Revestimento de madeira: saiba como aplicar na sua casa

por | 08/05/2018

Mais do que uma tendência, o revestimento de madeira já é uma unanimidade quando a intenção é adicionar beleza, aconchego e sofisticação ao design da casa. Tudo isso só é possível graças à versatilidade desse material  que costuma ir bem com tudo, tanto em composições mais rústicas quanto nas mais modernas.

Basicamente, o que define o estilo da decoração é a forma como você aplica a madeira e as combinações feitas com o restante do décor, como os móveis e os demais objetos do ambiente.

No entanto, qualquer que seja a combinação escolhida, uma coisa é certa: sua casa sairá ganhando em conforto, elegância, durabilidade  além de várias outras vantagens que só os revestimentos amadeirados são capazes de reunir. Gostou da ideia? Então, acompanhe a leitura e aprenda a tirar o máximo proveito desse material!

Aplicações do revestimento de madeira

Talvez a grande vantagem da madeira seja o fato de que essa matéria-prima está disponível em várias espécies, possibilitando diversas dimensões, texturas e tonalidades para que você possa revestir os ambientes exatamente do jeito que desejar. Quanto às aplicações, listamos abaixo as mais comuns.

Painéis em folhas

Esse tipo de revestimento poderá ser fixo à moldura de ripas com pregos ou parafusos. Se optar por parafusos, eles deverão ser posicionados com espaçamento igual entre si. Outra opção é utilizar cola para painéis. Basta aplicá-la nas ripas e pressionar a folha firmemente.

Ripas na parede

Nessa opção são feitos furos-piloto nas ripas para encaixar os pregos de alvenaria. Isso evita que a madeira se lasque, caso seja mais fina. O procedimento consiste em colocar o prego em uma das extremidades e nivelar a ripa para pregar a outra extremidade. Para melhor fixação e acabamento, recomenda-se colocar mais pregos ao longo da ripa.

Apoio de pé

Essa é uma alternativa bastante simples e prática para manter um painel levantado do chão. Basta fixá-lo utilizando dois pedaços de madeira como apoio de pé, posicionados em formato de cruz um sobre o outro.

Ambientes em que ele pode ser aplicado

Mesmo sendo um material muito versátil, existem alguns truques para explorar o máximo potencial da madeira em alguns cômodos específicos da casa. Para que você elimine qualquer risco de erro, considere que as áreas sociais e íntimas da residência — como salas e dormitórios — são ambientes perfeitos para investir em revestimento de madeira.

Saiba mais:

Salas

Salas revestidas com pisos de madeira e decoradas com móveis também amadeirados são um verdadeiro must have no design de interiores. Afinal, a sala é a porta de entrada da casa e, assim, nada melhor do que receber os convidados com aquele clima acolhedor que só a madeira proporciona.

Para tornar a área de convívio social ainda mais aconchegante, invista nos racks e painéis amadeirados na sala de TV e em sofás de estilo retrô na sala de estar  como aqueles que têm a estrutura de madeira aparente. Para a sala de jantar, aposte em uma mesa toda de madeira ou com detalhes em vidro e aço.

Quartos

Pisos em madeira maciça proporcionam o conforto térmico ideal para as áreas íntimas da casa. A durabilidade é enorme e, por isso, esses pisos têm um ótimo custo-benefício.

Independentemente do cômodo, vale lembrar que a instalação requer mão de obra especializada, pois o contrapiso precisa estar devidamente impermeabilizado, plano e bem curado para garantir o melhor resultado.

Além de paredes e pisos, a madeira vem ganhando destaque nos quartos também por conta da tendência do estilo rústico. Tem muita gente trocando os armários planejados pelo aconchego indiscutível dos móveis de madeira. Fica um charme!

Se você está com receio de sobrecarregar o ambiente, uma dica é priorizar tonalidades neutras e mais próximas umas das outras na madeira escolhida para revestir e decorar. Assim, você cria uma uniformidade visual que descansa a visão e estimula a atmosfera de relaxamento dos quartos.

Áreas externas

Os exteriores da casa têm tudo a ver com uma decoração natural! Por isso, a madeira sai ganhando também nesses ambientes, sobretudo se combinada com outros materiais naturais, como pedras e fibras. As pedras podem ajudar a revestir o jardim e as fibras — como bambu e rattan — podem aparecer em cadeiras, banquetas e demais peças decorativas.

No piso, os decks amadeirados são os grandes campeões do revestimento em jardins, varandas, áreas de churrasqueira e piscinas. No entanto, por estarem mais sujeitos à umidade e a variações climáticas, os revestimentos externos demandam cuidados extras de manutenção para que fiquem brilhantes e conservados por muito mais tempo.

Vantagens de investir nesse material

Quer ver por que você deve utilizar revestimento de madeira? Abaixo nós listaremos os benefícios desse material para que não reste nenhuma dúvida na hora de escolher os acabamentos da residência. Veja!

Delimitação

O conceito aberto nunca esteve tão em alta. Entretanto, é muito comum delimitar pequenas áreas da casa para trazer mais conforto e privacidade aos ambientes. É aí que entra a madeira. Dentre tantas vantagens, ela pode ser utilizada também para dividir espaços.

Uma meia parede amadeirada com buracos vazados, por exemplo, é uma maneira belíssima de delimitar algumas áreas abertas da casa  como a divisa entre o living e o bar ou entre o home office e a biblioteca. Que tal?

Sofisticação

Por ser um material nobre e de beleza única, a madeira compõe um design ímpar para a sua casa. Seja em composições mais minimalistas, seja em composições mais arrojadas, os revestimentos amadeirados dão a qualquer ambiente um grau a mais de elegância e imponência, muitas vezes remetendo a antigos casarões e fazendas de luxo.

Aconchego

Todo mundo sabe que essa é a característica suprema da decoração com madeira. Você sabe dizer por que os ambientes revestidos com madeira serão sempre mais acolhedores e aconchegantes?

Isso se deve à origem do material que, por si só, já traz os ares de relaxamento da natureza para dentro do lar. Além, é claro, do conforto térmico, já que esse material ajuda a manter a casa aquecida no inverno e fresca no verão.

Versatilidade

Já falamos, mas nunca é demais lembrar: a madeira vai bem com praticamente todos os estilos de decoração. Apesar de sua imponência natural, ela nunca “rouba a cena”.

Pelo contrário, conforme as tonalidades e texturas escolhidas, os revestimentos amadeirados dialogam perfeitamente tanto com decorações mais rústicas quanto com as mais modernas.

Durabilidade

Essa é outra característica que associamos à madeira quase de forma instantânea. De fato, esse material é bastante resistente devido à sua origem. Mesmo assim, na fabricação de pisos, painéis e peças de mobiliário, o item passa por uma série de tratamentos específicos para garantir uma durabilidade ainda maior  como a impermeabilização contra a ação de fungos ou cupins.

No entanto, lembre-se: antes de investir no revestimento de madeira, é essencial certificar-se sobre a origem das peças com fornecedores especializados. Assim, você garantirá um material de qualidade, alto padrão e ecologicamente correto para valorizar ainda mais os ambientes da sua casa.

Se você gostou do post, curta a nossa página no Facebook e não perca nossos conteúdos exclusivos sobre o universo da construção!