Casa de campo: 5 dicas para decoração da área externa

por | 25/11/2017

Uma casa de campo é, muitas vezes, um local destinado ao repouso, ideal para passar férias ou fins de semana. Geralmente, localiza-se em lugares calmos, regiões montanhosas e interioranas e com muito contato com a natureza.

Dessa forma, as áreas ao ar livre, pátios e varandas são os ambientes de maior destaque nesses imóveis e, por isso, devem estar sempre prontos para receber amigos. Quer descobrir algumas dicas valiosas para acertar na decoração da área externa da sua casa de campo? Então continue a leitura e inspire-se!

1. Opte pelo mobiliário em madeira

Casas de campo combinam com um toque invernal, portanto uma decoração de estilo rústico é uma ótima pedida! Desse modo, opte por mesas e cadeiras de madeira ou com aspecto desgastado, o que confere um ar campestre às peças. 

As paredes de tijolos ou de madeira exposta também podem dar um toque rústico para sua casa de campo, bem como as vigas de madeira e os pisos amadeirados.

O alumínio, a madeira rústica e de demolição, o plástico e as fibras naturais também são muito comuns em ambientes externos seja pela praticidade ou pela durabilidade. Entretanto, tenha atenção especial à madeira: é de extrema importância substituir a tinta comum pelo verniz “stein impregnante“, que oferece maior proteção e selamento. Assim, as peças resistem melhor às intempéries e não se enfraquecem.

2. Planeje um espaço gourmet

Hoje em dia, é bastante comum renovar a varanda e transformá-la em um espaço gourmet para receber os amigos. Caso a sua casa tenha espaço, crie uma cozinha extra no jardim. O projeto casa muito bem com o uso de madeira de demolição. 

Na decoração, ganhe praticidade utilizando tecidos que não percam a cor quando expostos ao sol, optando, por exemplo, pelo acrílico em vez de algodão ou linho.

Caso queira separar o espaço gourmet do restante da área externa, uma boa ideia é aplicar no piso um tipo especial de cimento queimado, que é moderno e fácil de limpar. Assim, o ambiente se destaca e a divisão fica demarcada no chão.

3. Utilize cores quentes

Tons de coral, vermelho e marrom, além de outras cores terrosas, ajudam a “aquecer” os ambientes. Porém, se não quiser aplicá-las nas paredes, coloque as cores em objetos de decoração, numa mistura de tons “vivos” com cores neutras: ornamente um banco branco com almofadas vermelhas, por exemplo.

4. Espalhe objetos que remetam ao estilo rústico

Decore o ambiente com potes de argila com flores coloridas e mesas de madeira para o café da tarde ou churrasco. Coloque também vários bancos de madeira e espreguiçadeiras com almofadadas, para que as pessoas possam se sentar e curtir a natureza. E que tal uma rede acolhedora à sombra da varanda, ou postes de luz ornamentais

Outra ideia é colocar uma lareira, perfeita para noites mais frias. Para uma proposta ecologicamente correta, prefira as ecofireplaces, pois não produzem fumaça, funcionam sem lenha e podem ser movidas de lugar facilmente. Essas lareiras ecológicas são alimentadas com um gel fluido de etanol e produzem chamas duradouras com pouco gasto.

5. Ornamente com plantas

Escolha plantas de espécies que são resistentes ao sol e vento e requerem pouco cuidado. Lavanda, orquídeas, samambaias e aspargos são boas escolhas.

Você também pode criar um jardim vertical, prendendo ganchos na parede externa para pendurar pequenos vasos. Uma ideia é intercalar plantas ornamentais com ervas e temperos, para ter especiarias frescas sempre à mão. Já os vasos gigantes são uma opção bastante usual para quintais ou varandas, caso não queira plantar árvores.

Se você investiu na casa de campo em busca de tranquilidade, a decoração é um importante elemento para dar o clima certo à propriedade, pois esse é um lugar que exige mais conforto e simplicidade. Portanto, não poupe esforços na hora de decorar as áreas externas e transforme esse ambiente em um verdadeiro refúgio na natureza.

Está em busca de mais inspiração? Então não deixe de conferir nossas 5 dicas para escolher móveis para ambientes externos.