Massa-Corrida-Conheca-os-Tipos-e-Como-Aplicar-Corretamente-1668198515

Massa Corrida: Conheça os Tipos e Como Aplicar Corretamente

por | 18/11/2022

Primeiro, Entenda O Que é Massa Corrida e Para Que Serve!

Quando vamos iniciar uma construção, uma reforma ou já estamos realizando uma obra, existe uma série de produtos em material de construção com os quais devemos nos atentar e garantir que não falte na lista de material para obra.
Um exemplo de material de construção indispensável para que sua obra seja finalizada de maneira adequada é a massa corrida. Você sabe o que é ou para o que serve a massa corrida exatamente?
Se essas são dúvidas que perpassam sua cabeça em relação a esse material de construção, continue lendo este artigo que nós, da Cristiano Casa & Construção, iremos te explicar detalhadamente o que é a massa corrida, para que serve, quais são os tipos e qual é o passo a passo para aplicá-la sem erros.
Antes, é preciso apenas ressaltar a importância de comprar seu material de construção em uma loja de material para obra confiável, com qualidade dos produtos comprovada e bom atendimento. Assim, você não terá dores de cabeça ao longo da obra e poderá contar com especialistas na escolha de seu material de construção!
Para isso, você precisa conhecer a Cristiano Casa & Construção! Somos uma loja de material de construção localizada em Belo Horizonte e que, para sua facilidade, também possui uma loja virtual. Se está procurando um ótimo custo-benefício, acesse nosso site e conheça a Cristiano Casa & Construção clicando aqui.
Agora que você já conhece nossa loja de material para obra, vamos explicar o que é a massa corrida e porque ela é tão importante para que sua obra seja finalizada com sucesso.
A massa corrida é um material de construção bastante utilizado na preparação e na finalização de superfícies que irão receber novas pinturas ao final da obra, como paredes, teto e chão. Ela é um material de construção indispensável para que o acabamento das superfícies seja bonito, liso e uniforme.
Sua fabricação envolve alguns elementos com propriedade selante presentes em uma mistura de várias matérias-primas. Por exemplo, os componentes comumente utilizados na fabricação da massa corrida são: água, calcita, bentonita, bactericida, CMC, dispersante ou parafina, emulsões, entre outros produtos.
A aplicação da massa corrida traz algumas vantagens para a obra, inclusive, no que diz respeito às tintas que serão utilizadas. Isso acontece porque a massa corrida é capaz de reduzir a porosidade da parede que receberá a cor, reduzindo também a quantidade de líquido que será absorvido por ela, o que diminui, assim, o consumo de tinta.
Outro benefício da massa corrida é o fato de que sua fórmula garante uma maior agilidade no processo de lixamento da superfície e lhe garante uma maior durabilidade, além de evitar o desnível das superfícies e remover bolhas, trincos e demais imperfeições.
Atualmente, existem no mercado duas variações desse produto: a massa corrida de PVA e a massa acrílica. Antes de partir para o passo a passo de aplicação da massa corrida, nós iremos te explicar as principais diferenças entre esses dois tipos.
Embora ambas desempenhem a mesma função de nivelar as superfícies da construção, a massa acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes externos, quanto em ambientes internos.
Já a massa corrida de PVA é indicada somente para uso em ambientes internos, pois, ainda que seja mais barata, não oferece resistência à umidade e chuvas, proteção necessária para paredes externas oferecida somente pela massa acrílica.
Dessa maneira, antes de tomar a decisão e para garantir que seja correta, é necessário conversar com especialistas e considerar se o local da reforma será de um ambiente seco ou úmido. Vale lembrar que alguns ambientes internos também são considerados ambientes úmidos, como é o caso da cozinha e do banheiro.
Portanto, esteja atento ao tipo de massa corrida que será utilizada em sua construção, inclusive porque, caso a escolha não seja feita de maneira adequada, a parede apresentará problemas futuros, como esfarelamento, bolhas ou mofo.

Material Para Obra: Dicas e Passo a Passo Para Aplicar Massa Corrida e Evitar Erros

Para aplicar a massa corrida sem cometer erros, é importante ter em mãos alguns itens, sendo eles:
1. Espátula de aço;
2. Desempenadeira de aço;
3. Lixas;
4. Selador;
5. Rolo de pintura;
6. Materiais de segurança, como luvas, máscara, óculos de proteção e roupas fechadas.
Agora, siga o passo a passo que nós, da Cristiano Casa & Construção, preparamos para você realizar a aplicação da massa corrida sem erros:

1. Preparando a Superfície

É fundamental que a superfície esteja bem limpa e livre de sujeiras, mofo, poeira, manchas, partículas soltas, pinturas antigas e qualquer irregularidade. Se julgar necessário, é possível limpar a superfície com água e detergente neutro e, nos pontos de mofo, passe uma mistura de água e cloro.
Quando a superfície estiver seca, lixe-a com uma lixa nº 180 e retire o pó com o auxílio de uma vassoura ou um pano macio. Não tenha pressa, aplique a massa corrida somente após a parede estar devidamente seca e limpa, caso contrário, o resultado não será o desejado, visto que a presença de impurezas dificulta a aderência da massa à superfície.

2. Prepare a Massa

Essa etapa deve ser realizada somente conforme as orientações dadas na embalagem pelo fabricante, mas, de maneira geral, as massas corridas disponíveis no mercado já vêm prontas para uso.

Caso sua mistura esteja muito dura, dilua a massa com água na proporção de 5 a 10% do volume e bata bastante até que ela fique homogênea.

Lembre-se que o tempo limite para uso é até 24 horas no máximo.

3. Aplique a Massa

A aplicação deve começar a ser feita pelo canto da superfície em direção ao centro e, de preferência, seguindo de baixo para cima. Com a espátula, você deve retirar de dentro da embalagem a quantidade adequada de massa e colocá-la sobre a desempenadeira.
Com a espátula, coloque a massa corrida pela lateral maior da desempenadeira e, enquanto estiver esticando a massa sobre a superfície, esteja atento para garantir que ela fique fina e uniforme.

Também é importante aplicar camadas em pequenos espaços, para que, em mais ou menos 2 minutos, você consiga retirar o excesso de massa com a desempenadeira.

Se você está buscando um melhor resultado, a dica é aplicar duas demãos de massa sobre a superfície, assim, a primeira irá corrigir as principais imperfeições e a segunda, deixará a superfície bem lisinha, finalizando-a.

4. Finalização

Deixe secando por, pelo menos, 24 horas entre uma demão e outra. Assim, após mais ou menos 3h desde a aplicação da segunda demão, a superfície estará pronta para receber a pintura.
Para finalizar, lixe a superfície novamente, mas usando uma lixa fina dessa vez, apenas com o intuito de garantir que o resultado seja o mais uniforme possível e a superfície já estará pronta para receber a tinta!

Massa Corrida e Outros Tipos de Material de Construção é na Cristiano Casa & Construção

Agora que você já sabe qual massa corrida é a mais indicada para cada ambiente e também já aprendeu como fazer sua aplicação corretamente, venha garantir todo o seu material de construção na Cristiano Casa & Construção!
Em nossa loja, você encontra linhas completas de todos os tipos de material de construção com preços justos e pagamento facilitado. Ficou interessado?

Acesse nosso site ou faça seu orçamento pelo WhatsApp agora mesmo!