Eflorescencia-Saiba-Tudo-Sobre-as-Manchas-Esbranquicadas-1666205305

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre as Manchas Esbranquiçadas

por | 20/10/2022

Saiba Tudo Sobre o Que é e Quais São as Causas Da Eflorescência

O termo “eflorescência” não é tão comum, contudo, você certamente já deve ter se deparado com umas manchas esbranquiçadas na superfície de paredes ou pisos, certo?
Bem, essas manchas surgem, principalmente, em superfícies construídas com algum tipo de material para construção que seja poroso e que possua cal livre, como concreto, rebocos, argamassa, tijolo, pedras e absolutamente tudo que leva cimento em sua composição.
Quando a água se infiltra nesses materiais, seja de empoçamento, das chuvas ou de lavagens, ela dissolve alguns sais presentes no cimento e no cal, que compõem esses produtos.
Por conta dos diferentes níveis de concentração do sal, a solução que surge a partir da dissolução migra para a superfície e, com a evaporação da água, surgem os depósitos salinos que vemos como manchas ou acúmulos esbranquiçados: a chamada eflorescência.
Contudo, algumas das causas da eflorescência vão além da água presente em nossas rotinas, como é o caso das chuvas ou das lavagens que causam os empoçamentos, e surgem ainda no início da obra ou na preparação do material para construção.
Confira a seguir algumas outras possíveis causas para o surgimento da eflorescência em sua parede ou piso:
1. Grande Teor de Sais Solúveis No Material Para Construção Utilizado
Embora já tenhamos falado sobre, essa causa merece atenção, afinal, os sais solúveis presentes no material para construção são imprescindíveis para que a eflorescência surja.
2. Ambientes Quentes e Úmidos
Como falamos, a presença da umidade é o que causa a eflorescência. Em ambientes quentes, a água se infiltra nas paredes e no teto com mais facilidade, solubilizando os sais do material para construção utilizado e evaporando junto com eles.
3. Excesso de Água na Preparação do Material Para Construção
Preparar os materiais, como o concreto ou a alvenaria, com uma grande quantidade de água no substrato, favorece o transporte dos sais solúveis à superfície.
4. Impurezas na Areia Utilizada
Se a areia utilizada na preparação do concreto apresentar uma composição com grande quantidade de impurezas, existe a possibilidade da mistura não ficar densa o suficiente e o material para construção ser finalizado com um alto nível de porosidade.
5. Fissuras no Rejunte, Concreto ou Revestimento
Os espaços vazios, devido às fissuras, facilitam a entrada, a reação e a saída d’água, principalmente quando acontecem no rejunte.
É comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre a lixiviação e a eflorescência, por isso iremos explicá-la agora, para sanar quaisquer questões. Para isso, basta explicar o que é a lixiviação.
Esse processo é um fenômeno caracterizado pela entrada da água nas superfícies porosas, onde dissolve os hidróxidos de cálcio e magnésio, e os guia até a superfície novamente.
Embora pareça exatamente a mesma coisa que a eflorescência, a diferença é que essa é um produto da outra. Ou seja, a lixiviação é o que permite que a eflorescência surja, sendo apenas uma parte do processo de seu surgimento.

Material Para Construção: Prevenção e Outras Soluções Contra Eflorescência

Para evitar maiores perdas, assim que perceber algum sinal de eflorescência em sua parede, teto ou pisos, você deve agir rápido. Mas, antes de qualquer outra coisa, o primeiro passo é investigar e entender qual foi a fonte do problema.

Após identificar a causa da patologia, que pode ser, por exemplo, alguma infiltração, prossiga com o passo a passo para solucioná-la. Assim, existem algumas maneiras de lidar, então, com a eflorescência em si.

A principal e mais simples forma de lidar com a eflorescência é utilizar ácidos, principalmente o sulfâmico e o acético, para remover as manchas.

Contudo, não se esqueça de consultar com o fabricante qual é a quantidade e a forma correta de utilizar os produtos, a fim de evitar corrosões e manchas nas superfícies.

Após a aplicação e os procedimentos orientados pelo fabricante, lembre-se de lavar todo o local com água em abundância, para remover o excesso dos ácidos e garantir, assim, que o resultado saia conforme o planejado.

Outra medida fundamental é assegurar que seja realizada a impermeabilização de todo o material para construção e superfícies suscetíveis ao surgimento da eflorescência.

Evitar a passagem de água, principalmente em superfícies que apresentam hidróxido de cálcio e magnésio em sua composição, é fundamental para interromper o processo de eflorescência.

Outra maneira de agir preventivamente contra esse tipo de problema é ir até a Cristiano Casa & Construção e procurar por opções de material para construção específicos, como cimentos do tipo CPIII e CPIV.

Esse tipo de produto, encontrado em nossa loja de material para construção, apresenta pouco hidróxido de cálcio em sua fórmula, o que dificulta o aparecimento da eflorescência.

Venha Para a Cristiano Casa & Construção, a Sua Loja de Material Para Construção!

Em nossa loja de material para construção, você encontra produtos para prevenir e solucionar a eflorescência e outras patologias que podem surgir em sua obra ou casa.

O melhor custo-benefício do mercado está na Cristiano Casa & Construção, a sua loja de material para construção!

Acesse nosso site e compre seu material para construção de forma online, sem complicação, com preços justos e qualidade de verdade.

Quer mais dicas para cuidar de sua casa ou obra? Então, continue acompanhando o nosso blog!