Quem não gosta de um jardim bem cuidado e de passar um tempo de qualidade na área externa da casa? Entretanto, para que esse espaço de lazer não dê dores de cabeça, é preciso tomar certos cuidados na hora de realizar a limpeza de quintal.

Quer aprender algumas dicas sobre como manter a área externa sempre limpa e bem preservada? Então, as nossas 6 dicas práticas para limpeza de quintal e áreas externas. 

1. Mantenha o deck sempre impermeabilizado

Em espaços externos, a madeira fica exposta à chuva e ao sol e pode apodrecer ao longo do tempo. Portanto, o cuidado deve ser duplicado nos pisos feitos com esse tipo de material e você deve se lembrar de manter o deck sempre à prova d’água. Ele exige essa atenção especial, pois a madeira descasca e sofre muito mais danos que a pedra.

 Além das instruções comuns aos pisos em geral, esse espaço exige alguns cuidados especiais.  Afinal, o deck pode se tornar perigoso se a madeira estiver gravemente danificada.

Então, verifique se algumas placas não apresentam algum tipo de movimentação e, se for necessário, realinhe-as. Em seguida, substitua as que estão deformadas. Por fim, aplique verniz na madeira para protegê-la do clima

Outra medida importante é evitar o uso de produtos químicos corrosivos para a limpeza diária do deck, pois danificam ainda mais esse tipo de piso.

2. Limpe pisos de pedra uma vez por semestre

Pisos rústicos, como os feitos com pedras, devem ser limpos com alvejante misturado em água, com produtos de cloro ativo ou com cristais de soda. Já a limpeza de pisos de porcelanato deve ser feita com produtos próprios para o material.

Em caso de manchas de óleo ou gordura, como ocorre em garagens ou áreas de lazer, opte por pisos de pedra à prova d’água. É só aplicar um impermeabilizante próprio, assim como acontece com os pisos de madeira.

Como estão sempre expostas ao clima, as pedras do quintal tendem a ficar sujas e facilmente perdem cor. Por isso, é recomendado a limpeza ao menos uma ou duas vezes por ano.

3. Faça sua própria solução de limpeza

Uma boa maneira de manter a área externa da sua casa sempre limpa é optar por produtos de fabricação caseira e que você mesmo pode fazer (sempre com segurança, claro).

Em um litro de água morna (aquecida a cerca de 45°C), adicione uma colher de sopa de vinagre, outra de amônia, outra de bicarbonato de sódio e, por fim, uma colher de sopa de ácido bórico. Use a mistura em qualquer tipo de limpeza, em vez do convencional limpador multiúso.

Outra ideia é misturar agentes branqueadores, como alvejante, detergentes ou cristais de soda, com água quente. A remoção da sujeira fica mais rápida e fácil. Deixe a solução por, pelo menos, cinco minutos e enxágue.

4. Utilize sabão neutro em pisos antiderrapantes

O piso antiderrapante é um dos favoritos para o ar livre, pois garante mais segurança e melhora a decoração. No entanto, por ser mais áspero e com várias irregularidades na sua superfície, retém mais sujeira do que os outros.

Para limpá-lo, utilize detergente neutro e depois jogue água quente com um balde. Deixe agir durante 3 minutos. Em seguida, execute movimentos circulares com uma vassoura de cerdas duras. Para remover o sabão, use uma mangueira de alta pressão ou despeje água com o balde.

Caso a sujeira seja resistente, repita o processo, mas utilizando uma mistura de água e desinfetante.

5. Evite usar produtos químicos perto do jardim

Tenha muito cuidado para não deixar cair sua solução em gramíneas ou arbustos florais. A maioria dos produtos não são adequados para contato com a natureza e podem estragar seus arranjos e até mesmo o jardim inteiro.

Portanto, certifique-se de que a solução de limpeza não caia nas plantas. No entanto, se aplicados de forma controlada (conforme orientações do fabricante), esses produtos podem ajudá-lo a remover as ervas daninhas que crescem entre as rochas.

Com cuidado, dedicação e nossas dicas infalíveis, a limpeza de quintal fica bem mais prática. E agora que você já sabe a melhor maneira de limpar as áreas externas da sua casa, que tal compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais?