Nada como aliar beleza, charme e praticidade na decoração da casa, não é? E quando encontramos tudo isso em um único objeto decorativo, é realmente o máximo! Pode até parecer complicado à primeira vista, mas não é à toa que os itens multifuncionais têm ganhado as vitrines das lojas de produtos para decoração.

Afinal, apostando na criatividade e escolhendo produtos versáteis, fica muito fácil ornamentar a sua casa e deixá-la com a sua cara de maneira sofisticada e funcional, garantindo não só o charme do espaço, mas trazendo praticidade para o seu dia a dia.

Quer ver como é possível? Neste post, mostraremos novas funções para móveis como aparadores e banquetas, e contaremos que objetos aparentemente simples, como escadas, vasos, garrafas, bandejas e até molduras podem ser usados de um jeito que você nunca imaginou. Confira!

7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes1. Aparadores

Esse tipo de móvel geralmente é instalado logo na entrada da porta, como aquele repositório básico de bolsas, chaves ou carteiras, assim que chegamos em casa. Mas os aparadores não precisam necessariamente se restringir a essa função.

Saiba que é preciso pensar duas, três, dez vezes antes de subestimar o potencial decorativo de um aparador. Por exemplo: você já pensou que, mesmo no hall de entrada, o seu aparador pode servir como um bar, ocupando o lugar da tradicional cristaleira?

Pois é! Decore-o com bandejas, licoreiro, taças e suas bebidas preferidas, fazendo dessa peça um verdadeiro convite para um brinde depois de um dia exaustivo de trabalho.

E se você precisa demarcar ambientes integrados sem abrir mão do conforto e aconchego, fique sabendo que os aparadores são uma excelente opção de escolha! Como a conjugação de ambientes é uma forte tendência no mercado arquitetural, nada como lançar mão desses móveis para garantir uma divisão prática, charmosa e que não pese no ambiente.

Quando colocado atrás do sofá, o aparador também tem o poder de emoldurar o cenário, funcionado como parte do acabamento do cômodo e contribuindo para um efeito visual de proporções bem definidas. Basta que os móveis tenham alturas parecidas, combinado?

Na sala de jantar, o aparador faz a função de bufê, tornando-se uma opção extremamente prática, sobretudo quando você recebe convidados. Você pode ainda guardar puffes ou banquetas extras debaixo do móvel, para o caso de chegar mais gente em casa. Que tal?

Dentro do quarto, e combinado com uma cadeira que siga o mesmo conceito decorativo do móvel, o aparador tona-se uma opção perfeita para apoiar o notebook.

2. Banquetas
Banquetas são verdadeiros curingas na arte da multifuncionalidade dos móveis! Além de cumprirem seu papel básico de assento, servem também como apoio para os pés, mesas de centro e até mesmo como criado-mudo. Para deixar os ambientes ainda mais criativos e arrojados, escolha banquetas de formatos característicos e cores vibrantes. Fica sensacional! A versatilidade dos banquinhos não para por aí. Por serem móveis soltos, permitem ainda que você brinque com a decoração, alternando-os de cômodos e funções para variar no décor. Mas, fique atento, pois essa brincadeira precisa ser cuidadosa. Para garantir o efeito visual esperado e também o conforto, você deve respeitar a ergonomia do banquinho. Ou seja, esteja alerta para as proporções dos móveis, para que suas funções dialoguem de maneira harmoniosa. Portanto, nada de colocar uma banqueta como criado-mudo se ela não for basicamente da mesma altura da cama, certo? E lembre-se: para acertar em cheio na decoração, utilize banquinhos que seguem uma mesma linha estética. Se preferir o contraste, escolha apenas um deles para romper com o estilo conceitual dos demais.

Banquetas são verdadeiros curingas na arte da multifuncionalidade dos móveis! Além de cumprirem seu papel básico de assento, servem também como apoio para os pés, mesas de centro e até mesmo como criado-mudo.

Para deixar os ambientes ainda mais criativos e arrojados, escolha banquetas de formatos característicos e cores vibrantes. Fica sensacional!

A versatilidade dos banquinhos não para por aí. Por serem móveis soltos, permitem ainda que você brinque com a decoração, alternando-os de cômodos e funções para variar no décor.

