Com diferentes texturas e impressões, o uso de tecido e papel de parede na decoração oferece mais cor e vida a diversos cômodos e torna seu ambiente ainda mais confortável. Existem variações muito interessantes para cada tipo e pode parecer difícil optar entre um e outro.

Tem dúvidas sobre qual material escolher? Então confira neste post quais as principais diferenças entre eles e descubra a melhor opção para o seu lar.

Por que optar pelo papel de parede?

Bastante tradicional entre os diversos materiais decorativos, o papel de parede possui alguns recursos atraentes.

Em média, sua durabilidade é de 3 a 10 anos, a depender da composição do papel e da aplicação. A grande oferta de texturas e materiais também permite que seja instalado em todos os cômodos, mesmo em áreas úmidas. Além disso, pode imitar outros materiais, como madeira, tijolo ou tecido, e harmoniza bem com diversos tipos de revestimentos.

O papel também é um ótimo controlador térmico e existem até modelos antichamas.

Por que optar pelo tecido de parede?

A principal vantagem, sem dúvidas, é o preço: o metro de tecido sai bem barato e, em geral, possui cortes mais amplos. Além disso, para a aplicação, você só precisa de cola branca e água e o processo de colagem é bem simples.

Na hora de escolher a estampa, como o tecido é mais fácil de encontrar, você não precisa se limitar a lojas de decoração. Isso significa que as chances de encontrar o desenho perfeito são muito maiores — afinal, a variedade de estampas para tecidos é quase infinita.

Além das características já citadas, vale destacar que há no mercado tecidos antichamas e também tecidos resistentes à luz e ao calor, como os sintéticos, o que evita que desbotem ou se esfarelem com o tempo.

Existem diferenças de aplicação?

Sim, existem. E a forma como são instalados também pode interferir bastante na hora de escolher entre um e outro. Confira a seguir como isso é feito.

Aplicação do papel de parede

A colagem do papel de parede requer a utilização de uma solução adesiva preparada de acordo com as instruções do modelo adquirido.

Depois, é só seguir os passos abaixo:

  • cubra o verso do papel com a cola e deixe descansar por alguns minutos;

  • enquanto isso, passe cola também na parede;

  • aplique o papel sobre a parede, tendo sempre o cuidado de fazer a ligação entre as emendas (em geral, as lacunas de colagem entre as folhas já são fornecidas com costuras pré-fabricadas, o que facilita o trabalho);

  • depois de aplicar as folhas, corte os excessos e use um pano limpo e úmido para remover o que sobrou da cola.

Aplicação do tecido de parede

É muito simples: basta utilizar uma mistura de duas partes de cola branca para uma de água. Entretanto, é importante contar com a ajuda de outra pessoa (não necessariamente um profissional) para esticar o tecido e, assim, evitar bolhas. Se isso acontecer, use uma agulha para soltar o ar.

Algumas dicas:

  • escolha tecidos lisos e que não estiquem — ou seja, sem elastano, como o linho;

  • materiais mais grossos oferecem sensação de textura à parede e são mais difíceis de manchar;

  • tecidos com composição entre 70% e 100% algodão aderem mais facilmente à parede.

Que cuidados devo ter com cada um deles?

No caso do papel de parede, a manutenção depende da matéria-prima com a qual é feito, que pode ser de três tipos: celulose, vinílico ou mesmo tecido misturado com celulose.

Os vinílicos podem ser limpos com pano úmido e semanalmente com o aspirador de pó, evitando que a sujeira se acumule. Já a higienização dos outros dois tipos demanda obrigatoriamente o uso de aspirador, pano seco ou espanador, de forma a evitar umidade — o que também se aplica à maioria dos tecidos.

Ainda no caso dos tecidos, se escolher um tipo lavável, pode passar pano úmido sem medo.

Coringas da decoração, tecido e papel de parede são perfeitos para renovar a aparência da casa sem grandes reformas e gastando pouco. Agora que você já conhece as principais diferenças entre ambos, é só botar a mão na massa e transformar seu lar.

Gostou? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!