Ventilador ou climatizador portátil: qual vale mais a pena?

por | 22/02/2018

Moradores de países tropicais, como o Brasil, convivem com o calor durante boa parte do ano, e não apenas nos três meses de verão. Justamente por isso, as estruturas das moradias são planejadas para oferecer maior ventilação e conforto térmico.

E não estamos falando apenas da planta do terreno, mas também da decoração do espaço. Nesse sentido, ventilador e climatizador portátil são opções para controlar a temperatura. Mas qual é a ideal?

Antes de tudo, precisamos entender quais são as funcionalidades e modelos de cada item. Em seguida, deve-se avaliar suas vantagens e desvantagens para decidir qual é o melhor eletrodoméstico de resfriamento para a sua residência. Selecionamos todas essas informações para você, confira!

As comodidades do ventilador

O mercado oferece diversas marcas e modelos, com design diferenciado. Alguns ventiladores oferecem até controle remoto para que o dono se sinta mais confortável. A potência média de um ventilador é de 100 W.

Existem opções vintage, retrô, com formas modernas, contemporâneas, minimalistas e feitas com materiais sofisticados. Entre modelos coloridos e criativos, você facilmente encontrará um item que case com a sua decoração.

Vantagens

  • O ventilador é mais econômico do que o climatizador;
  • o gasto de energia em produtos com selo Procel A é reduzido;
  • existem modelos silenciosos;
  • os aparelhos mais modernos têm a função repelente, afastando insetos transmissores de doenças.

Desvantagens

Como o próprio nome diz, o ventilador produz vento. Logo, ele não é capaz de resfriar a temperatura de forma significativa ou de umidificar o ambiente.

Além disso, dependendo da sua potência, ele pode espalhar itens de escritório, como papéis e documentos. E, se for utilizado em um espaço fechado e sem limpeza constante, ele levanta a poeira, o que é um problema para quem sofre de alergias respiratórias.

Os tipos de ventiladores

Ventilador de teto

Esse tipo não ocupa espaço, pois é fixado no teto. Assim, o vento é distribuído em duas direções: para cima e para baixo.

Pode vir acompanhado de lâmpadas, garantindo economia por oferecer duas funções em um único produto. É indicado para quartos, escritórios e sala de estar. 

Ventilador de parede

É ideal para lugares estreitos ou com circulação baixa de ar. Ele economiza espaço em imóveis pequenos e melhora a controle térmico em imóveis com pé direito alto.

Para o objeto não destoar da decoração, opte por ventiladores com formas orgânicas, cores e texturas modernas. 

Ventilador com pedestal

A principal vantagem desse item é a mobilidade e locomoção, pois ele não precisa ficar preso a um cômodo. Com regulagem de altura, adapta-se a diferentes ambientes e direciona o vento para a área desejada.

Contudo, não esqueça de verificar a potência do produto e evitar ter um ventilador muito potente para um espaço pequeno ou muito fraco para uma área mais ampla.

Ventilador de mesa

É o tipo mais comum, utilizado em ambientes pequenos, como quartos e escritórios. Pode ser transportado em viagens de forma rápida e prática.

Esse aparelho também existe em uma variação muito comum em mesas de escritório: o mini. Como o próprio nome diz, ele é pequeno, leve e se conecta ao computador via USB, direcionando o vento para onde for conveniente. 

As funcionalidades do climatizador portátil

O climatizador tem um efeito semelhante ao do ar-condicionado: refrigera e concentra a temperatura, distribuindo o ar por todo o cômodo. Para quem tem algum tipo de alergia respiratória, ele oferece a vantagem da mobilidade e do direcionamento do ar resfriado. Seu uso é recomendado em regiões com clima seco e no período do inverno. 

Alguns modelos também têm a função de umidificar o ambiente. Ou seja, além de fazer o ar circular, o climatizador controla a umidade do ar por meio da evaporação.

Outra vantagem é a economia em relação ao ar-condicionado. O climatizador produz um efeito semelhante, mas com preço mais atrativo, e pode ser transportado com facilidade. Com potência entre 130W e 1500W, o aparelho não precisa de instalação e pode ser utilizado em diferentes cômodos da casa.

Vantagens

  • Refresca durante o verão;
  • aquece durante o inverno;
  • é econômico;
  • pode ser levado para qualquer lugar;
  • tem sistema ecologicamente correto;
  • filtra o ar de impurezas;
  • não exige isolamento do cômodo para funcionar;
  • seu nível de ruídos é baixo;
  • tem a função timer;
  • existe em modelos de 110V e 220V;
  • aparelhos com filtro ionizador deixam o ar 30% mais puro.

Desvantagens

  • Não é recomendado para regiões de clima úmido, pois essa condição dificulta a evaporação da água do seu reservatório;
  • em cidades de calor intenso e épocas em que o calor é mais acentuado, como o verão, seu uso não é o suficiente para melhorar o conforto térmico;
  • precisa ser higienizado a cada 15 dias ou uma vez ao mês, com a retirada do filtro removível.

O que levar em consideração no momento da escolha

Agora, considerando as vantagens, desvantagens, valores e funções de cada opção, a escolha será melhor direcionada.

Sem dúvida, o perfil do comprador precisa ser detalhado para se entender quais são as suas reais necessidades. Como dissemos, uma pessoa alérgica, por exemplo, precisa de um produto que minimize o contato com poeira, pólen e sujeiras.

O orçamento também precisa ser avaliado. Ele deve ser baseado no consumo diário e na potência do produto, para que o cálculo final fique confortável no final do mês. Quem passa o dia fora de casa, por exemplo, deve calcular o período em que fará o uso do aparelho, com uma margem para eventuais necessidades.

Por fim, outro detalhe importante é o consumo consciente: não deixar o aparelho ligado se não houver ninguém no ambiente e não utilizá-lo quando o clima já estiver favorável. Assim, além de ajudar o planeta, você também terá economia no final do mês.

Bom, agora que você conhece as informações do ventilador e do climatizador portátil, não há mais motivo para passar calor! Avalie todos os prós e contras e opte pelo item que mais se encaixa na sua rotina. E, se gostou dessas dicas, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhe mais conteúdos como este!