Deixar a casa confortável e do nosso jeito é apenas uma das diversas vantagens de planejar a decoração de um ambiente. Decorar é mais do que apenas uma preocupação estética — é a manifestação de quem somos, do que revelamos para o mundo e da forma que esse mundo reflete em nossas almas.
Por isso, ao enumerar as tendências de decoração para 2018, não podemos nos esquecer: além de caminhos a seguir, tendências são reflexos de assuntos relevantes que acontecem dentro de um breve recorte de tempo.
Quer saber quais são essas preocupações e o que significarão na decoração para o próximo ano? Então confira no texto abaixo.

Antessala e Sala de Jantar da Situar Arquitetura, usando tons suaves e convidativos.
1. Cores neutras
Alguns profissionais indicam que esse será o ano da intelectualidade no universo do design. Por isso, prepare sua palheta neutra! Ela estará inserida na decoração e em todos os cantos da sua casa.
Hoje em dia, a busca pela paz interior e pelo equilíbrio na vida — tanto profissional quanto pessoal — é uma questão que domina muitas áreas: desde os esportes e a culinária até, é claro, a decoração. O objetivo é criar um ambiente mais calmo e relaxante, propício para descansar após dias estressantes, e nesse caso não há nada melhor que tons que evocam a paz visual.
Por isso tons neutros e leves serão uma forte tendência para paredes e acessórios de decoração em 2018: a neutralidade da cor retorna ao ano tanto em peças simples quanto em ambientes mais sofisticados, como uma forma de levar paz e tranquilidade aos ambientes.

A cor tendência de 2018, segundo o Instituto Pantone, é o Ultra Violet.
A cor PANTONE do ano: Ultra Violet
A coloração do ano, de acordo com o Instituto Pantone, representa “o vasto e ilimitado céu noturno, simbolizando o que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.”
A escolha por cores e tons suaves reflete, de certo modo, o tempo em que vivemos, em que o retorno da leveza é altamente apreciado. A simplicidade mostra e guia o modo de vida hoje. E na decoração, o retorno dos tons neutros e brilhantes reflete bem essa sugestão.
2. Madeira como prioridade

O Quarto do Bebê elaborado por Marco Reis usa móveis amadeirados e elementos naturais como a palha.
Figurinha recorrente em listas e recomendações de tendências, parece que a madeira desfilará outra vez pelos cômodos Brasil afora. Ela será muito bem-vinda para aquecer a decoração e, desta vez, ganhará um uso mais rústico ou em formas e cores mais leves. Para 2018, a aposta é usá-la em contraste com materiais frios, como metais e pedras.
A madeira será fortemente recomendada pelos profissionais como o material predominante. Na mesma linha “orgânica” e “natural”, a cortiça, a argila e as pedras naturais também ganharão espaço, principalmente trabalhando sensações de conforto e aconchego.
O toque rústico, com uso de pedra e madeira, não aparecerá apenas no chão. Também transformará a aparência de paredes, bancos, cadeiras, prateleiras e diversas peças do mobiliário nacional.
Entretanto, tenha em mente que produtos naturais, como madeira e pedras, precisam de cuidados para manter-se em boas condições e com a aparência original. Especialmente se ficarem ao ar livre, expostas a elementos climáticos potencialmente danosos, as peças de madeira requerem zelo.
3. Elementos naturais na composição

A Sala Central projetada por Dodora Gontijo tem elementos naturais presentes na temática dos quadros, além da madeira em destaque.
As tendências de 2018 já estão chegando, e é possível ouvir o som que fazem. Isso mesmo. Elas cantarolam uma canção conhecida que diz “Deixa acontecer naturalmente”!
Tal revelação justifica o grande número de estampas naturais que revestem móveis e estruturas. No sofá, no tapete, nos quadros da parede… De forma geral, reflete-se aqui e no item anterior um retomar das raízes, uma tentativa de conectar o modo de vida moderno com elementos do passado que merecem ser apreciados.
E a onda orgânica não invadiu apenas as figuras. Outra presença ilustre — dessa vez no campo das texturas — é a tela natural ou tela de palha. O material trançado já apareceu outras vezes em assentos e cadeiras, e retorna como tendência de decoração para 2018 aplicado até mesmo nos móveis!
4. Ambientes com atenção difusa

Ambientes com atenção difusa configuram tendências de decoração para 2018, garantindo que cada visual seja apreciado por inteiro.
Uma extensão da busca pela leveza e tranquilidade mencionada acima, para além das cores neutras, será também muito utilizada a transparência. Objetos transparentes absorvem formas e cores adjacentes, permanecendo no conceito de neutralidade aparente.
Como vivemos em um país farto em luz solar durante grande parte do ano, a tendência será construir casas e apartamentos com amplas aberturas. O excesso de luz refletirá também na busca pelo brilho, que será maximizado pelos tons claros. Entretanto, a iluminação natural abundante não combina com decorações pesadas e requer um ambiente pouco contrastante. Por isso, dê a vez para decorações discretas e sem chamarizes.
Aqueles que abraçarem a ideia devem combinar cores claras e discretas com objetos em formas suaves e pouco chamativas. Mesmo os amantes de decorações dramáticas e fãs de contrastes podem flertar com a leveza e beleza da luz natural.
5. Preciosismo em detalhes

A Cozinheta de Isabela Bethônico ganha charme especial com a decoração, que usa de artesanato a porta-tempeirinhos.
O consultor em administração Stephen Kanitz ditou certa vez: “Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes”. E a frase soa ainda mais atual aliando-se ao item número 4!
Nesse contexto de tons neutros e atenção difusa, cabem aos detalhes pontuar ambientes de forma única, conferindo personalidade e originalidade. Livros, revistas e jornais, assim como CDs e discos de vinil, serão frequentemente utilizados como objetos decorativos de interior e podem trazer um charme pessoal ao espaço. Afinal, poucas pessoas — além de você — tem aquele LP clássico da Banda Molejo que merece ser destacado na sala de visitas!
O artesanato é outro traço da linha preciosista adotado nas tendências de decoração para 2018. Em especial a cerâmica artesanal, queridinha dos mineiros. Leve para sua cozinha cumbucas, copos e pratos do material, enriqueça o home com pequenas esculturas e artigos manuais, ou coloque a cerâmica nos vasos de jardim!
Para abrigar os itens, use e abuse dos aparadores, suportes de centro ou mesmo compartimentos vagos no armário. Caso tenha problemas com a gravidade — crianças em fase de desenvolvimento e animais como gatos, curiosos por natureza, são poderosos agentes dessa força planetária — fixe a decoração com fitas adesivas para quadros.
Decorar a casa é uma tarefa de prazer indescritível! E agora que você já está por dentro das tendências de decoração para 2018, que tal inspirar-se ainda mais e conferir algumas dicas para escolher móveis para a área externa de sua casa?
Todas as fotografias utilizadas fazem parte do PressKit de divulgação da CASACOR MINAS GERAIS 2017.