Com a correria do dia a dia, pode até parecer difícil manter o quarto arrumado, mas essa tarefa é bem mais fácil de cumprir do que você imagina. Além de deixar o ambiente bonito, a organização é essencial para o melhor aproveitamento dos momentos de descanso e para estimular a criatividade no trabalho e nos estudos.

Afinal, o quarto é um espaço bastante íntimo de cada pessoa e merece atenção especial para uma rotina cheia de conforto e inspiração, não é mesmo? 

Se você está com dúvidas de como começar a colocar em ordem esse cômodo, então confira, neste post, nossas 5 dicas de organização de quartos!

1. Aproveite os espaços

Para começar, é importante otimizar cada espaço do cômodo. Sendo assim, aposte em organizadores atrás da porta, utilize cestos para guardar objetos de maneira discreta em cima dos armários e invista em gaveteiros com rodinhas para acomodar seus sapatos embaixo da cama. 

É interessante aproveitar esses espaços para guardar aquelas coisinhas que tem pouco uso, mas que são importantes tê-las por perto, como documentos, livros, apostilas e outros itens desse tipo.

2. Descarte peças sem uso

O segundo passo é, sem dúvidas, analisar quais acessórios, roupas, calçados e outros objetos você não usa há mais de 3 meses e dispensá-los. Essas peças podem ocupar espaço e gerar mais bagunça se continuarem acumuladas nas gavetas e cantos do quarto. 

Por isso, ao colocar o ambiente em ordem, é essencial pensar quais são os itens realmente necessários para o seu dia a dia e guardá-los de maneira organizada, como veremos mais a frente. Aqueles que estiverem sobrando, sem uso, deverão ter dois destinos: as peças em bom estado vão para a doação e as que estiverem danificadas serão jogadas fora. 

3. Invista em móveis funcionais

Cabeceira com nichos, cômoda que vira escrivaninha, cama com baú embutido… Existem várias opções de móveis funcionais que deixam a organização de quartos mais prática e dinâmica. Assim, a mobília facilita a arrumação e ocupa menos espaço no ambiente.

Basta você analisar quais modificações serão úteis ao seu dia a dia e então encomendar os móveis sob medida. Assim, o cômodo fica personalizado e muito mais simples de manter em ordem. 

4. Agrupe os pequenos objetos

Sabe aqueles objetos pequenos, como canetas, bijuterias, acessórios de cabelo, cintos, maquiagem etc? Eles ficam ótimos em cestinhos, caixinhas, cabides e até quadros organizadores. Dessa forma você não os perde e eles duram por mais tempo.

Na hora de agrupá-los, faça uma separação por categorias e prefira recipientes que combinem com o restante do décor

5. Organize as roupas por cores

Agora é a vez das roupas. Nada de deixá-las por aí acumulando pelos cantos, hein? Organize-as por cores, dos tons mais claros para os mais escuros, e por finalidade – roupas de trabalho devem ficar separadas das de festa, por exemplo. Fazendo isso, você perceberá a facilidade em encontrar suas peças favoritas para cada ocasião e ainda economizará tempo na rotina.

Aplicando essas dicas de organização de quartos no seu dia a dia, é possível deixar esse cantinho que é só seu sempre bem arrumado. Viu só como é fácil?

Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os também a colocar em ordem o quarto! Até a próxima!