Resistentes, versáteis e sofisticadas. Essas características já seriam motivos suficientes para utilizar pedras na decoração da casa. No entanto, existem outros quesitos que fazem das pedras decorativas grandes tendências do mercado A&D: sua manutenção esporádica e seu design único.

Essa beleza ímpar e exclusiva das pedras é capaz de transformar os interiores — e exteriores! — de qualquer residência. Pela versatilidade dos revestimentos rochosos, não será difícil encontrar modelos que dialoguem perfeitamente com o seu décor.

Para facilitar ainda mais a escolha, este artigo lista quatro pedras decorativas incríveis. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Como utilizar pedras na decoração?

Não tem muito segredo. Tudo dependerá basicamente do tamanho do ambiente e do estilo de decoração que você quer para o local. Assim, será possível escolher entre as opções de pedras mais brutas — que compõem uma atmosfera mais rústica e natural — ou as pedras com algum tipo de acabamento e composição, como recortes ou mosaicos.

Quanto ao tamanho do cômodo, se ele for de grandes dimensões recomenda-se ponderar o uso das pedras, limitando-as a alguma parede específica e combinando-as com outros materiais. Desse modo, você evita sobrecarregar a área, o que poderia gerar cansaço visual ou até escurecer o ambiente.

Para os adeptos da decoração rústica, a madeira é o par perfeito da pedra. Já para um décor mais moderno, elementos como o vidro e o aço casam muito bem com revestimentos rochosos. Confira, nos próximos tópicos, como utilizar as pedras decorativas em locais específicos da casa.

Fachadas

As pedras são ótimas alternativas para revestir fachadas residenciais, pois são resistentes à ação do tempo e do clima. Por outro lado, conforme a extensão da fachada, os revestimentos de pedra podem não ser uma escolha muito econômica. De todo modo, a beleza da composição e o custo-benefício estarão garantidos.

Lareiras

Utilizar pedras no acabamento das lareiras é uma tendência que nunca sai de moda. Por ser um material de origem natural, a pedra tem tudo a ver com o clima intimista e acolhedor de toda lareira.

Varandas

Por não sofrer com as intempéries climáticas e por oferecer excelente conforto térmico, as pedras decorativas são opções muito requisitadas para varandas ou demais áreas externas  como no entorno de jardins, piscinas e churrasqueiras.

Banheiros

Quando você utiliza pedras para revestir banheiros ou lavabos — seja nas paredes, seja nas bancadas — o resultado mistura leveza e sofisticação na medida certa para esses cômodos.

Para áreas menores, dê preferência às pedras de tonalidades claras. Para dimensões maiores, está liberado ousar nas pedras escuras, compondo um décor mais denso e arrojado.

Quais são as pedras decorativas mais utilizadas?

Como visto no decorrer do post, as pedras podem ser utilizadas em seu formato bruto ou com acabamentos específicos, o que confere uma dose extra de personalidade para o design. No mercado especializado você encontra uma enorme gama de tonalidades, padrões e texturas para escolher a pedra que mais harmoniza com o seu décor.

Abaixo listamos as principais. Veja!

1. Pedras mineiras

Elas são as queridinhas do momento! As pedras mineiras — como as clássicas São Tomé e miracema — são antiderrapantes, não absorvem o calor e são resistentes às intempéries climáticas. Assim, fica fácil entender por que são tão apreciadas, não é mesmo? Além disso, cada peça tem um design único!

Pedra São Tomé

A legítima pedra São Thomé é bastante utilizada em sua forma natural, devido ao design característico. Outra vantagem desse tipo de acabamento é o preço mais acessível.

Por outro lado, ela apresenta um nível menor de resistência a riscos e impactos se comparada às outras pedras. Por isso, não é recomendada para locais de intensa atividade, como bancadas de cozinha.

Pedra miracema

Sabe aqueles caminhos de jardim? Então! As pedras miracema são alternativas muito utilizadas para trilhar essas áreas, assim como em demais áreas externas. O mix pedra + vegetação cria uma atmosfera sofisticada e convidativa, mas sem abrir mão do conforto e da funcionalidade do local.

Pedra madeira

Ótima opção para os adeptos de um ambiente mais rústico, sobretudo se escolhida em sua forma bruta. É muito utilizada para revestir paredes e muros.

Pedra canjiquinha

As pedras do tipo canjiquinha são cortadas em filetes, mas sem perder sua estética original. Elas são perfeitas para compor um design mais uniforme e discreto, sendo indicadas tanto para ambientes internos como externos, em colunas ou fachadas.

2. Mármore

O mármore é uma pedra de altíssimo padrão, representando o que há de mais elegante quando falamos em pedras decorativas. Seu acabamento luxuoso, aliado ao conforto térmico, justifica o preço elevado do material.

A desvantagem das pedras mármore, por sua natureza mais delicada e porosa, é absorver água com facilidade. Por isso, o mármore demanda cuidados extras de manutenção para evitar manchas e riscos em sua superfície  assim, ele não é recomendado para áreas externas.

3. Granito

Assim como o mármore, o granito é um clássico quando falamos em pedras decorativas. Ele sai na frente nos quesitos durabilidade e economia, apresentando excelente custo-benefício e maior resistência a riscos e variações de temperatura.

Isso se deve ao fato de o granito ser uma pedra mais dura e menos porosa do que o mármore  ou seja, sem tantas fendas. Por essas características, ele é muito utilizado para revestir bancadas de banheiros e cozinhas.

Além disso, os granitos estão disponíveis em uma enorme gama de cores: desde o branco até o preto. Assim, fica fácil encontrar o tom exato para o seu projeto!

4. Basalto

Conhecido também como pedra-ferro, o basalto é considerado a pedra em maior abundância na superfície terrestre. No Brasil, é encontrado principalmente na região sul do país. Por apresentar alto grau de rigidez e resistência, há muito tempo é um material consolidado na construção civil.

Nos projetos residenciais, os revestimentos em basalto são bastante requisitados devido ao excelente conforto térmico que proporcionam. Ou seja, a pedra absorve calor durante o dia e libera esse calor à noite  evitando, assim, dias muito quentes ou noites muito frias.

O basalto geralmente é acinzentado, podendo apresentar pequenas nuances esverdeadas ou amarronzadas. Neste último caso, dão aquela impressão de parede de tijolinhos. Também são bastante utilizados para formatar calçadas, caminhos de jardins ou pisos elevados.

Agora sim! Com essa leitura você já está apto a escolher as pedras decorativas que mais combinam com o seu projeto e estilo de decoração. Lembre-se: antes de fazer o investimento, é preciso pesquisar as lojas com atenção para encontrar fornecedores especializados e reconhecidos no ramo.

Só assim será possível garantir materiais de alto padrão, com garantia de qualidade e procedência. Afinal, principalmente quando o assunto é obra, não dá para jogar dinheiro fora, não é mesmo? Falando nisso, aproveite este post e descubra o que fazer com a sobra de material de construção!