Aprenda como fazer uma decoração com madeira na sua casa!

por | 11/03/2018

Durabilidade, requinte e aconchego para qualquer canto da casa. Quando você aposta na decoração com madeira, esses três aspectos estarão garantidos para o seu lar. Tudo isso graças à versatilidade desse material que sempre foi tendência nos projetos de interiores.

Devido à sua enorme versatilidade, a madeira poderá compor desde os revestimentos até o mobiliário da residência, conferindo charme e conforto em doses certas para os ambientes — mesmo os mais modernos e contemporâneos.

Pensando nisso, preparamos este post, que é um verdadeiro guia da decoração com madeira. Aqui, você vai aprender algumas dicas infalíveis para explorar ao máximo o potencial rústico e criativo desse elemento. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Utilize a madeira para valorizar detalhes da residência

Ok. Rodapés da casa ou cabeceira da cama são típicos locais onde encontramos madeira na residência. Mas que tal ir além desses lugares mais óbvios e expandir o uso do material para outras superfícies?

Experimente dar um toque amadeirado no banheiro instalando nichos sobre a bancada. Ou então, invista naquele aparador rústico trabalhado à mão para compor o hall de entrada da residência. Basta soltar a criatividade e pensar em qual canto da casa você quer valorizar com esse material.

Essa é uma maneira muito prática e eficaz de utilizar madeira na decoração sem o risco de pesar o ambiente ou comprometer sua funcionalidade. Pelo contrário, por ser um material bastante versátil, ele vai bem com tudo.

Se você optar por móveis de madeira para a sua sala, por exemplo, pode ficar tranquilo porque certamente eles não vão “brigar” com os demais elementos do décor, como tapetes, mantas e almofadas, por mais peculiares que esses itens possam ser.

Combine a madeira com outros materiais naturais

Como vimos, a madeira é um material muito fácil de combinar. Porém, se você quiser eliminar qualquer possibilidade de erro, fica a dica: combine os elementos amadeirados com outros materiais de origem natural, como pedras e fibras.

Dessa forma, você consegue trazer os ares da natureza para dentro da sua casa, garantindo ainda mais aconchego e leveza para o décor. Se você mora nos grandes centros urbanos, então, essa será uma aposta certeira!

Experimente combinar decks e móveis amadeirados com pedras do tipo São Tomé e fibras de bambu nas áreas externas da casa, como jardins, entorno de piscinas ou varandas gourmet.

Assim, sua área de lazer vai se transformar em um verdadeiro oásis, refletindo toda aquela naturalidade gostosa e peculiar das casas de campo ou casas de praia. Que tal?

Explore todas as vantagens da decoração com madeira

Sabemos que não é de hoje que a madeira é tendência nos projetos de decoração mundo afora. Contudo, com a crescente valorização das composições rústicas, naturais e artesanais, esse material vem ganhando ainda mais destaque no ramo da arquitetura e decoração.

Essa tendência é justificada por um simples motivo: a capacidade da madeira de reunir várias vantagens em um só material. Por isso, quem está pensando em investir nesse tipo de decoração, deve explorar ao máximo todos os benefícios do item.

Dessa forma, o seu décor não passará despercebido. Afinal, quando decoramos a casa com elementos amadeirados, a intenção é justamente fazer com que a madeira roube a cena. Em seguida, você confere como fazer isso em cada cômodo da casa:

Sala

Traga sofisticação e personalidade para sua sala de jantar com uma mesa toda trabalhada em madeira. Se você está com receio de criar um décor demasiadamente rústico, uma boa alternativa é apostar em móveis que combinem madeira com aço ou vidro.

Assim, você consegue aliar rusticidade e modernidade em doses certas para o ambiente. Na sala de estar ou nas demais áreas de convívio social da casa, aposte em poltronas ou estantes amadeiradas. Dê um toque de cor com algum elemento decorativo e capriche na iluminação. Pronto! O resultado estará perfeito.

Quarto

Por ser um material natural e que apresenta excelente conforto térmico, a madeira é sempre uma ótima pedida para os quartos. Além de trazer um ar mais requintado para os dormitórios, os elementos amadeirados vão remeter a sensações de relaxamento e aconchego. E isso tem tudo a ver com esse cômodo da casa, não é mesmo?

Para não pesar o ambiente, combine tons de madeira neutros e mais próximos uns dos outros, como no armário, cabeceira da cama ou penteadeira. Assim, você cria uma uniformidade visual que descansa ainda mais o seu olhar.

Cozinha

Por serem áreas de intensa circulação na residência, cozinhas e áreas gourmet precisam de instalações duráveis e funcionais. Portanto, nada melhor do que a madeira para compor esses ambientes, concordam?

Além disso, com a tendência dos estilos vintage e retrô, você fica livre para ousar um pouco mais no décor, combinando móveis amadeirados com eletrodomésticos em cores vibrantes e azulejos estampados, por exemplo. O resultado ficará um charme!

Banheiro

Foi-se o tempo em que a madeira não era permitida nos banheiros. Basta que o material receba tratamento adequado para áreas úmidas e pronto: você já poderá usar e abusar do item no seu décor.

Aposte no contraste combinando porcelanatos em cores frias com nichos amadeirados e garanta doses extras de sofisticação e aconchego para esse cômodo tão importante da casa!

Aposte em madeira de demolição

Como a madeira é um material nobre, resistente e sofisticado, desde os primórdios da extração o Brasil sofre com problemas de tráfico ilegal. Por isso, quando nós falamos em utilizar madeira na decoração, obviamente estamos nos referimos à madeira legalmente certificada.

Nesse caso, basta conferir a certificação do material junto ao comerciante. Essa certificação é responsável por identificar, por meio do logotipo, os produtos madeireiros originários de práticas legais de manejo florestal. Portanto, fique ligado!

Outra dica valiosa é apostar na madeira de demolição que, como o próprio nome indica, remete a madeiras advindas de processos de demolição de imóveis antigos. Atualmente — e com a crescente tendência das casas eco-friendly — regularizou-se a possibilidade de retirada legal desse tipo de madeira, até porque geralmente elas são peças nobres e muito resistentes.

Cuide da manutenção do material

É claro que um elemento nobre, delicado e de origem natural vai exigir eventuais cuidados de manutenção e limpeza para se manter sempre em bom estado. Ceras, vernizes e impermeabilizantes encabeçam a lista dos materiais recomendados para o tratamento da madeira.

Para as madeiras destinadas às áreas externas e úmidas da residência, o cuidado deve ser redobrado. Nesse caso, o tratamento impermeabilizante é ainda mais específico, de modo a evitar o desgaste precoce da peça e a proliferação de fungos e cupins. Conte com a ajuda de profissionais e lojas especializadas para descobrir o tratamento ideal para o caso.

Pronto! Agora você já sabe como tirar o melhor proveito deste que é um verdadeiro curinga dos projetos de interiores mundo afora, a decoração com madeira. Afinal, utilizá-la no ambiente significa muito mais do que apostar em materiais resistentes e duráveis. Significa aliar charme, imponência e beleza única para o seu décor.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe o post nas suas redes sociais e inspire seus seguidores com essa tendência que nunca sai de moda!