Ter um espaço para receber amigos em casa é mesmo um privilégio, principalmente se você não abre mão do conforto do próprio lar.

Para fazer um espaço aconchegante de verdade, é preciso pensar em vários detalhes da composição, desde o layout do ambiente até o número de assentos que você vai precisar. Até porque não é nada legal convidar os amigos para aquele churrasco em casa e faltar cadeiras para os convidados, não é?

Outros detalhes cruciais também devem ser levados em conta, como a disposição das mesas e bancadas para tornar o espaço o mais prático e funcional possível.

Quer saber como? Acompanhe nossas dicas e aprenda a montar um espaço caprichado para curtir com suas visitas!

Defina o layout e a proposta do ambiente

Antes de tudo, é preciso pensar no tamanho do espaço que você tem disponível e qual será a finalidade dele. Será um local de festa, churrasco ou piscina? O ambiente não precisa ter uma única proposta, mas deve ser bem planejado.

Se o ambiente for externo, por exemplo, vale a pena projetar uma parte coberta para os dias mais frios ou chuvosos. Assim, seu espaço para receber amigos em casa não ficará inutilizado.

Se a ideia é fazer uma cozinha gourmet na varada ou no jardim, capriche na escolha dos acabamentos, como os revestimentos e as bancadas.

Em um local maior, o ideal é montar a bancada em forma de ilha para aproveitar ao máximo o espaço. Em locais menores, prefira bancadas contínuas, que favorecem a sensação de amplitude.

Planeje também a área do fogão ou cooktop, que poderá ficar disposto entre as bancadas ou na ilha, neste caso com o forno acoplado. Analise as suas necessidades para escolher o tamanho do fogão e do espaço reservado para a cuba da pia, lembrando que tudo deverá ser o mais prático possível.

Definido o layout, pense no estilo de decoração para dar mais personalidade ao espaço. Lembre-se de que o estilo escolhido deve dialogar com o conceito de décor da casa — clássico, moderno, rústico etc. — para que o conjunto fique harmonioso como um todo.

Além disso, tenha um bom projeto de iluminação para tornar o espaço confortável tanto de dia quanto à noite.

Crie um mini bar com opções variadas

Seja na área interna, seja na parte externa da casa, ter um pequeno bar à disposição dos seus convidados vai deixar tudo muito mais gostoso e aconchegante.

Se o espaço for pequeno, um simples aparador no hall de entrada já basta para posicionar as taças e servir as bebidas preferidas dos seus amigos.

Ter uma pequena adega também é uma ótima opção, principalmente para quem não dispensa um bom vinho. Se o espaço for na área externa da casa, organize o bar em um canto específico, próximo ao freezer e à geladeira para deixar o lugar ainda mais funcional.

Nas bancadas, organize taças e copos para que seus convidados possam se servir à vontade.

Invista em uma boa mesa de centro

Esse item não pode faltar no seu espaço para receber os amigos. Até porque uma boa mesa de centro vai ser útil mesmo naqueles momentos em que não houver visitas ou hóspedes em casa.

O tamanho da mesa deve ser proporcional às dimensões do ambiente, pois assim você evita sobrecarregar o espaço ou comprometer a circulação.

Uma mesa feita em madeira e vidro é uma ótima opção, pois traz sofisticação e leveza para o ambiente, além de ser muito fácil de limpar. Na hora do happy hour, concentre os comes e bebes na mesa de centro. No entorno, coloque mais cadeiras, banquetas e puffs para não faltar assentos.

Complemente o espaço com mesas laterais

As mesas laterais não são itens obrigatórios no ambiente. Porém, se você vai receber um número maior de pessoas, elas serão bastante úteis. Não precisa investir em mesas grandes ou sofisticadas. Às vezes, algumas mesinhas redondas de plástico ou alumínio já dão conta do recado.

Elas são leves e podem ser facilmente instaladas nas laterais do espaço, contornando a mesa de centro. Dessa forma, seus amigos se sentirão mais confortáveis caso precisem de espaço extra para jantar, apoiar os copos ou os celulares.

No dia em que você receber menos convidados, dá para decorar as mesinhas vazias com vasos de plantas ou luminárias decorativas. Que tal?

Tenha sempre cadeiras e assentos extras

Você já sabe, mas não custa nada reforçar que ter assentos extras é fundamental para receber seus amigos com o conforto que eles merecem. Mesmo quem prefere ficar a maior parte do tempo em pé, vai se sentir muito mais à vontade se houver cadeiras suficientes para todos.

Naquelas ocasiões em que a casa estiver mais cheia, dá para complementar o espaço com as cadeiras da cozinha ou os puffs da sala. Porém, se você puder investir em assentos extras específicos para essa área, melhor ainda!

Assim, dá para brincar com a decoração e escolher cadeiras, puffs e banquetas que tragam uma atmosfera mais alegre para o local, como peças coloridas ou de design arrojado. Elas não precisam combinar entre si, desde que o restante da decoração seja mais minimalista. Fica um charme!

Capriche na escolha dos utensílios e eletrodomésticos

Louças, taças, bandejas… Todos esses itens devem ser escolhidos a dedo para receber seus amigos. Afinal, você quer que todos se sintam muito bem acolhidos na sua casa, não é mesmo? Prefira louças de porcelana, vidro e metal. Além de mais bonitas e requintadas, são também mais duradouras.

Se for receber muitos convidados, considere mesclar louças e descartáveis. Você pode servir os aperitivos em descartáveis e deixar a mesa posta com suas melhores louças para a hora do prato principal.

Quanto aos utensílios e eletrodomésticos, pense em tudo que você vai precisar para deixar o espaço sempre funcional. Caso contrário, ficará aquele entra e sai para pegar alguma coisa dentro de casa. Você não quer perder tempo com isso, certo?

Neste post, vimos que não é difícil montar um espaço para receber amigos em casa. Planejando adequadamente o local e caprichando em cada detalhe, com certeza seus convidados não vão querer ir embora!

Gostou do conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de quem entende do assunto!