3 motivos para utilizar telha térmica na casa

por | 25/09/2018

A construção do telhado é uma das etapas mais importantes da obra, pois, além da questão estrutural, o tipo de telha usada também diz muito sobre a qualidade do projeto em si. A telha térmica, por exemplo, já se tornou referência para construções que requerem máxima funcionalidade aliada a um bom custo-benefício.

Também conhecidas como telhas sanduíche, as telhas térmicas são utilizadas tanto nos projetos residenciais quanto em comércios ou indústrias — o que vai variar é o modelo de telha indicado para cada funcionalidade. As vantagens, no entanto, estão garantidas independentemente do padrão da obra.

Quer saber quais vantagens são essas e como a telha térmica funcionaria na sua casa? Então, continue a leitura e surpreenda-se com essa ideia!

Funcionamento da telha térmica

A principal característica desse tipo de telha é o isolamento térmico e acústico. Isso só é possível devido à composição das peças, montadas no seguinte esquema: telha metálica / material isolante (isopor ou poliuretano) / telha metálica. Essa composição, inclusive, é o que lhe rendeu o nome popular de “telha sanduíche”.

As duas chapas metálicas são feitas de aço galvanizado ou galvalume, e o peso varia de 12 a 14 kg por metro quadrado de telhado. Quanto ao tamanho, nas lojas especializadas em material de construção é possível encontrar telhas térmicas com largura de 1 metro e comprimentos que vão de 2,23 metros a 8,18 metros. Existem dois modelos básicos, sendo eles:

  • telha térmica simples — a camada superior é formada pela chapa metálica e o fundo por um filme de alumínio;
  • telha térmica dupla — ambas as camadas são formadas por chapas metálicas.

Elas podem ser aplicadas nos mais variados projetos arquitetônicos, desde os residenciais e comerciais até universidades, hospitais e aeroportos. A instalação, contudo, requer mão de obra especializada, qualquer que seja o projeto.

Os principais cuidados são quanto à inclinação do telhado (que deve ser adequada ao modelo escolhido) e à distância entre os apoios, que precisa ser compatível com a sobrecarga em questão. Só assim a telha térmica vai funcionar com qualidade e segurança.

Motivos para usar a telha térmica em seu projeto

A seguir, detalhamos as três principais funcionalidades das telhas térmicas para que não restem dúvidas no momento da escolha. Vamos lá!

1. Proporciona excelente conforto termoacústico

Se fosse para definir esse tipo de telha em uma só característica, o conforto térmico e acústico falaria mais alto. No entanto, é importante ressaltar que os materiais do núcleo entre as chapas metálicas proporcionam desempenhos diferentes no tocante a essa característica.

Funciona assim: para projetos que demandam conforto térmico e acústico simultaneamente, o isopor é mais indicado e menos custoso. Por outro lado, se a ideia for priorizar o conforto acústico, os materiais mais indicados para o núcleo são as lãs minerais (rocha e vidro).

Nesse caso, vale lembrar também que esses dois materiais não inflamam. Portanto, também são recomendados para construções que envolvem algum tipo de risco e necessitam de resistência ao fogo. O poliuretano, por sua vez, é mais eficiente para proporcionar o isolamento térmico.

Em linhas gerais, os fabricantes de material de construção apontam que é possível garantir uma redução térmica de, aproximadamente, 90% com o uso das telhas térmicas. É por isso que elas são alternativas mais viáveis para evitar o superaquecimento de coberturas, por exemplo.

Quanto à redução acústica, ela costuma variar em torno de 20 a 40 decibéis de acordo com a espessura da telha. Na prática, isso significa uma redução considerável na interferência dos ruídos externos.

2. Apresenta ótima durabilidade

Os dois principais modelos de telha térmica são leves e apresentam estrutura resistente. Porém, por ser mais maleável, a telha de poliestireno (EPS/isopor) também é mais suscetível a ação dos ventos, o que causaria perda de resistência ao longo do tempo.

Já o poliuretano, por ser injetado, tende a ser um material de maior resistência estrutural. No entanto, não há motivos para se preocupar quanto à durabilidade de ambos os modelos, pois, em linhas gerais, as telhas térmicas apresentam excelente vida útil.

3. Ajuda na redução de custos

Outra palavra mágica quando falamos de telha térmica é a sustentabilidade. E não é difícil entender por que: devido às suas propriedades isolantes, as telhas sanduíche dispensam os gastos com aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, diminuindo consideravelmente os gastos com energia elétrica.

Investir em um telhado termoacústico não é barato, mas, se você levar em conta o custo-benefício da instalação, vai compreender que essa é uma excelente alternativa para a sua casa, pois proporciona uma economia doméstica para o resto da vida.

De toda forma, reforçamos a necessidade de contar com mão de obra especializada para fazer a instalação. Isso porque de nada adianta fazer o investimento em telhas térmicas e não cuidar para que o restante do projeto seja condizente com a proposta termoacústica.

Por exemplo: se a ideia for evitar o superaquecimento da cobertura e houver uma área extensa de entrada de luz solar no local, é preciso adequar o projeto de modo que tal área não interfira na funcionalidade máxima das telhas — e isso só um profissional tecnicamente habilitado é capaz de fazer.

Outras vantagens pontuais das telhas térmicas

  • Têm baixo peso estrutural, o que garante uma estrutura de telhado menos custosa;
  • podem ser usadas em telhados de pouca inclinação;
  • poupam o desperdício de material, pois são fornecidas com medidas compatíveis com o projeto;
  • apresentam estética agradável, versátil e harmoniosa;
  • são facilmente instaladas;
  • requerem pouca manutenção;
  • não demandam uso de forro;
  • não propagam chamas;
  • não mofam nem servem de alimento para micro-organismos que geram infestação.

Viu só? Se você ainda estava receoso quanto às vantagens das telhas térmicas apostamos que, depois dessa leitura, não está mais! Afinal, com tamanha potencialidade aliada ao excelente custo-benefício da instalação, não há motivos para não investir nesse tipo de telhado, não acha?

Basta contar com a mão de obra adequada e fornecedores de qualidade para tirar o máximo proveito do investimento, deixando sua casa muito mais funcional e sustentável. Se você ficou interessado nessa proposta, entre em contato conosco e adquira telhas térmicas de qualidade e com garantia de origem para o seu projeto!