Material de construção: como calcular a quantidade ideal para a obra

por | 04/01/2018

O material de construção é parte essencial da obra e deve ser comprado com cuidado, afinal, investir em qualidade é garantir a segurança do projeto final.

No entanto, para que não haja desperdícios na aquisição ou atrasos na obra por falta de material, é fundamental entender como calcular as quantidades nem que seja para se ter uma ideia geral.

Pensando nisso, preparamos este guia para você saber como realizar esses cálculos sem grandes dificuldades! Continue a leitura e saiba mais!

Areia e cimento

De acordo com as instruções do fabricante, cada metro quadrado de uma obra equivale a 6 litros de cimento, aproximadamente. Você precisará conhecer e medir todas as áreas que receberão esse cimento, incluindo alicerces, reboco, contrapiso etc.

Digamos que você chegou à conclusão de que precisará cobrir uma área de 100 metros quadrados. Assim, será necessária uma quantidade de 600 litros de cimento.

Cada saco de 50 quilos corresponde a 40 litros. Portanto, ao dividir a quantidade total por 40, você encontrará o total de sacos de cimento necessários.

Como calcular a quantidade de cimento

Total de m² da obra x 6 (média de l / m²) = total de litros de cimento

Total de litros de cimento / 40 = total de sacos de 50 kg necessários

Seguindo as instruções indicadas, a cada 6 litros de cimento são utilizados 20 litros de areia (aproximadamente 3 vezes mais). Assim, para os 100 m2 do exemplo, serão necessários 2.000 litros de areia.

No entanto, ela é vendida em metro cúbico (m³). Cada m3 corresponde a 1.000 litros, ou seja, você precisará de 2 m³ de areia para cobrir uma área de 100 m².

Como calcular a quantidade de areia

Total de m² da obra x 20 (média de litros de areia para cada 6 litros de cimento) = total de litros de areia

Total de litros de areia/1.000 = total de m³ necessários

Quantidade de tijolos

O cálculo da quantidade de tijolos necessita duas informações: a área total das paredes e o tipo de tijolo que você pretende utilizar.

Para chegar ao total da área de cada parede, basta multiplicar o comprimento pela altura. Se houver portas e janelas, desconte o espaço que elas ocuparão.

Em seguida, meça o tijolo escolhido e calcule quantas unidades serão necessárias para preencher 1 m².

Depois, basta multiplicar a quantidade de m² de parede pelo número de tijolos por m². Recomenda-se comprar um excedente de 10%, para cobrir possíveis perdas durante a obra.

Fórmula para as paredes

(altura x comprimento) – (altura x largura de portas e janelas) = área em metros

Faça esse cálculo para todas as paredes e some os resultados para obter a área total.

Exemplo

Digamos que o projeto consiste em uma casa com 4 paredes de 3 m x 3 m. Na parede 1, há uma porta de 210 cm x 80 cm; na parede 2, uma janela de 120 cm x 120 cm. As paredes 3 e 4 são inteiras.

Parede 1: [3 (altura) x 3 (comprimento)] – [2,1 (altura da porta convertida em metros) x 0,8 (largura da porta convertida em metros)] = (3 x 3) – (2,1 x 0,8) = 9 – 1,68 = 7,32 m

Parede 2: (3 x 3) – (1,2 x 1,2) = 9 – 1,44 = 7,56

Parede 3: 3 x 3 (sem portas nem janelas, não é necessário diminuir nada) = 9

Parede 4: 3 x 3 = 9

Total de parede = 7,32 + 7,56 + 9 + 9 = 32,88 m²

Quantidade de tijolos por m²

Divida um metro pela área do tijolo escolhido.

1 (metro) / (altura x largura do tijolo em metros)

Recomenda-se acrescentar 1 cm a mais na altura e na largura do tijolo, de forma a considerar o espaço da argamassa.

