Faça você mesmo: 5 ideias de decoração com pallet

por | 23/11/2017

Quando a história é design de interiores, a decoração com pallet merece título entre os grandes trunfos charmosos do século XX. Bastante práticos e versáteis, os suportes de madeira conferem clima rústico e charmoso ao ambiente, possibilitando várias maneiras de uso em vários cômodos da casa.

Os pallets podem ser usados como mesinhas de centro, racks de televisão, jardineiras, nichos de parede, camas e muito mais! Se você quer descobrir como utilizá-los na decoração de sua casa, confira as dicas que preparamos neste post.

Conheça o pallet

Os pallets são estruturas usadas para o transporte de cargas desde sua criação, há mais ou menos 100 anos. Normalmente são feitos de madeira e possuem forma de estrado. Como são usualmente carregados por empilhadeiras, são desenhados com cavidades específicas para o encaixe das pás, o que se revela muito útil quando utilizados na decoração e na construção de móveis.

Onde encontrar

É possível conseguir alguns pallets de graça em galpões de depósitos ou agências de estocagem. Caso eles sejam adquiridos crus, é preciso fazer um processo bem simples de beneficiamento da madeira. Para isso, basta lixar e envernizar as peças. 

Além disso, alguns lugares também vendem as peças em boa qualidade, com a madeira já tratada e prontas para serem utilizadas na decoração. 

5 ideias de decoração com pallet

1. Mesa de centro

Um uso bastante comum e prático do pallet é como mesinha de centro. A dica é pintar a peça com cores vívidas (que combinem com a paleta da sua sala) e cobrir a superfície com um tampo de vidro.

2. Jardineira

Plantas são sempre muito bem-vindas em qualquer decoração! Para organizá-las com charme e estilo, você pode criar um jardim vertical utilizando o pallet como jardineira. Nesses casos, o mais comum é utilizar apenas o estrado da peça e prender os vasos com ganchinhos. 

3. Base para sofás e camas

Tem sido bastante comum utilizar pallets como bases de camas e sofás. Para conseguir a altura ideal, recomenda-se empilhar duas ou três peças. A grande vantagem é que as aberturas típicas do pallet podem servir como espaço de armazenamento para livros e outros objetos pessoais.

É possível também utilizar o estrado da estrutura como cabeceira da cama ou encosto do sofá. Para que o móvel fique ainda mais confortável, abuse das almofadas!

4. Prateleiras e revisteiros

Os pallets são mesmo muito úteis para quem precisa de espaço para guardar e organizar os itens da casa. Para usá-los como prateleiras, você deve reduzir sua largura, cortando-os em até três peças. 

Outra forma de transformá-los em revisteiros ou prateleiras é instalá-los invertidos na parede, ou seja, com o apoio de chão virado para fora. Assim, os pés se transformam em estruturas de armazenamento e podem ser muito práticos para utilizar no home office ou para guardar mantimentos na cozinha, por exemplo.

5. Racks e painéis de TV

Você pode fazer um processo parecido ao das prateleiras e apoiar a TV sobre a peça (utilizando as aberturas para guardar equipamentos eletrônicos e controles remotos) ou esconder o suporte de parede no estrado de madeira.

É possível dar uma cara nova para sua casa sem muito esforço, apenas criando alternativas de decoração com pallet. A versatilidade dessa peça permite que você a utilize das mais diversas formas e nos variados ambientes do lar. 

E aí, tem mais alguma ideia interessante de como utilizar os pallets na decoração? Compartilhe com a gente aqui nos comentários e ajude a enriquecer o nosso post!