Elemento vazado de concreto: como utilizar na decoração da casa

por | 21/09/2018

Popularmente conhecido como cobogó, o elemento vazado de concreto se originou no nordeste, com a função básica de refrescar os ambientes. Afinal, moramos num país tropical, não é mesmo?

No entanto, com o aprimoramento das tendências mais modernas da arquitetura e décor, os cobogós ganharam também função estética, valorizando o design com muito estilo e personalidade.

Mas como utilizar esse “elemento surpresa” na decoração da sua casa? Qual modelo escolher? E como aproveitar ao máximo a funcionalidade das peças? Acompanhe a leitura, descubra as respostas e inspire-se com o potencial dos cobogós!

O que é um elemento vazado de concreto?

Não basta dizer para que servem e como eles valorizam a decoração da casa. Para entender as vantagens do elemento vazado, é preciso, antes, compreender sua fabricação. Geralmente moldado em concreto, a peça tem aberturas (ou recortes) estratégicas para permitir a circulação do ar e favorecer a entrada de luz natural.

Ao longo do tempo — e de modo a impulsionar sua função estética —, os elementos vazados ganharam versões em vidro, cerâmica e até madeira, tornando-se verdadeiros must have nos acabamentos dos projetos, tanto nas áreas internas quanto externas da residência.

E o melhor: pela versatilidade desses materiais, fica muito fácil combiná-los com o restante da decoração sem o receio de pesar o ambiente. Nesse aspecto, inclusive, o elemento vazado de concreto sai na frente em relação aos outros materiais, visto que o concreto aparente é uma tendência que traz leveza e uniformidade por si só.

Quais são as funcionalidades?

Além de funcionarem como um “elemento surpresa” na valorização do design de interiores, os cobogós têm na sua origem duas principais finalidades: iluminação e ventilação. Vamos, então, a elas!

Iluminação

Pisos claros, janelas de vidro, clarabóias… Junte a esse pacote os elementos vazados de concreto e você terá aquele up máximo na luminosidade do ambiente. Isso porque as aberturas dos cobogós foram pensadas estrategicamente para dosar a entrada de luz natural no seu lar na medida certa. E quanto a isso não há dúvida: um bom projeto de interiores precisa ser bem iluminado, certo?

O tipo de acabamento vai depender do nível de luminosidade que você quer para o design, podendo compor uma simples coluna de elementos vazados ou uma parede inteira dessas peças.

Além de favorecer o projeto luminotécnico da residência, os recortes do cobogó podem ainda proporcionar uma bela vista da cidade, dependendo do local da instalação. Que tal?

Ventilação

Manter o lar arejado é outro pré-requisito básico em qualquer projeto de interiores. Se você quer fazer isso de forma prática e sem muito quebra-quebra, investir nos elementos vazados é a melhor opção. Sem falar que uma casa bem ventilada também traz mais leveza para o décor.

Contudo, se você está começando a obra do zero, é pertinente conversar com o engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto para saber qual a melhor maneira de instalar os elementos vazados para não comprometer o posicionamento das paredes e janelas já projetadas, por exemplo.

Isso é válido especialmente para aqueles casos em que se deseja utilizar o elemento vazado de concreto como parte da estrutura do imóvel. Sendo assim, as paredes de cobogós deverão constar na planta arquitetônica da residência.

Como utilizá-lo no décor?

Em seguida, listamos as principais maneiras de aliar a funcionalidade e a estética do cobogó na decoração da casa. Vamos lá!

Divida ambientes

Eis uma funcionalidade extra dos cobogós: dividir áreas integradas da residência, sobretudo em apartamentos menores, pois o elemento vazado de concreto ajuda a dar aquela impressão de que a área é maior, sabe?

Sem falar que a linha divisória da parede de cobogó, apesar de menos espessa, favorece a sensação de que todos os cômodos estão devidamente demarcados no projeto. A única ressalva é quanto aos locais que você pretende dividir. Por exemplo: utilizar elemento vazado entre a cozinha e a lavanderia, talvez, não seja uma boa ideia, pois o cheiro das refeições pode impregnar nas roupas recém-lavadas.

Já para dividir o living e a sala de jantar sem perder aquele ar descontraído das cozinhas americanas, os cobogós são uma aposta certeira, demarcando as áreas com praticidade e estilo.

Valorize fachadas

Se existe uma forma ousada e imponente de utilizar os elementos vazados é na fachada das residências. Um muro trabalhado em cobogós salta aos olhos em qualquer estilo de arquitetura, principalmente, se houver vegetação circundante. Nesse caso, eles funcionam como uma moldura da paisagem, criando um efeito espetacular.

Contudo, reforçamos a necessidade de conversar com os responsáveis pela obra de modo a garantir a melhor estrutura possível, sem abrir mão da segurança das instalações ou da leveza da composição.

Decore áreas externas

Em concreto, em vidro, em madeira… Pouco importa! Qualquer que seja o tipo de elemento vazado que você utilizar no ambiente externo o resultado será bem-sucedido. Isso porque o design das peças e a proposta de luminosidade e ventilação dos cobogós dialogam perfeitamente com a temática das áreas de lazer.

Portanto, se a ideia é valorizar varandas, jardins ou áreas gourmet com requinte e praticidade, você já sabe que tipo de acabamento escolher. Vale lembrar ainda outra enorme vantagem de utilizar os elementos vazados nesse tipo de ambiente: conferir mais privacidade para a área, favorecendo um clima mais intimista.

Personalize locais estratégicos

Sabe aquele espaço entre a estação de trabalho e a biblioteca no seu home office? Ou a parede sem graça que começa no hall de entrada e perpassa todo o corredor? Então! Esses são locais perfeitos para você repaginar com o elemento vazado de concreto.

Para trazer ainda mais personalidade a esses cantinhos esquecidos da casa, existe também a possibilidade de pintar os cobogós com pintura específica. Assim, você quebra de vez a monotonia da área, deixando tudo mais alegre, convidativo e inspirador.

Viu só? Se antes você nem imaginava que existiam tantas maneiras de utilizar os cobogós na decoração da casa, agora já estão pipocando ideias na sua cabeça!

Mas atenção: para garantir a melhor instalação do elemento vazado de concreto é imprescindível contar com mão de obra especializada e fornecedores reconhecidos no ramo. Afinal, materiais de qualidade e serviço caprichado fazem toda a diferença nos acabamentos do seu lar!

Gostou da inspiração? Então, compartilhe o post e divida essas tendências com seus amigos da rede!