A inclusão de espelhos na decoração pode ter inúmeros motivos. Seja para ampliar um espaço pequeno ou para facilitar a rotina de cuidados no banheiro, o fato é que essa peça permite diversas possibilidades de composição.

Para provar isso, criamos um post com dicas de como usar espelhos em diferentes ambientes da casa. Acompanhe e escolha a melhor solução!

Combine espelhos com formatos variados

Os espelhos são comercializados em formatos variados, o que é uma vantagem para quem anseia por uma composição original. Experimente incrementar uma parede com modelos grandes e pequenos ou criar um contraste entre peças com diferentes volumes.

Ao juntar vários espelhos, você também pode montar uma espécie de painel e combiná-lo com quadros decorativos. Se quiser um visual desconstruído, a dica é usar fragmentos de espelhos em vez de peças únicas. Essa solução vai trazer mais movimento e personalidade ao cômodo.

Use espelhos para refletir áreas amplas

Materiais com transparência são perfeitos para dar a sensação de amplitude. Com o espelho, esse efeito é potencializado e deve ser aproveitado nas áreas amplas. O motivo é justamente dar a impressão de que o reflexo é uma continuidade do ambiente.

Para um resultado melhor, a dica é usar espelhos que ocupem toda a área da parede, seguindo do chão até o teto. Varandas, corredores e hall de entrada são boas pedidas para colocar esse truque em prática, visto que recebem muita luz natural.

Só tome cuidado para não instalar o espelho diretamente contra fontes luminosas, como a luz do sol ou uma lâmpada forte. Isso evita que a luminosidade excessiva ofusque a visão das pessoas presentes no local.

Aposte nas molduras personalizadas

Espelhos com molduras personalizadas são perfeitos para refletir o gosto e preferências dos moradores. A vantagem é que você pode customizá-las em casa ou adquirir modelos prontos para serem instalados.

Veja algumas opções indicadas para diferentes espaços:

  • Quarto: nesse cômodo, a dica é usar as tradicionais luzes de camarim ou um cordão luminoso em volta da peça. A solução complementa a iluminação de ambientes e pode substituir uma penteadeira comum;
  • Sala de estar: fica interessante com a adição de espelhos dentro de nichos ou espelhos aplicados sobre adesivos de parede;
  • Sala de jantar: para complementar o momento das refeições, o espelho desse cômodo pode ser emoldurado com rolhas de garrafa;
  • Banheiro: já pensou em contornar o espelho do banheiro com pastilhas ou azulejos? Essas pecinhas são versáteis e podem ser encontradas em diferentes cores e tamanhos.

Pense no usuário ao optar por espelhos na decoração do quarto

Um espelho sempre será elemento básico na decoração de quartos. No entanto, apesar de sua importância, essa peça não pode comprometer o conforto e a funcionalidade do cômodo. 

Enquanto algumas pessoas preferem espelhos pequenos sobre a cabeceira da cama, outras podem desejar uma peça grande no teto. Quartos enxutos podem ser beneficiados com a instalação de espelhos em superfícies pouco aproveitadas, como a porta de acesso ou a parte interna do guarda-roupa.

No último caso, vale consultar um marceneiro para saber se as portas do móvel terão condições de segurar o peso do espelho. Em muitos casos, pode ser necessário reforçá-las com um aumento no número de dobradiças.

Transforme espelhos em revestimentos para móveis

O espelho também pode ser uma alternativa ao uso do vidro e de outros revestimentos presentes nos móveis. A ideia fica ainda melhor em áreas com decoração neutra e que necessitam de um toque a mais de sofisticação.

E já que não falamos de soluções específicas para cozinha, que tal revestir as peças desse ambiente com espelhos? O material pode ser aplicado em todas as gavetas e portinhas de armários.

A principal vantagem está no aumento da sensação de higiene, proporcionada pelo brilho característico dos espelhos.

Viu como é possível aproveitar um acessório tão comum de diferentes maneiras? Agora, avalie as opções faça a melhor escolha para usar espelhos na decoração da casa.

Quer mais dicas sobre o assunto? Entre em contato agora e conheça nossa linha de produtos com espelhos!