Decoração geek: deixe o quarto do seu filho adolescente mais moderno

por | 14/05/2018

Criatividade e personalidade em doses certas: essa é a fórmula da decoração geek. Apesar de parecer complexa à primeira vista, não é difícil colocá-la em prática. O segredo dessa dosagem consiste em trazer para o décor os traços mais marcantes da cultura pop que norteiam a rotina dos adolescentes.

Filmes, séries, games, livros… Descubra a temática geek que mais inspira o seu filho e mãos à obra! A regra básica é priorizar os gostos dele de modo que o quarto reflita ao máximo a personalidade do adolescente. Afinal, todo geek adora se sentir bem representado.

Não tenha medo. Com alguns truques simples e um pouquinho de equilíbrio, é perfeitamente possível incorporar o universo geek ao design do quarto sem prejudicar a organização, a uniformidade e a harmonia dos interiores da casa. Quer ver?

Defina o tema e inspire-se

Se não há dúvidas de que a nossa casa é o reflexo de quem somos, o quarto do adolescente, então, nem se fala! É nesse local que ele concentra suas preferências, inspirações e tudo o que forma o seu jeito de ser.

Por isso, antes de fazer uma decoração geek no quarto do seu filho, nada mais apropriado do que contar com ele para definir os temas, não é mesmo? Parece óbvio, mas muitas vezes os pais acham que conhecem bem o gosto do filho e, na verdade, descaracterizam o décor com suas opções pessoais.

Para não cair nesse erro, lembre-se sempre que o quarto é do adolescente. Portanto, vocês devem escolher juntos a temática! Hora de degustar o maior balde de pipoca possível, enquanto “maratonam” gibis, videoclipes e Netflix.
Nada mal para começar 😉

Os filhos do pop. Com um toque de personalidade!

Filmes clássicos, ficções intergalácticas, figuras de super-heróis, games, fórmulas químicas, físicas, matemáticas e outras complexidades do gênero… Independentemente da temática geek escolhida, a dica de ouro para acertar no décor é trabalhar características que remetam ao estilo pop, bem definidas dentro de espaços lógicos e com a personalização fascinante! Continue conosco para entender, e que a força esteja com você…

De imediato, o POP ART STYLE — no Brasil, conhecido como pop — oferece os ingredientes básicos para nortear a bússola da decoração no quarto geek:

  • Forte uso de cores sólidas. Mas muita calma, não significa tinta congelada! As cores sólidas são aquelas tonalidades que menos apresentam brilho em sua composição: ponto positivo para tintas foscas, ponto positivo para decorações com pouco refletoras. 
  • Domínio das cores primárias. O quarto geek clama por azuis, amarelos, vermelhos… O verde também entra no menu, apesar de integrar uma outra família colorida.
  • Fascínio pelos grafismos e tipografismos. Se o dono do quarto é um grande fã da saga Harry Potter, dos super-heróis das histórias em quadrinho ou dos jogos do Super Nintendo, por exemplo, que tal explorar essas temáticas através de desenhos, impressões emolduradas ou letreiros únicos? É econômico e muito versátil!

“Melhor aprender equilíbrio. A chave é equilíbrio.”

Essa frase foi dita por Pat Morita em 1984, quando o ator deu vida ao icônico Mestre Miyagi no filme Karate Kid: A hora da verdade. Todavia, não há conselho melhor na hora de decorar o quarto no estilo geek: equilíbrio é a chave!

O segredo é trabalhar a decoração de forma bidimensional, com aplicações bem demarcadas no ambiente. Isso quer dizer: o quarto geek já anuncia logo de cara o assunto ou o personagem que norteia a composição! Para conseguir esse efeito, basta que todos os elementos destacados organizem-se de forma bem racional — grupos de cores, por exemplo. Experimente usar cores neutras — destaque para o preto, muito usado em quadrinhos — nos mobiliários ou entornos.

Camufle e use!

Com tanta vivacidade nas cores, é fácil encontrar aposentos geeks pecando pelo excesso… Como, então, combater esse temível vilão?
A resposta é explorar mais do que a superfície colorida. Afinal, ainda que diminua-se a paleta de cores, nosso cérebro reconhece prontamente padrões famosos de forma e textura! Use o contorno, use o formato, camufle e use algumas ideias:

  • mesinha de centro inspirada em um cubo mágico;
  • almofadas com estampa de poá remetendo aos cogumelos do Super Mario;
  • adesivos em formato característico do PacMan;
  • escrivaninha revestida por páginas de quadrinhos do Homem-Aranha.

Essas são dicas simples e criativas para complementar o décor com elementos originais, e que podem facilmente variar as cores para harmonizar com a linguagem geek escolhida.

Invista no preciosismo

No conceito geek, tudo deve ser muito original e criativo. Afinal, estamos falando de uma proposta que valoriza os traços mais característicos das diversas temáticas da cultura pop. Isso significa que, para ter um quarto que realmente evidencie o tema geek de sua preferência, é preciso investir no preciosismo.

Essa tarefa não é difícil. Ela consiste, basicamente, em explorar os detalhes e diferenciais de cada temática. Enquanto estiverem planejando a decoração do quarto, você e seu filho devem se perguntar: o que podemos incluir de original na decoração desse quarto? Esse é um grande passo para acertar no décor geek.

Sabe aqueles bonecos dos personagens do desenho animado que o seu filho mais gosta? Pois é! Muitas vezes essas action-figures são objetos raros, peças de colecionadores. Ou seja, são opções perfeitas para trazer aquele diferencial para o quarto. Vale a pena procurar por eles nos mercados especializados.

Se a arquitetura e os acabamentos do quarto permitirem, que tal investir em uma janela de blocos de vidro inspirados no jogo Tetris? É só pintar os blocos de cores diferentes sugerindo os encaixes do jogo. O resultado fica surpreendente, original e muito divertido!

No entanto, se a ideia é economizar e não fazer grandes intervenções, eis um grande aliado da decoração geek: as peças de LEGO! Não há quem resista ao brinquedo dinamarquês que há tempos ganhou o mundo. Chaveiros, porta-trecos e até porta-retratos são só alguns objetos que você mesmo pode criar a partir do LEGO.

Que tal usar como cabides aqueles joysticks velhos que não funcionam mais? Fixe-os em uma placa de plástico, parafuse-os na parede e tenha um cabideiro que é a sua cara!

E o interruptor da luz? Com um pouquinho de tinta preta e branca você consegue criar o “lado negro da força” em apenas um toque! Para os cientistas de plantão, experimentem customizar um relógio de parede onde as horas são dadas pelas operações matemáticas.

Viu só? As inspirações da decoração geek não param por aí. Quanto mais você observar os detalhes de cada temática, mais fácil será trazê-los para o quarto do seu filho  ou até para o seu próprio quarto. Afinal, o décor geek não é restrito às crianças ou aos adolescentes.

Quantos de nós também não somos aficionados por séries, filmes, desenhos e seus personagens inspiradores? Pois é! Você pode começar aos poucos, com fotos e murais que remetam às suas preferências do universo geek. Gostou da ideia? Então, não deixe de conferir este post sobre como usar fotografias na decoração!