Quando se fala em estilos de décor, um conceito tem ocupado o espaço de queridinho do momento: a decoração industrial. Essa tendência caiu no gosto popular graças ao seu minimalismo e capacidade de criar ambientes cheios de aconchego, memórias afetivas e personalidade.
Nascida entre as décadas de 50 e 70, nos Estados Unidos, a decoração industrial veio da necessidade de conferir beleza aos grandes galpões que eram transformados em lofts. Tanto que uma das principais características do estilo é o conceito de ambientes amplos e integrados.
Para que você entenda o conceito e saiba como aplicá-lo em sua casa, listamos algumas dicas preciosas. Aproveite para deixar seu lar com ares cosmopolitas. Confira!
1. Estrutura aparente
Essa talvez seja a característica mais forte da decoração industrial. Se na sua casa existem vigas estruturais e canos aparentes, destaque-os como um elemento decorativo.
O segredo é criar equilíbrio e harmonia. É possível, por exemplo, revestir vigas com madeira ou aço. Além disso, você pode pintar os canos com cores vibrantes ou usá-los como base para exposição de itens decorativos.
2. Paleta de cores
De uma forma geral, o cinza é predominante no estilo industrial. São encontrados no mercado, inclusive, azulejos que lembram as paredes de estações de metrô e tintas que imitam a textura do concreto.
Como os tons neutros predominam, a cartela de cor inclui branco e preto. Os toques de cor aparecem em objetos de decoração e móveis. Invista ainda nos tons dourados e acobreados para complementar o ambiente.
3. Revestimentos
Alguns revestimentos são bem-vindos. O cimento queimado é uma opção muito procurada para pisos, paredes e até para o teto! Se você não é tão ousado assim, procure investir em porcelanatos rústicos que imitam esse material.
Outros materiais muito utilizados são:
-
o ferro fundido, que pode estar em acabamentos como rodapés e bancadas;
-
o aço escovado, muito presente em cozinhas e banheiros;
-
a madeira de demolição, usada em painéis, portas e janelas.
4. Iluminação
A iluminação é um fator importante na hora de refletir o estilo industrial na sua décor. Luminárias pendentes são um elemento indispensável. Dê preferência àquelas feitas de cobre ou ferro e use lâmpadas com filamento de carbono!
Outra característica indispensável são os fios aparentes. Eles dão uma pegada bem urbana para o ambiente. Uma boa dica é combinar o uso dos fios aparecendo com pontos focais.
5. Calhas e conduítes
Está aí um detalhe marcante nesse estilo, para quem não consegue se adaptar aos fios expostos. As calhas e conduítes são uma forma prática de esconder os fios e criar novos pontos de iluminação.
Além disso, o desenho deles nas paredes e tetos garantem um charme extra. De uma forma geral, conduítes são feitos de aço galvanizado. Na composição final do ambiente, isso traz beleza e modernidade.
6. Paredes de tijolos aparentes
Como ter elementos estruturais expostos é a característica básica do estilo, as paredes de tijolos aparentes não poderiam ficar de fora. Elas, inclusive, se encaixam bem na decoração do quarto, da sala, da cozinha e até mesmo do banheiro.
O segredo de seu charme está na paginação que você vai escolher na hora de instalar. As formas que mais fazem sucesso são espinha de peixe e amarração. Além disso, você pode dar um estilo extra pintando de branco ou preto, por exemplo.
7. Móveis
Escolha seus móveis para terem mais de uma função, criando, assim, integração dos ambientes. Bancada da cozinha americana que também é mesa de jantar, bancos que viram mesinhas de cabeceira e sofás-cama são muito usados.
Outra dica é o mix de móveis de estilos complementares. O vintage, por exemplo, traz ainda mais personalidade aos ambientes. Invista em camas em ferro fundido, sofás com linhas retas e mesas de madeira.
Agora que você já tem uma boa ideia de como usar a decoração industrial em sua casa, aproveite para mostrar esse estilo para todo mundo e compartilhe essas dicas em suas redes sociais!