilham não apenas o fato de serem gêmeos, como também a paixão por construir e reformar.

O primeiro é um empreiteiro especializado em reformas, já o segundo, um corretor e expert em encontrar propriedades com potencial imobiliário.

Juntos, os carismáticos irmãos ajudam famílias a encontrar o imóvel perfeito, aliando seus conhecimentos e habilidades às experiências pessoais de cada um — o que certamente os ajuda a entender o que os participantes realmente precisam em seus novos lares.

Uma vez feito isso, é hora de eles transformarem a residência escolhida com a verba que a família tem, atendendo às necessidades especiais que cada integrante apresenta e otimizando-a para o dia a dia deles.

Além disso, um dos pontos altos do programa é quando os dois irmãos dão dicas e conselhos sobre como deixar a casa mais elegante e confortável, sem que seja preciso investir muito dinheiro nisso.

3. Rebel Architecture

Lançado pela Al Jazeera, canal de TV árabe, o seriado-documentário Rebel Architecture apresenta uma belíssima fotografia e traz, em 6 episódios, as emocionantes histórias de 6 arquitetos que dedicam a profissão e a vida pessoal como forma de resistência e ativismo frente a realidades diferentes e, principalmente, desafiadoras em vários países.

Esses profissionais são: Eyal Weizman (Cisjordânia), Vo Trong Nghia (Vietnã), Kunlé Adeyemi (Nigéria), Yasmeen Lari (Paquistão), Santiago Cirugeda (Espanha) e Ricardo Oliveira (Brasil).

A cada capítulo, eles contam sobre as adversidades que precisam superar para resolver problemas urbanos, sociais e até mesmo ambientais a cada trabalho que idealizam para permitir que famílias tenham um lar para morar.

Para os profissionais de arquitetura o programa é ainda mais especial, pois mostra como cada um desses arquitetos mudaram e até mesmo salvaram vidas ao redor do mundo por meio de projetos de abrigos e residências emergenciais em lugares com guerras civis e situações climáticas distintas.

4. Não faça você mesmo

Sabe quando surge aquele problema envolvendo eletricidade, revestimento de pisos e paredes, encanamento ou a utilização de espaços na decoração da sua casa e você decide resolvê-lo por si mesmo?

Pois essa é a premissa da divertida série Não Faça você Mesmo, que vai ao ar aos domingos, no Fantástico, e é apresentada pelo ator e humorista Rodrigo Sant’Anna.

Inspirada no seriado original britânico How Not to DIY, a série mostra de forma divertida a história de uma pessoa que realizou uma reforma malsucedida ou cometeu diversos erros na residência por acreditar que soluções caseiras seriam o suficiente para lidar com determinado problema.

Porém, no decorrer do programa é possível acompanhar como o participante aprendeu com os equívocos e como contar com um profissional capacitado — seja ele um arquiteto, um marceneiro, um encanador ou um engenheiro — é essencial para lidar e sanar efetivamente com as questões ligadas à estrutura e à decoração do imóvel.

5. Reforma Relâmpago

Imagine você, nobre leitora e leitor, andando tranquilamente pelo showroom da Cristiano Casa e Construção e aproveitando a diversidade de artigos. De repente, encontra um profissional da construção e apresentador de reality shows bem-humorado e divertido.

Essa pessoa é ninguém menos que Josh Temple, um famoso empreiteiro norte-americano. Ele, então, passa a te acompanhar para entender quais itens você deseja e o que pretende fazer com cada um deles. É nesse momento que surge uma proposta tentadora e quase irrecusável: reformar um cômodo do seu lar sem cobrar nada por isso. Conseguiu visualizar a cena? Pois é com essa dinâmica diferente e inusitada que o Reforma Relâmpago funciona.

Uma vez que a pessoa abordada aceita participar do programa, a produção do reality show vai conhecer a casa dela e analisar o ambiente que será restaurado, seja ele um banheiro, um quarto, uma sala ou uma cozinha.

A partir daí, o participante aponta quais os problemas do lugar e como gostaria que ele realmente fosse. Com essas informações valiosas, Josh e sua equipe de especialistas em reforma elaboram um projeto de baixo custo para revitalizar o espaço, tanto na estrutura quanto no décor, deixando-o mais funcional e de acordo com os anseios da família.

O ponto alto do programa é quando Josh chama os moradores do imóvel para colocarem a “mão na massa” e fazerem parte do processo de mudança do cômodo, seja pintando um móvel, retirando os azulejos do lugar, quebrando a parede ou definindo a paleta de cores.

Dessa forma, ele explica quais são as propostas para o ambiente e como você, telespectador, também pode dar uma cara nova ao seu lar de acordo com as tendências de decoração.

Gostou das nossas sugestões de seriados e reality shows sobre construção e decoração de casas? Então aproveite seu tempo livre para conhecer mais sobre cada um deles e acompanhar as dicas e ideias que eles trazem para que você possa realizar o sonho da casa perfeita!

Se você gostou deste artigo, aproveite a visita no blog e assine já a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades sobre casa e decoração!