Como evitar e eliminar ferrugem em casa?

por | 09/08/2018

 

“O que não usa, enferruja”, certo? Errado! Sem alguns cuidados, até mesmo itens usados com frequência nas nossas casas — como panelas, talheres e eletrodomésticos — podem enferrujar.

A temida ferrugem que deteriora pouco a pouco objetos metálicos é um fenômeno natural muito comum. Essa reação química acontece quando o ferro sofre oxidação em contato com o oxigênio presente na água e no ar.

Além de danificar peças, a ferrugem pode ser prejudicial à saúde. A oxidação cria cavidades que permitem o alojamento de bactérias como a Clostridium tetani, causadora do tétano. A boa notícia é que, com algumas medidas simples e truques caseiros, é possível dar adeus à corrosão dos metais dentro de casa.

Continue a leitura deste post e confira as nossas dicas para evitar e eliminar ferrugem de uma vez por todas!

Como prevenir o aparecimento da ferrugem

Prevenir é sempre o melhor remédio, certo? Uma das melhores maneiras de evitar que superfícies de ferro enferrujem é criando uma camada de proteção entre o metal e o oxigênio — o que pode ser feito por meio da pintura das peças.

A tinta esmalte é a mais usada para prevenir a oxidação. As superfícies devem ser pintadas primeiramente com tinta especial para metal, e depois com o esmalte. Essa segunda camada também pode ser feita com tintas de galvanização a frio, zinco e estanho.

Se a superfície já estiver corroída, deve-se retirar toda a ferrugem antes da pintura, ou ela poderá se alastrar e causar um estrago ainda maior. Caso a camada de ferrugem seja fina, é possível retirá-la com o auxílio de uma lixa ou com uma palha de aço. Se a quantidade de ferrugem for maior, utilize uma escova de arame ou lixa elétrica — nesse caso, é indicado o uso de um óculos de proteção.

Algumas tintas têm ação antioxidante e podem ser aplicadas diretamente em áreas em que a ferrugem já se instalou, facilitando o trabalho.

Quando falamos de prevenção à ferrugem, a limpeza também é um item fundamental. Objetos metálicos como panelas, talheres e eletrodomésticos devem estar sempre limpos para garantir a conservação. O ideal seria evitar a limpeza com água, já que a umidade é uma das grandes vilãs do ferro, mas como isso não é viável em objetos de uso diário como as louças, lembre-se de secar bem a superfície antes de guardá-las.

Atualmente, grande parte dos aparelhos e objetos metálicos de uso doméstico são feitos com materiais que dificilmente enferrujam, como o aço inoxidável, e são protegidos por cromagem ou revestimentos que evitam a oxidação.

Que produtos usar para eliminar ferrugem em casa

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é conhecido por suas inúmeras utilidades. Uma delas é seu poder de limpeza, capaz de retirar até a ferrugem. O produto interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo que que elas se dissolvam de maneira fácil e rápida.

Para utilizar o bicarbonato de sódio de maneira eficiente em manchas de ferrugem, faça uma pasta misturando o composto químico com água até formar uma massa espessa. Espalhe a pasta sobre a área enferrujada, deixe descansar por alguns minutos e depois retire com água ou um pano úmido.

Bebidas gaseificadas

Quem é que nunca ouviu a história de que Coca-Cola ajuda a desentupir pia? O uso inusitado do refrigerante não para por aí: bebidas gaseificadas também são muito eficientes na remoção da ferrugem. Isso acontece porque esse produto contém ácidos cítricos que são poderosos contra as indesejadas manchas.

Para eliminar a ferrugem, basta embeber um pano com Coca-Cola ou outra bebida gaseificada e esfregar sobre a área afetada até retirar o óxido por completo. Depois disso, lave a região com água e sabão neutro e seque bem.

Vinagre de maçã

Outro truque caseiro para eliminar ferrugem é com o uso de vinagre de maçã. No caso de metais pequenos, como facas enferrujadas, mergulhe o objeto em um recipiente com vinagre por algumas horas — ou mesmo de um dia para outro — e depois limpe a ferrugem que se soltou. Se o objeto for muito grande, você pode utilizar um pano embebido com vinagre para limpá-lo.

Outra opção é mergulhar uma folha de papel-alumínio no vinagre e a esfregar sobre a ferrugem. Para facilitar o trabalho, corte o papel-alumínio em pequenos pedaços, com mais ou menos três centímetros quadrados. Esfregue um dos pedaços no ferro enferrujado e troque cada vez que for necessário. Além de remover ferrugem, o papel-alumínio recupera o brilho do objeto.

Limão

Pegue o limão da fruteira e se prepare para acabar com as manchas dos metais! Espalhe sal sobre a área enferrujada e, em seguida, esprema um limão ou uma lima. Deixe a mistura descansar por algumas horas. Depois, retire a pasta com a própria casca da fruta.

O suco dessas frutas também é uma boa alternativa para retirar manchas de ferrugem de roupas. Basta aplicar o líquido sobre a área afetada, e, antes de secar, retirar com água. Em tecidos mais grossos, acrescente sal para facilitar a remoção.

Batatas

Pode parecer improvável, mas você também pode usar batatas para eliminar ferrugem. Basta cortar a batata no meio e esfregá-la sobre a área enferrujada. Para potencializar a ação, cubra a parte cortada com detergente ou com uma pasta de bicarbonato de sódio e água.

Em casos mais complexos, você também pode mergulhar a batata em sal grosso antes de esfregar, transformando-a em uma espécie de lixa natural.

Removedor químico

Se você não quiser utilizar nenhum truque caseiro, pode ainda apostar nos removedores químicos para ajudar a eliminar ferrugem. Existem diversos tipos à venda, normalmente compostos por ácido fosfórico ou oxálico. Esses produtos são muito eficientes, mas podem causar danos à pele, por isso é preciso ter muito cuidado na utilização. Sempre leia e siga as instruções do produto. Se necessário, peça a ajuda de um profissional.

Viu como é simples ficar livre do problema? Como explicamos no texto, muitas vezes é possível eliminar ferrugem usando materiais que já temos em casa e, é claro, sempre mantendo os objetos metálicos limpos e protegidos da umidade.

Gostou das nossas dicas para evitar e eliminar ferrugem? Cadastre-se agora na nossa newsletter para receber outros conteúdos sobre reforma, construção, móveis e artigos de decoração gratuitamente no seu e-mail!