De forma geral, um projeto arquitetônico é responsável por expressar desejos, pensamentos e ideais — tanto de quem elabora o projeto quanto das pessoas que ocuparão o espaço construído. Assim, na hora de reformar ou construir, é muito comum buscarmos referências para expressar da melhor forma aquilo que desejamos para o nosso lar. E que tal se essa inspiração vier de arquitetos famosos?

Descubra alguns dos principais nomes da arquitetura brasileira e se inspire com o trabalho de grandes mestres que já projetaram nessas terras!

1. Oscar Niemeyer

Talvez o mais famoso arquiteto brasileiro, reconhecido tanto aqui quanto no exterior e autor de mais de 600 projetos. Tanto trabalho resultou, em 1988, no Prêmio Pritzker — o mais importante da arquitetura. Foi responsável por projetar os principais prédios de Brasília e é um dos maiores nomes da arquitetura moderna mundial.

Entre as características de suas criações está o uso de formas livres, curvas e concreto armado. Em suas obras, a beleza prevalece sobre a lógica construtiva, resultando em verdadeiras joias de concreto. 

2. Lina Bo Bardi

Italiana naturalizada brasileira, Bo Bardi lutou muito para encontrar seu lugar em uma sociedade machista e buscou um mundo mais igualitário por meio da arquitetura. Conseguiu: foi responsável nos anos 60 pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que democratiza o acesso a diversos tesouros da humanidade.

Nome tão importante quanto o de Niemeyer para a arquitetura brasileira, Lina sempre se preocupou com quem viveria em seus projetos, assim como o entorno da obra. Por isso, buscava simplicidade e facilitava o convívio das pessoas, priorizando a liberdade sobre a beleza.

3. Felipe Diniz

Neto de Valentim Diniz, o empresário fundador da rede supermercadista carioca Pão de Açúcar, Felipe Diniz parecia seguir no ramo da família: se formou em Administração e chegou a trabalhar em um banco. Porém, a paixão pela arquitetura falou mais alto. Atualmente, além de entrar para a lista dos célebres arquitetos brasileiros, Diniz atende clientes como o chef Alex Atala e assina projetos como o da Torre Rosewood, hotel residencial 6 estrelas na Avenida Paulista.

Seus projetos prezam, acima de tudo, pelo conforto. Por isso, gosta de utilizar materiais naturais como pedras e madeira, já que esses elementos contribuem para aumentar a sensação de bem-estar e aconchego. Linhas retas também representam seu trabalho.

4. Carla Juaçaba

Vencedora do primeiro prêmio arcVision Women and Architecture — prêmio internacional de arquitetura social para mulheres —, essa carioca foi responsável pelo pavilhão Humanidade para o evento Rio+20. Seu trabalho é bastante voltado para a funcionalidade, com soluções não-convencionais e muita sensibilidade ao que se pretende com cada projeto.

Suas obras dependem claramente do contexto: a pegada sustentável do pavilhão no Rio+20, todo feito com andaimes, ilustrava a preocupação da importante reunião ambiental. Também já projetou museus históricos relacionados à arte nativa brasileira, e cria residências com grande integração com a paisagem natural.

5. Fernando Forte

Um dos sócios da FGMF Arquitetos, escritório criado com os parceiros ainda na faculdade, o profissional diz não ter preconceito de fazer nada. Os projetos em tom experimental do escritório misturam materiais, como metal e madeira, e já conquistaram mais de 90 prêmios nacionais e internacionais.

Seu estilo de modo geral é moderno, com algumas obras focadas na sustentabilidade e, é claro, na experimentação. Segundo o arquiteto, seu trabalho também preocupa-se com os espaços intermediários, com onde começa e termina uma obra — aquele espaço que não é construído, mas é definido por ela. Entre seus clientes estão a escritora Noemi Jaffe e a designer Amélia Tarozzo. 

Ainda que esses sejam apenas alguns dos vários arquitetos famosos que encheram os olhos do Brasil, já é suficiente para apreciar e motivar grandes obras, não é mesmo?

Conhece outros arquitetos inspiradores? Então aproveite para deixar mais alguns nomes nos comentários e nos conte também sobre o que achou dos estilos que apresentamos neste artigo.