Chuveiro | Como Realizar a Instalação Você Mesmo

por | 28/06/2022

Aprenda a Trocar o Chuveiro Residencial Você Mesmo

Os Itens Indispensáveis do Seu Banheiro

Quando chega a hora da famigerada obra ou reforma, a chuva de informações pode acabar deixando tudo um pouco mais confuso. Afinal, escolher os materiais corretos e descobrir como funcionam suas instalações nunca é uma tarefa fácil. 

É importante, nesse momento, levar em consideração os seguintes fatores: orçamento, estilo que deseja transmitir, bons profissionais que auxiliarão durante o processo, metragens dos ambientes e muitos outros. Ao definir previamente esses pequenos detalhes, fica muito mais fácil determinar o que é essencial e o que não é.

Quando essas definições forem atualizadas, pode-se passar para a próxima etapa, que se refere à escolha dos materiais e itens indispensáveis para tais ambientes. No caso do banheiro, por exemplo, os itens indispensáveis são:

  • Gabinete
  • Box ou cortina
  • Chuveiro ou ducha
  • Espelho
  • Escolha adequada do vaso sanitário
  • Pia

Garantindo esses itens, é possível adquirir conforto e funcionalidade ao ambiente.

Mas não é incomum após determinado período que os proprietários da residência sintam a necessidade de trocar alguns dos itens da casa, seja por má funcionalidade, seja por querer repaginar o local. Independente do motivo, a troca de tais peças precisa ser feita da maneira correta para evitar possíveis danos e futuras consequências, ainda mais se realizadas por conta própria.

Como Realizar a Instalação do Chuveiro e Quais os Cuidados Necessários

Ninguém merece tomar banho com a água gelada, não é mesmo? Se você está passando por uma situação que requer a troca do chuveiro, essas dicas foram feitas para você. Trocar o chuveiro não é uma tarefa muito trabalhosa, no entanto, é fundamental ficar atento com os cuidados necessários desse afazer.

Antes da Cristiano C&C apresentar os passos para a troca, recomendamos que você inspecione antes de mais nada as condições do prédio ou residência de onde você mora, e ter certeza de que os registros estão fechados durante o processo.

Existem 9 passos simples a serem seguidos para que a troca seja efetuada, são eles:

  • Modelo do chuveiro: a escolha do modelo do chuveiro precisa ser compatível com a dimensão, voltagem e necessidades de quem fará seu uso. É preciso levar em consideração muito mais do que o seu valor, mas a vazão de água e qualidade do material.
  • Desligue o quadro de energia: desligar a energia elétrica previne o risco de choques caso exista energia passando pelos fios durante a troca, no caso dos chuveiros elétricos.
  • Feche o registro geral: como já citado anteriormente, é preciso fechar o registro geral para que não haja desperdício de água e nem vazamentos durante a troca da peça.
  • Separe os materiais que utilizará: para conseguir realizar a troca sem possíveis contratempos com o tempo no momento, uma dica é separar todos os materiais que precisará (como chave de fenda, fita isolante, furadeira) tornando o trabalho mais eficiente.
  • Remova o chuveiro antigo: com o auxílio da chave de fenda, remova o chuveiro antigo para dar espaço ao novo com delicadeza para evitar possíveis danos.
  • Vede o cano: o cano que sai da parede, no caso dos chuveiros elétricos, precisa ser vedado para que não ocorram vazamentos e nem prejudique a nova instalação. Realize este passo com o auxílio da fita veda rosca.
  • Instale o novo chuveiro: com bastante cuidado, realize a instalação do chuveiro novo, novamente com o auxílio da chave de fenda. 
  • Fita isolante: recomendamos que a fita isolante seja passada novamente para evitar possíveis danos futuros.
  • Verifique se tudo está correto: a última etapa que se refere à verificação é muito importante para que tudo fique em ordem. Ligue e desligue o chuveiro, faça testes de temperatura e reajustes da pressão para certificar-se de que tudo está correto.

Esses são passos simples que podem ser seguidos para a instalação de um novo chuveiro, mas existem também alguns cuidados que precisam ser seguidos para garantir o seu bom uso. Algumas recomendações como prestar atenção na pressão da água e temperatura são interessantes para prolongar a vida útil da peça.

Outro fator importante é a escolha de materiais de qualidade, a instalação só pode ser perfeita se a peça for de qualidade também. Por isso, confiar em uma loja de material de construção como a Cristiano C&C é um passo essencial.

Cristiano C&C, a Melhor Loja de Material de Construção em BH

Obras e reformas podem ser um processo desgastante, mas tendo uma loja de materiais de construção para confiar pode aliviar esse período. A Cristiano C&C é uma loja de materiais de construção em BH que atua há mais de 30 anos oferecendo soluções em pisos e revestimentos, banheiro, cozinha, decoração, materiais de construção, parte elétrica e hidráulica

Nossa missão é ajudar nossos clientes queridos a alcançarem seus sonhos e ajudar a construir lares, oferecendo a melhor qualidade de produtos encontrados em Belo Horizonte, agindo com integridade, respeito e consciência socioambiental.

Encontre em nosso mix de produtos todos os materiais e itens necessários para fazer sua reforma se tornar seu sonho. Explore nosso site ou visite nossa loja,venha conhecer a melhor loja de materiais de construção em BH.