Em reformas ou construções de uma casa, é comum darmos prioridade aos ambientes internos. No entanto, cuidar da decoração externa é mais importante do que você imagina!

Seja para a fachada ou um espaço de convivência, o exterior tem a capacidade de agregar valor ao imóvel e, inclusive, transmitir mais bem-estar aos convidados e moradores. Para caprichar no visual, é preciso investir não somente nos móveis ou elementos decorativos, mas, principalmente, na escolha das melhores tintas para parede.

Pensando nisso, criamos este post com dicas exclusivas que ajudarão você a escolher a melhor cor e os produtos para deixar o seu lar incrível. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de pintar as paredes externas

Muitos se enganam ao imaginar que a pintura das paredes externas tem como finalidade apenas o visual estético. Além das cores e texturas, as tintas são uma excelente alternativa para conservar e proteger as paredes contra a exposição ao sol, o vento e a chuva, que, diariamente, podem prejudicar a cobertura da estrutura.

Inclusive, outros fatores climáticos, como fungos, poeira e poluição são capazes de comprometer a obra. Por conta disso, é possível encontrar opções desenvolvidas exclusivamente para esses espaços. Antes mesmo de escolher a tonalidade ideal, priorize os produtos de qualidade e que ofereçam alta resistência.

Em geral, as opções de valores mais baixos não costumam ser um bom negócio. O motivo? Esses produtos tendem a apresentar qualidade inferior e menor rendimento. Por se tratar de uma área externa, é indispensável fazer um bom investimento: com a longa exposição ao sol e à chuva, as paredes, fachadas ou muros sofrem danos rapidamente, resultando em uma falsa economia. Tenha atenção!

Descubra as principais tintas para parede disponíveis no mercado

No mercado, há uma vasta linha de produtos que podem ser aplicados nas paredes externas. Nesse caso, você precisará ter atenção e escolher o melhor material de acordo com a exposição do espaço. Quer um exemplo? As opções certas para muros não costumam ser indicadas para varandas. Vamos conhecer os principais tipos?

Laváveis

As tintas laváveis são resistentes e ótimas para quem deseja mais praticidade na hora da limpeza. Por isso, são constantemente aplicadas em ambientes externos e internos e com grande circulação de pessoas. Encontrou um foco de mancha? Com esse produto, você poderá se livrar da sujeira em questão de minutos! Para as áreas externas, as opções acetinadas são as melhores. O ideal é evitar tintas brilhosas, que podem incomodar os olhos nos dias mais iluminados.

Acrílicas

A opção acrílica é uma das mais conhecidas quando o assunto é tintas para parede. Muito usada nas áreas externas, é produzida à base de água e oferece diferentes tipos de acabamentos, como o acetinado, semibrilho e fosco. Escolha a que você mais gosta!

À Cal

Está pensando em revestir o seu muro? A pintura à base de cal, também conhecida como “caiação”, é uma solução simples e com valor acessível para revestir paredes e fachadas com uma textura rústica. O material também pode ser aplicado em superfícies de alvenaria de cimento, concreto e blocos de concreto.

PVA ou Látex

Por ser desenvolvida à base de água, a tinta PVA ou Látex oferece baixa resistência aos fatores externos, como a exposição ao sol. Inclusive, é uma opção que se desgasta facilmente em casos de limpezas frequentes. Isso faz com que o produto seja mais indicado para ambientes internos.

Emborrachada

Essa opção possui uma película flexível, perfeita para acompanhar a dilatação da argamassa. Esse detalhe garante que a sua parede seja mais bem protegida contra a umidade, que pode ser a grande responsável pelo surgimento de manchas e bolhas. Com isso, é uma ótima opção para ser aplicada em paredes externas, fachadas ou muros.

Texturas

Você ainda pode apostar em diferentes técnicas de texturas para incrementar a sua parede. Essa alternativa é uma espécie de acabamento similar à tinta. No entanto, sua espessura é maior e apresenta mais viscosidade. Com a colocação do material, há a possibilidade de criar diversos padrões de desenhos, como o riscado ou o ondulado. O produto pode ser aplicado sobre a superfície do reboco, massa corrida ou blocos de cimento.

Conheça as cores que estão em alta

Após escolher a melhor alternativa de tinta, é o momento de definir a cor ideal. Nessa etapa, você deverá considerar o seu estilo e preferências pessoais para que o visual final tenha o seu toque de personalidade.

Quer utilizar mais do que uma tonalidade? Sem problemas! Tenha apenas cautela e evite fazer combinações muito chamativas ou que destoem dos demais ambientes internos. Para quem gosta de apostar nos tons vibrantes, a dica é misturar com outras opções neutras e leves. Dessa forma, além de original, a sua decoração ficará bastante charmosa.

Ainda assim, há algumas dicas que podem orientar você a alcançar um resultado harmônico e que, ao mesmo tempo, seja um bom investimento.

Cores intensas

Atualmente, as cores mais procuradas para a pintura externa são as tonalidades de rosa e vermelho. Caso você escolha uma das duas, lembre-se de que são cores intensas, marcantes e indicadas para quem quer transmitir a sensação de vitalidade e calor.

Tons terrosos

O recomendado é buscar por opções mais agradáveis e das quais você não enjoe facilmente. A dica é apostar nos tons terrorosos, que podem ir do bege ao marrom. Cores como o laranja, o cobre, o amarelo e outras variáveis são perfeitas para levar um toque agradável, alegre e charmoso para a sua parede ou fachada.

Tonalidades neutras e suaves

Há ainda quem deseja um ambiente relaxante e que transmita total bem-estar. Para isso, as cores neutras e suaves podem ser uma ótima escolha. Priorize pinturas com o azul, o verde, o nude e você terá um espaço contemporâneo e muito elegante.

Cores que devem ser evitadas

Se você busca um investimento com longa durabilidade, o recomendado é evitar os tons muito claros — o branco e o gelo são alguns deles. Apesar de oferecerem um visual sofisticado, essas tonalidades podem sujar com mais facilidade, além de danificarem a pintura mais rápidamente.

O que achou das nossas dicas sobre como escolher as melhores tintas para parede? Para não errar na sua reforma ou construção, veja também o nosso post sobre como economizar na hora da obra!