Sempre usados para facilitar as tarefas da casa, os eletrodomésticos são essenciais no dia a dia de um lar. Eles surgiram mesmo com o objetivo de tornar mais prática a rotina e as tarefas de uma casa, como lavar a roupa e limpar o chão.

Graças aos avanços tecnológicos, esses aparelhos receberam várias melhorias ao longo do tempo. Cada vez mais inteligentes, os eletrodomésticos agora trabalham praticamente sozinhos — em muitos casos, basta programar o horário para que ele comece a trabalhar!

Parece básico, não é verdade? Ainda assim, muitas pessoas ainda não conseguem enxergar o valor que esses aparelhos têm em nossas vidas.

Então, para que você possa ver sua real importância no funcionamento e na limpeza da casa, listamos os principais deles neste post, e falamos sobre como eles economizam tempo e esforço em muitas atividades. Continue lendo e confira!

Confira 5 eletros que ajudam na limpeza da casa:

1. Aspirador de pó

O aspirador de pó é um dos grandes aliados na limpeza da casa. Esse eletrodoméstico vem em duas versões quanto ao método de armazenamento da sujeira: com ou sem saco descartável para o pó.

Na versão sem saco para pó, você mesmo pode esvaziar o compartimento onde fica retida a sujeira, limpando com água corrente, economizando dinheiro e otimizando o uso do aparelho.

Além disso, também é possível encontrar o aspirador de pó em três outras versões: comum, vertical e automático. A versão comum é a que todos nós conhecemos: com vários bocais, mangueira extensora e um compartimento (ou saco) onde fica o pó.

Já a versão vertical é indicada para limpezas rápidas, principalmente em ambientes pequenos. A terceira versão é a automática, um aparelho em tamanho reduzido que tem uma série de tecnologias para reconhecer o ambiente.

Assim, basta ligar o aparelho para que ele faça a limpeza do lugar, identificando objetos e os lugares em que já limpou!

2. Lava-louças

Sabemos que há quem sinta prazer em lavar uma louça, assim como há quem simplesmente não goste. Nesse caso, uma das formas de manter a louça sempre limpa sem gastar tempo com isso é comprar uma máquina lava-louças.

As máquinas lava-louças vendidas atualmente vêm com diversas tecnologias que facilitam o dia a dia e a limpeza da casa. As mais modernas identificam automaticamente o volume de louças em seu interior, e programam sozinhas o ciclo de lavagem, garantindo máxima eficiência e resultados perfeitos.

Cada máquina lava-louças tem uma capacidade específica, existindo aquelas que suportam louça suja de até 14 pessoas de uma única vez. Assim, para que até as maiores panelas caibam nesses eletrodomésticos, os cestos possuem fileiras com espaçamento regulável.

Quanto à secagem das louças, esta pode ser feita a vapor, para que todos os objetos colocados lá fiquem com um acabamento brilhante.

3. Lava-roupas

A lavanderia já passou por algumas transformações ao longo dos anos, e o tanque de lavar roupas ganhou uma nova companhia: a máquina que faz essa tarefa automaticamente.

Sem dúvida, trata-se de um dos principais eletrodomésticos que auxiliam na limpeza da casa, pois basta colocar as roupas em seu interior para que elas saiam limpas — e, em alguns casos, já secas.

Desde o seu surgimento, a máquina lava-roupas já ganhou diversas funcionalidades, que a deixaram cada vez mais inteligente e integrada à rotina do lar.

No ciclo de lavagem à mão, por exemplo, a máquina pode simular a suavidade da lavagem manual, ideal para roupas delicadas. Alguns modelos vêm até com a função tira-manchas, auxiliando na remoção de sujeiras difíceis como vinho, papinha de bebê, chá, manteiga e afins.

E essas funcionalidades ganham ainda mais destaque por causa dos sensores inteligentes das máquinas mais novas. Eles auxiliam nos ajustes de nível de água, tempo de lavagem, dosagem de sabão líquido ou em pó, centrifugação, e até na limpeza do próprio eletrodoméstico.

Em conjunto, esses sensores conseguem reduzir os gastos com energia, mas sem comprometer com o desempenho da lavagem.

4. Coifa

Seja no formato ilha ou parede, a coifa auxilia na limpeza da casa ao fazer a sucção da gordura eliminada pelo vapor dos alimentos.

Sem a presença de uma coifa na cozinha, essa gordura acaba sendo depositada nos móveis e demais eletrodomésticos presentes no cômodo. Em alguns casos, com a ação do vento, a gordura ainda pode ser levada para os outros ambientes. 

De toda forma, o eletrodoméstico é instalado diretamente no teto ou na parede, ficando alinhado com as bocas do fogão. Assim, toda a sujeira sugada por ele é eliminada para fora do recinto por meio de uma tubulação de ar. E as maiores partículas de sujeira ficam retidas em um filtro de carvão ativado, que pode ser lavado e reutilizado.

5. Lavadora de alta pressão

A lavadora de alta pressão é ideal para casas com pátios e jardins, em substituição às mangueiras comuns.

Esse tipo de lavadora emite um jato de alta pressão que consegue remover sujeiras como limo, lodo, manchas em paredes e até pequenas partículas que estejam localizadas entre rejuntes e ou em locais de difícil acesso.

Trata-se de um eletrodoméstico que se tornou um grande aliado na limpeza da casa, principalmente de áreas externas, ajudando a economizar tanto tempo quanto esforço físico.

Hoje, até quem tem um veículo na garagem pode aproveitar os benefícios da lavadora de alta pressão, pois a regulagem da força dos jatos permite que um automóvel seja limpo sem que haja dano à tinta.

O jato mais forte, por exemplo, pode ser direcionado para os pneus, que possuem vincos e costumam ficar mais sujos do que a lataria.

Enfim, como vimos, os eletrodomésticos que ajudam na limpeza da casa poupam tempo, esforço e, muitas vezes, até dinheiro. Investindo neles você consegue executar as tarefas do lar com o máximo de precisão, tendo ainda a possibilidade de direcionar seu foco em outras atividades — dentro e fora da residência.

E ai, gostou das informações que compartilhamos neste post? Agora, se quiser ter acesso a mais conteúdos como esse, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba, diretamente no seu e-mail, todas as próximas atualizações do nosso blog!