Definitivamente, Páscoa é muito mais do que um simples feriado. É tempo de casa cheia, crianças de olho nas guloseimas, mesa farta e, claro, almoço em família. Ingredientes perfeitos para celebrar essa data tão especial, não é mesmo? Isso sem falar no décor e iluminação impecáveis para receber os convidados!

Afinal, o verdadeiro significado da Páscoa está na recepção e nas reflexões que esse dia proporciona, reforçando nossas relações interpessoais e tradições familiares. E reunir os entes queridos em volta da mesa para um saboroso almoço em família é uma maneira deliciosa de celebrar esses vínculos, pois incentiva a partilha, a solidariedade e o amor ao próximo.

Para fazer da sua mesa um verdadeiro convite à união familiar, trouxemos neste artigo receitas saborosas que vão reacender as suas memórias e avigorar os bons sentimentos. E o melhor: são 10 opções organizadas de acordo com os instrumentos de preparo!

Quer ver? Então acompanhe o post, reinvente seu cardápio de maneira prática utilizando os utensílios que você já tem em casa, e celebre com sua família!

Receitas para forno elétrico

Não é de hoje que o forno elétrico tem lugar cativo nas cozinhas mundo afora. Prático e ágil, o forninho traz consigo um cardápio extenso de pratos para todos os gostos. Confira algumas das opções que têm tudo a ver com a Páscoa!

1. Bacalhau ao leite de coco

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de bacalhau ao leite de coco para fornos elétricos

Quando falamos em receitas de Páscoa, não tem como escapar: o bacalhau está no topo de todas as listas. Comida típica da gastronomia portuguesa — que a História fez questão de trazer até nós — o prato é reinventado de geração a geração, ganhando versões cada vez mais saborosas e inusitadas.

Você já experimentou preparar o peixe nesta leve pegada agridoce? Além do leite de coco, a receita também leva óleo de coco para refogar e o gostinho característico do azeite de dendê. Basta dessalgar o bacalhau, refogá-lo e levar ao forno para gratinar. 

2. Salmão com batatas

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de salmão para fornos eletricos

De popularidade internacional, o salmão é outra opção que já ganhou o coração (e a mesa!) dos brasileiros, principalmente na Páscoa. A receita tradicional é muito simples: filé de peixe, limão, alho, sal, pimenta e azeite.

Os acompanhamentos também não fogem do convencional: sirva o prato com batatas, pirão e arroz branco. Não tem erro e fica delicioso! 

3. Panquecas de frango

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de panqueca de frango para fornos eletricos

Como não gostar de panquecas? Além de saborosas e fáceis de preparar, são uma excelente alternativa se você quiser fugir da culinária típica da Páscoa. Isso porque as panquecas são pratos versáteis, combinando com diversos recheios e molhos, que é pra ninguém na mesa botar defeito.

Experimente recheá-las com frango, milho verde e ervilha. Essa combinação é leve e saudável. Para o molho, o tradicional molho de tomate cai muito bem. Fique atento na hora de levar a massa ao forno, pois panquecas assam muito rápido. 

4. Petit gateau

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de petit gateau para forno elétrico

Páscoa sem chocolate não é Páscoa, certo? Por isso, não poderia faltar a receita da sobremesa francesa mais cobiçada ao redor do mundo:  o famoso petit gateau. O preparo pode até parecer difícil, mas não é.

O segredo é observar as bordas do bolinho levado ao forno. Assim que elas assarem, é sinal de que o petit gateau está pronto para ser servido: com o recheio super cremoso. Quanto ao acompanhamento, é lei servir a sobremesa com sorvete de creme! Deu água na boca!

Receitas para airfryer (fritadeira sem óleo)

Sim, pode confiar. Não é à toa que essa fritadeira sem óleo está tomando o espaço do balcão principal das cozinhas. É incrível o tanto de comida gostosa (e sem utilizar óleo) que você pode fazer com a panela airfryer. Veja só!

5. Fondue de queijo

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de fondue de queijo para airfryer

Da culinária italiana diretamente para as tradições pascoais! Afinal, um bom queijo tem seu lugar na mesa, não é? A receita é muito fácil: escolha os queijos que você mais gosta, misture-os na panela com um pouco de creme de leite e ligue a airfryer. Sirva com pãezinhos de sua preferência.

6. Bolo de caneca

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de cupcake para airfryer

Aposto que você já conhecia essa receita no microondas, não é? Mas, saiba que fica muito mais gostoso se você fizer o bolinho de caneca na airfryer. Parece até que foi feito no forno, só que muito mais rápido.

Basta utilizar sua receita de bolo habitual e programar a airfryer. É perfeito para o lanche da tarde e as crianças adoram! 

7. Churrasquinho grego

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de churrasquinho grego para airfryer

Nada de quiosques ou barraquinhas de rua onde você não sabe a procedência do lanchinho. Você pode fazer o popular churrasquinho grego na panela airfryer, no conforto e segurança da sua cozinha.

receita não tem segredo: intercale bifes e temperos de sua preferência e leve na airfryer. A dica é fatiar e servir no pãozinho francês. Que tal essa bela entrada no seu almoço de Páscoa?

Receitas para panelas elétricas

O modo de preparo de alimentos em panelas elétricas costuma seguir três passos básicos. O primeiro deles é ligar a panela. Depois, cozinhar e servir. Ou seja, praticidade pura! E diversidade também — ou você pensou que esse tipo de panela só cozinhava arroz? Veja essas opções e inspire-se para compor sua mesa de Páscoa!

8. Berinjela no vapor

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de berinjela no vapor para panelas elétricas

Além de ser uma opção muito leve saudável, esse prato ganha sabores incríveis conforme os temperos que você utiliza, funcionando como uma deliciosa entrada. 

À parte, em uma vasilha de inox, corte duas berinjelas médias em cubos. Misture-as com meio pimentão verde e tomate sem semente picados. Tempere com sal e ervas de sua preferência. Coloque ¼ de xícara de azeite. Encaixe a vasilha na cesta de vapor da panela elétrica. Agora é só ligar, programar a panela e pronto!

9. Picadinho de carne

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de picadinho de carne para panelas elétricas

Aqui você só vai ter o trabalho de escolher a carne de sua preferência, picar os ingredientes e temperar. Quando a água secar, desligue a panela para reforçar o tempero. O segredo para o cozimento ideal é respeitar as recomendações de tempo da sua panela.

10. Estrogonofe de frango

Almoço em família: confira 10 ideias deliciosas para a Páscoa

Almoço em família: Receita de estrogonofe de frango para panelas elétricas

Esse prato é um verdadeiro curinga na cozinha. Não há quem não goste! O preparo tradicional do estrogonofe de frango pode ficar ainda mais prático na panela elétrica. Simples assim: você deixa o frango preparando sozinho; assim que terminar, é só acrescentar os complementos e, por fim, o creme de leite. Fantástico, não?

Viu só? Se a ideia era reinventar seu cardápio de Páscoa aliando praticidade, criatividade e muito sabor no almoço em família, não tem mais segredo. Com essas dicas e receitas, você está pronto para celebrar a vida e brindar os encontros. Aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e reforçar o convite!