Inverno, frio… Que vontade de ter uma casa ainda mais aconchegante, não é? Uma forma de fazer isso é usar tricô na decoração. Sim, aquele que grande parte das avós faz ou já fez.

O tricô deixou de ser usado apenas em blusões, gorros e cachecóis e invadiu de vez a sala, os quartos, a cozinha, a casa toda. É uma tendência que, além de bonita e estilosa, torna o espaço quentinho e confortável. Tudo a ver com a estação!

Veja como você pode aplicar esse material na decoração no post de hoje!

Tricô na sala de estar

Pufes, banquetas, mantas de sofá, cadeiras, almofadas são alguns dos itens que ficam lindos com detalhes em tricô. Os pufes de maxi tricô, por exemplo, estão em alta! Feitos de forma completamente artesanal, mas sem agulhas, eles viraram os queridinhos dos decoradores.

O mesmo estilo é usado também em mantas que, colocadas sobre o estofado, exercem dupla função: a de decorar e proteger. Você corre apenas um risco: o de não querer mais se levantar do sofá, de tanto conforto.

Combine cores diferentes em assentos de banquetas e pufes para dar um ar mais moderno e divertido. As almofadas podem ser coloridas, também, para contrastar com sofás de cores neutras. Procure modelos de formas diversas para deixar o ambiente ainda mais criativo. 

Tricô na decoração do quarto

Colchas e cobertores de tricô são quentinhos e super bonitos! Então, por que usá-los apenas para se cobrir? Deixe-os em cima da cama, para decorar e colorir o ambiente.

Outro item em tricô que fica muito bem no quarto é o tapete. Protege os pés ao levantar da cama e confere mais aconchego e beleza ao espaço. Podem ser retangulares, redondos, ovais ou com pompons, que deixam a peça ainda mais macia. 

Uma poltrona com detalhes em tricô no assento, encosto, ou almofada pode tornar o ambiente mais sofisticado. Complete esse cantinho com um abajur com os mesmos detalhes.

Tricô na cozinha

O crochê é mais comum na cozinha, mas o tricô está ganhando espaço em coberturas para fogões, botijões de gás, eletrodomésticos, porta-panos etc. Você pode incluir vasinhos de plantas, porta-talheres e outros objetos feitos com a técnica.

Não há limites para a criatividade. No Pinterest há diversas ideias para quem é adepto do “Faça Você Mesmo” e links para lojas que já vendem artigos como relógios de parede, fruteiras, jogos americanos e porta-copos, só para começar. 

Cuidados com o tricô

É claro que se você quiser investir no tricô para decorar a casa, deverá prestar atenção em alguns cuidados. Prefira artigos que possam ser lavados, já que a lã junta muita poeira. O ideal é lavá-los à mão e não na máquina, para evitar o aparecimento de bolinhas. Não use sabão em pó, pois ele pode encolher e endurecer a peça. Opte por sabão em barra, neutro ou de coco.

Para quem tem animais de estimação, principalmente gatos, o material não é recomendado, pois retém pelos e pode desfiar com as unhas dos pets, deixando um aspecto ruim. 

Gostou das nossas dicas de como usar o tricô na decoração? Quer outras sugestões para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e supermoderna? Veja o nosso artigo sobre como aproveitar cadeiras para incrementar a decoração!