Exemplo

Vamos escolher para o exemplo um bloco cerâmico (tijolo baiano) de medidas 9 cm x 19 cm x 29 cm. Considera-se apenas a área da face, a que vai formar a “frente” da parede, ou seja, 19 cm x 29 cm.

Acrescentando 1 cm a mais para a argamassa, o tijolo terá 20 cm x 30 cm. Ao converter esses valores para metros, temos 0,2 m x 0,3 m.

Agora, ao cálculo:

1 (metro) / 0,2 (altura) x 0,3 (largura) = 1 / 0,2 x 0,3 = 1 / 0,06 = 16,66 tijolos/m²

Então, serão necessários 16,66 tijolos por metro quadrado.

Cálculo final

M² de parede x Nº de tijolos/m² = total de tijolos necessários

Não esqueça de acrescentar um excedente de 10%.

Exemplo

32,88 (metros) x 16,66 (unidades) = 32,88 x 16,66 = 547,78 unidades de tijolo

Arredondando = 548 unidades

Depois de acrescentar os 10% (55 unidades), chegamos à conclusão de que precisaremos de 603 tijolos.

Metragem de revestimento

O revestimento segue um raciocínio parecido com o do cálculo dos tijolos, com a facilidade de que, normalmente, ele é comercializado em metro quadrado, ou seja, não é necessário calcular as unidades.

Basta tirar a metragem das paredes e pisos a serem revestidos. Você também precisa acrescentar 10% a mais para cobrir imprevistos. No caso de piso instalado em diagonal, o ideal é acrescentar 20%, pois as chances de perda são maiores em função da grande quantidade de ajustes.

Quantidade de tinta

Uma tinta do tipo standard cobre 5 m² por litro. Você precisará, no entanto, considerar quantas demãos serão necessárias para atingir a cor correta.

A fim de definir quantos litros de tinta você vai precisar, basta calcular a área de parede (como fizemos ao calcular o número de tijolos) e teto. Após, divida por 5 e multiplique o resultado pelo número de demãos que pretende fazer.

Fórmula para a quantidade de tinta

[Total de metros (paredes e teto) / 5] x Nº de demãos = litros de tinta

Exemplo

Nossa casa-exemplo tem 32,88 metros de parede. Somando-se a área do teto (9 m) a esse valor, teremos 41,88 m². Para duas demãos, teremos:

(41,88 / 5) x 2 = 8,37 x 2 = 16,74 litros

Quantidade de telhas

Para as telhas, existe um cuidado extra a ser tomado: a inclinação do telhado. Quanto mais inclinado, maior será a quantidade necessária.

Além disso, como os modelos são muito variados, você deve consultar o fabricante para saber a quantidade de telhas por metro quadrado, ou comprar algumas e simular um metro quadrado no chão afim de saber o número de unidades que o preenchem.

Para esse caso, consulte a planta a fim de descobrir a área real do telhado. Em seguida, multiplique pelo número de telhas que preenchem o metro quadrado.

Tamanho da caixa d’água

Para definir o tamanho da sua caixa d’água, o cálculo é bastante simples. Estima-se que, numa casa, uma pessoa gaste 150 litros de água por dia (para o caso de apartamentos, considera-se um total de 200 litros por pessoa/dia).

Assim, basta multiplicar esse valor médio pelo número de moradores ou frequentadores da casa e duplicá-lo, de maneira a formar uma reserva equivalente a um dia a mais.

Fórmula

Nº moradores x 150 l x 2 = tamanho da caixa d’água (em litros)

Exemplo (para uma família de 3 pessoas)

3 (moradores) x 150 l x 2 = 3 x 150 x 2 = 900 l

Calcular corretamente a quantidade de material de construção necessária para realizar a obra dos seus sonhos é o primeiro passo para um projeto bem executado, dentro do prazo e do orçamento.

Portanto, se ficou com alguma dúvida, aproveite para perguntar nos comentários. Adoraremos ajudar!