É claro que escolher os pisos da casa é bem mais prazeroso do que pensar nos tipos de rejunte. Porém, quando o assunto é acabamento, não dá para descuidar desse detalhe. Acertar na escolha do rejunte é importantíssimo porque ajuda a manter a estética e a proteção do piso.

Além disso, é preciso saber quais aspectos considerar para conseguir um acabamento perfeito, como a cor do rejunte, o tipo de piso que será assentado, o local da aplicação, entre outros critérios. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Para que serve o rejunte?

O rejunte nada mais é do que aquela massa fina que fica entre os pisos após o assentamento das peças. Sua principal função é fixar bem a superfície e impedir que a água escoe para as paredes. Além de deixar o acabamento impermeável e mais resistente, quando bem aplicado, ele também ajuda a compensar possíveis irregularidades no piso, contribuindo para o alinhamento correto das peças.

O material deve ser empregado logo depois que o piso ou revestimento for assentado, preferencialmente com mão de obra especializada para evitar prejuízo ou retrabalho. A aplicação é feita sobre as juntas de dilatação, que são aqueles pequenos espaços entre as peças. 

Essas juntas são essenciais para evitar rachaduras no piso, pois não absorvem a dilatação ocasionada pelas variações da temperatura ambiente.

Quais são os principais tipos de rejunte?

Vamos aos três tipos de rejunte mais conhecidos do mercado.

Rejunte cimentício

Esse é o tipo mais comum de rejunte, composto basicamente de cimento e areia fina. É também a opção mais econômica, demandando excelente mão de obra para garantir um acabamento impecável. Como é menos resistente à ação da água, não é indicado para ambientes úmidos.

O rejunte cimentício é muito utilizado no assentamento de cerâmicas e porcelanatos, geralmente em salas e dormitórios. É de fácil aplicação e demora cerca de 24 horas para secar por completo. Caso seja inevitável aplicá-lo em ambientes sujeitos à umidade, o material deverá ser devidamente impermeabilizado.

Rejunte acrílico

O rejunte de base acrílica é de qualidade superior ao cimentício, mas ainda contém cimento na fórmula. Tem como componente adicional a resina acrílica, o que confere proteção extra contra infiltrações. O acabamento é mais liso e fino, justificando o preço maior. Pode ser aplicado em todo tipo de piso frio, como cerâmicas, porcelanatos e pedras.

Esse tipo de rejunte é muito utilizado em banheiros, lavabos e garagens em que carros são lavados com frequência. É de fácil aplicação e demora cerca de 12 horas para secar por completo, liberando a circulação no ambiente. Pode ser encontrado em diversas cores, o que favorece a estética da composição.

Rejunte epóxi

É composto basicamente por resina epóxi e por um componente endurecedor com cargas minerais. Sem dúvida, o rejunte epóxi é o que tem o melhor custo-benefício. O preço mais elevado em comparação aos anteriores se justifica por seu acabamento estético extra liso, além da alta resistência à umidade e da rapidez de aplicação.

Por conta de seu grau de impermeabilidade, é muito utilizado em áreas externas e piscinas. A aplicação, no entanto, dá um pouquinho mais de trabalho, pois deve ser feita em no máximo até 72 horas depois que o piso foi assentado, com auxílio de profissionais habilidosos e caprichosos.

Como acertar na escolha?

É preciso considerar alguns critérios antes de escolher entre os tipos de rejunte disponíveis no mercado. O local da aplicação, o piso que está sendo assentado e a cor do rejunte são os principais fatores que você deve ficar de olho para conseguir o melhor efeito. Vamos a eles.

Local e tipo de piso

Como vimos, cada tipo de composto tem uma resistência diferente à água. Colocar rejunte cimentício no banheiro, por exemplo, não é uma boa ideia, pois ele vai se desgastar rapidamente. O ideal é seguir as recomendações abaixo, considerando-se principalmente a aplicação em cerâmicas e porcelanatos:

  • salas e dormitórios: rejunte cimentício de acabamento áspero;

  • banheiros e cozinha: rejunte acrílico de acabamento liso;

  • área externa, piscina e fachada: rejunte epóxi de acabamento extra liso.

Considere também o espaçamento da junta onde o rejunte será aplicado. O cimentício é mais espaçoso, já o acrílico e epóxi são mais compactos. Portanto, se a intenção é compor uma superfície visualmente mais lisa e discreta, os tipos de acrílico e epóxi são as opções mais indicadas.

Cor do rejunte

A cor do rejunte tem tudo a ver com o efeito visual da composição. Mesmo em um rejuntamento discreto, acertar na tonalidade faz diferença na estética do acabamento. Normalmente, se a ideia é chamar atenção para o tipo de piso escolhido, recomenda-se escolher um modelo que não seja do mesmo tom da superfície.

Nesse caso, ele poderá ser mais claro ou mais escuro do que o piso, conforme sua preferência. Essa é uma solução muito comum em acabamentos com pastilhas de vidro, onde a intenção é destacar a cor das pastilhas. Já para um efeito mais discreto e minimalista, recomenda-se escolher um rejunte do mesmo tom do piso em questão.

Como é feita a aplicação?

Antes de tudo, é preciso certificar-se de que os pisos assentados estão totalmente secos e livres de resquícios de sujeira da obra. Em seguida, prepare o rejunte de acordo com as instruções do fabricante, lembrando-se de que ele deve ser aplicado em um prazo máximo de duas horas.

Na aplicação, utilize uma espátula flexível e evite atritos com a superfície do piso. Aguarde o tempo indicado na embalagem até a completa secagem do rejunte. Depois, é só fazer a limpeza, retirando o excesso com o auxílio de uma esponja macia e úmida e sem fazer movimentos bruscos que poderiam riscar as peças. Finalize com um pano limpo e pronto!

Escolhendo os tipos certos de rejunte e tomando esses cuidados básicos, não vai ser difícil conseguir um acabamento perfeito. Não se esqueça de contar com materiais de qualidade e mão de obra especializada para ter um serviço de primeira.

Gostou de conhecer os principais tipos de rejunte? Se sua obra está em fase de acabamento, aproveite para entrar em contato conosco e fazer um orçamento sem compromisso!