Cantinho de maquiagem: 6 dicas para fazer o seu em casa

por | 01/10/2018

Vale dentro do quarto, no closet ou até mesmo lá no banheiro: desde que haja iluminação apropriada e que tudo esteja protegido. Nosso assunto de hoje é o maravilhoso “cantinho de maquiagem”, que para muita gente tem lugar cativo dentro de casa!

Afinal, nada mais prático do que ter o seu próprio espaço de beleza para o dia a dia, não é mesmo?

Escolher o lugar adequado, manter os materiais organizados e caprichar na iluminação são só algumas dicas para tornar esse ambiente o mais funcional possível. Além disso, cuidar bem do local vai fazer com que ele salte aos olhos aonde quer que esteja, valorizando a decoração do seu lar.

Então, se você não abre mão de ter um cantinho de maquiagem incrível, leia o post e coloque em prática estas seis dicas certeiras!

1. Defina o melhor local

Engana-se quem pensa que é necessário ter um cômodo da casa só para se maquiar. É claro que se você tiver um espaço maior, dá para ousar mais na composição do cantinho de maquiagem. Mas, em linhas gerais, qualquer metro quadrado é suficiente na hora de montar a sua bancada.

Pode ser na penteadeira, na cômoda, na escrivaninha ou até naquele espacinho do criado mudo ao lado da cama. O importante é demarcar bem o local que será destinado para a make, principalmente se você precisar dividir o móvel com outras atividades, como no caso do home-office.

Escolhido o cantinho ideal, concentre nele todos os seus materiais de maquiagem, priorizando aqueles utilizados com mais frequência. O restante pode ser guardado em gavetas ou caixas organizadoras, para não “roubar espaço” na bancada nem pesar o décor com o excesso de informações.

Quanto ao banheiro, concordamos que dá para separar um cantinho no lavabo para fazer a maquiagem. No entanto, não é recomendado abrigar os produtos no cômodo por causa da umidade característica e das variações de temperatura, o que poderia estragar os materiais. Se for inevitável se maquiar no banheiro, reserve o cantinho ideal e leve seu nécessaire para lá apenas no momento da produção.

2. Invista em um móvel planejado

Se possível, considere investir em um móvel planejado com bancada, gavetas e divisórias para montar o seu cantinho de maquiagem. Os móveis planejados são as melhores alternativas para aproveitar ao máximo o espaço, deixando tudo mais funcional sem comprometer a circulação.

Além disso, com os gaveteiros e divisórias específicas, haverá espaço de sobra para guardar todos os seus produtos e materiais, por mais numerosos que eles sejam. E nós sabemos que são! Outra dica de ouro sobre os móveis é dar preferência à cor branca. Desse modo, a luz vai refletir no móvel e iluminar naturalmente o seu rosto, facilitando a make.

3. Organize todos os materiais

Ok, sabemos que nem sempre dá para investir em móveis planejados, com gavetas grandes, divisórias espaçosas, etc e tal…  Mas isso não deve ser uma desculpa para amontoar seus pertences sobre a bancada de qualquer jeito! É preciso estabelecer ao menos um critério mínimo de organização, delimitando um espaço apropriado para cada grupo: pincéis, produtos, espelhos, e por aí vai.

Pode parecer bobagem, mas manter a bancada em ordem vai poupar seu tempo quando for se maquiar, pois saberá exatamente onde encontrar cada item e terá espaço livre no balcão para posicionar somente aquilo que será útil no momento.

Na falta de gavetas ou divisórias, use e abuse dos cestinhos de acrílico para organizar seus materiais ao redor da mesa. Se, ainda assim, faltar espaço, você pode organizá-los em prateleiras, pendurá-los sobre a bancada ou, ainda, guardar aqueles produtos menos usuais em nécessaires dentro do armário ou guarda-roupas.

4. Decore com estilo

Organização e estilo têm tudo a ver nessa hora. Não sabe por quê? Explicamos: na falta de espaço para organizar seus materiais, dá para soltar a criatividade e deixar o cantinho de maquiagem muito mais original.

Por exemplo: você pode personalizar potes de vidro para guardar os pertences, reutilizar suas embalagens preferidas para colocar os pincéis e apostar no charme das bandejas para deixar sempre à mão aqueles produtos de uso diário.

Dessa forma, o cantinho vai ganhando aquele ar típico de camarim, sabe? Inclusive, se o tamanho da bancada permitir, considere instalar lâmpadas decorativas de LED sobre toda a extensão do espelho. Assim, além de garantir uma iluminação funcional — da qual falaremos mais adiante — você também contribui para deixar o cantinho mais bonito e estiloso!

5. Escolha o espelho certo

Se tem uma coisa que não pode faltar no cantinho de maquiagem é um bom espelho. Mas de nada adianta investir em um espelho de qualidade se ele estiver mal posicionado. Além de regular a altura da peça, priorize espelhos de tamanho médio, já que os grandes demais podem atrapalhar o aproveitamento da luz instalada na bancada.

Quanto aos espelhos menores, contrariando o que muita gente pensa, eles têm sim um papel importante nessa composição, pois são muito práticos para aproximar do rosto e auxiliar naqueles detalhes da make, como o traço do delineador ou o contorno do batom.

6. Capriche na iluminação

Caprichar na iluminação faz toda a diferença no resultado do seu make-up, principalmente se estivermos falando de maquiagens para ocasiões especiais, que geralmente demandam mais atenção e cuidado.

Para o dia a dia, dá para contar apenas com uma lâmpada simples e a incidência da luz natural, mas desde que o seu cantinho esteja em um local arejado e que seja favorecido pela luz solar, certo? Isso proporciona uma maquiagem mais leve e sutil, realçando naturalmente a beleza do visual.

Nas demais situações, uma combinação de lâmpadas frias e quentes é certeira para proporcionar uma iluminação confortável e sem sombras, o que ajudará a se maquiar com precisão. Nesse caso, recomenda-se posicionar spots de luz quente sobre a bancada e as luzes frias nas laterais, iluminando indiretamente o seu rosto para que não haja penumbra.

Outra sugestão é substituir spots laterais por luminárias de mesa, sem perder a funcionalidade. Assim, dá para personalizar ainda mais o cantinho de maquiagem, deixando a bancada com a sua cara e sempre pronta para o uso. Com essas dicas, é o fim da correria ou do atraso na hora de se arrumar!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de ler este post sobre luminárias para interiores e garanta desde já a melhor iluminação do seu cantinho!