Mas, fique atento, pois essa brincadeira precisa ser cuidadosa. Para garantir o efeito visual esperado e também o conforto, você deve respeitar a ergonomia do banquinho. Ou seja, esteja alerta para as proporções dos móveis, para que suas funções dialoguem de maneira harmoniosa.

Portanto, nada de colocar uma banqueta como criado-mudo se ela não for basicamente da mesma altura da cama, certo?

E lembre-se: para acertar em cheio na decoração, utilize banquinhos que seguem uma mesma linha estética. Se preferir o contraste, escolha apenas um deles para romper com o estilo conceitual dos demais.

7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes3. Escadas

Utilizar o espaço embaixo da escada como bar, biblioteca ou até mesmo estação de trabalho não é mais segredo na composição do design de interiores.

Mas você já pensou em pegar aquela escada dobrável – que outrora era exigida apenas para alcançar prateleiras altas – e fazer dela um móvel-curinga lindo e multifuncional? Pois é plenamente possível.

Se a escada estiver velha, uma nova pintura basta. Depois, é só posicioná-la no cantinho de sua preferência, e utilizá-la como uma estante em que os degraus funcionam como prateleiras para você guardar objetos de uso recorrente, livros, sapatos, ou até mesmo montar um charmoso jardim.

4. Garrafas

Mais do que tendência, as garrafas já viraram as queridinhas dos restaurantes e demais estabelecimentos comerciais fazendo a função que, a princípio, era justamente dos vasos. Agora, elas estão chegando com tudo também na sua casa!

7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes

Transparentes, coloridas, pintadas, repaginadas… Não importa a cara que você dê para elas, mas certamente elas estarão abrigando flores das mais variadas espécies, enfeitando os centros de mesa e cantinhos de prateleira na sua casa ou escritório de um jeito bem charmoso.

7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes5. Vasos

Os vasos são campeões da versatilidade, cumprindo com maestria o papel de contêiner e organizador. Eles podem funcionar como porta-trecos nas mais variadas categorias, organizando talheres, bijuterias, materiais de escritório, pincéis de maquiagem, dentre tantas outras coisas.

Além disso, vale lembrar de sua função primordial: para os amantes da natureza, esses recipientes são perfeitos para adicionar o volume de verde necessário à paginação de um ambiente interior.

Sabe aquele vaso pesado que você morre de preguiça de mudar de lugar? Que tal utilizá-lo sobre uma mesa ou estante resistentes, como um apoiador para os seus livros preferidos?

E os vasos grandes e transparentes podem reinventar sua função básica, servindo como terrários, minijardins ou hortinhas alternativas. Experimente preencher um desses vasos com cactos ou ervas. Fica um charme!

7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes6. Bandejas

Bandejas e canecas são porta-trecos quase tão versáteis quanto os vasos. Ademais, a mobilidade desses produtos para decoração caracteriza-lhes como uma excelente opção em locais nos quais a poeira é um arqui-inimigo.

Escolha modelos que conversem e distribua-os com função organizadora não só pelas prateleiras da cozinha, mas também pelos quartos e até mesmo nos lavabos.

Nos banheiros, as bandejas podem funcionar como um apoio ideal para perfumes, maquiagens e lenços.

Mas lembre-se de colocar apenas o essencial sobre elas! Caso contrário, poderão virar um depósito de bagunça e perder o efeito singelo e delicado.

7. Molduras

Está se desfazendo de um quadro antigo? Vai jogar fora aquele porta-retratos que não faz mais sentido, ou simplesmente não sabe o que fazer com a bela moldura do espelho que acabou de quebrar?

Temos a solução! Instale ganchos sobre as molduras velhas e ganhe belas peças multifuncionais para armazenar chaves, lenços ou bijuterias com praticidade e muito estilo.
7 produtos para a decoração que podem ter funções diferentes

Gostou? Aposto que você não fazia ideia das múltiplas possibilidades escondidas nos produtos para decoração que você tem aí na sua casa, não é? Agora que você já sabe exatamente como transformá-los de maneira bela e criativa, compartilhe o post nas suas redes sociais e divida a inspiração!