TOP 5 móveis para decoração da sala de estar

por | 12/03/2018

Considerada por muitos o coração da casa, além de oferecer conforto à família, a sala é onde se relaxa e se recebe os amigos. É por isso que a decoração da sala de estar requer todo o cuidado e carinho, do planejamento à execução.

Quer saber quais os móveis essenciais para deixar esse ambiente perfeito? Confira a nossa lista!

1. Sofá

Item central na decoração da sala de estar, o sofá tem diversas funções: espaço para ver TV, receber visitas, ler o jornal ou um livro ou simplesmente descansar. O móvel também é o ponto de partida para o restante do décor.

Portanto, preste atenção na escolha do modelo e não compre por impulso. Meça o tamanho disponível e, se você mora em apartamento, confira se ele entra no elevador ou passa pela escada.

Se você busca praticidade, opte pelas capas laváveis. Quanto à cor, busque uma integração com a paleta do restante do ambiente. Teste os tons junto com a família para garantir o conforto a todos.

E, se você recebe muitos hóspedes e não tem um quarto vago, considere adquirir um sofá-cama.

2. Poltrona

Poltronas têm o poder de completar o visual na decoração da sala de estar. Você não precisa investir apenas em conforto, mas em oferecer um pouco mais de estilo. Por isso, escolha estampas e cores que iluminem o ambiente.

Ela também é importante para, junto com o sofá, a mesa de centro e o tapete, criar uma área para acomodar as pessoas. Há quem opte por uma dupla de poltronas, cada unidade disposta em um lado do sofá e de frente uma para a outra, “fechando” o espaço.

3. Mesa de centro

A mesa de centro se divide entre algumas tarefas práticas e decorativas: espaço para copos e bandejas em festas e reuniões e acomodar objetos decorativos ou pequenas coleções.

Existe uma enorme variedade de modelos, tamanhos e materiais disponíveis, prontos para atender aos mais diversos gostos e estilos decorativos.

Atenção na hora de escolha! Como ela fica entre o sofá e a poltrona, deve ter um tamanho e formato adequados para permitir a circulação.

4. Rack

Geralmente colocado em frente ao sofá (repare como tudo gira em torno dele), ele é o espaço para abrigar diversos itens, como a TV, o DVD, o decodificador da TV a cabo, a coleção de filmes, objetos decorativos…

Há quem prefira, aqui, uma estante ou fazer um conjunto de rack + prateleira para otimizar o ambiente.

Para que a decoração fique legal, preste atenção ao tamanho e modelo da peça. Ele precisa abrigar a sua TV sem faltar espaço. Se o local é pequeno, as cores claras e básicas (branco, carvalho) podem ajudar a dar mais leveza.

5. Aparador

Um verdadeiro curinga da decoração, os aparadores complementam a sala de estar com charme e requinte. Ele pode ficar próximo ao sofá, ou ocupar aquela parede vazia do ambiente. A variedade de materiais possíveis para elaborar tal móvel também eleva a popularidade dos aparadores.

Por ser menor, é importante não colocar muitas coisas sobre ele. Lembre-se que menos é mais para garantir o equilíbrio.

Ah, e não se esqueça dos elementos decorativos! São eles que vão fazer transparecer o seu estilo pessoal, refletindo seus gostos e particularidades. Integre-os ao ambiente, sempre combinando com os demais itens, e a decoração da sala de estar ficará perfeita! Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer? Deixe um comentário!