Ter um quarto de hóspede em casa pode ser considerado um privilégio nos dias de hoje. Com a tendência dos apartamentos menores, nem sempre conseguimos reservar um cantinho para receber as visitas com o conforto que elas merecem. Mas, se você tem esse refúgio no seu lar, que tal aproveitar melhor o espaço?

Neste post, explicamos como decorar o quarto de hóspedes para que a visita se sinta em casa, além de dar dicas de como utilizar o local mesmo quando não for receber ninguém. Assim, o cômodo não fica inutilizado e você ganha um ambiente extra e aconchegante para o seu dia a dia. Vamos lá!

Priorize o conforto e o aconchego

O quarto de hóspedes não precisa ser enorme, tampouco precisa ser o melhor cômodo da residência. Porém, é obrigatório que ele seja confortável e aconchegante para que a visita possa se sentir à vontade e dormir bem.

A cama é o móvel mais importante nesse tipo de quarto. Invista em uma cama de casal ou de viúva, do tipo double. Se o tamanho do cômodo permitir, considere colocar também um beliche ou cama extra no quarto, de solteiro. Assim, poderá receber mais gente caso necessário.

Entre cama box ou comum, prefira a box se o quarto for pequeno, pois o modelo aproveita melhor o espaço. E lembre-se: as roupas de cama devem estar sempre bem lavadas e fresquinhas.

Tenha, pelo menos, um criado-mudo à disposição do hóspede, com uma boa luminária e um jarro de água. Para uma noite de sono perfeita, instale cortinas do tipo blackout.

Instale uma TV e deixe livros à disposição

É importante que o quarto ofereça algum entretenimento ao hóspede, para não funcionar apenas como local de dormir. Até porque pode ser que a visita prefira passar mais tempo no quarto quando estiver sozinha na casa, sem ninguém para interagir. Então, não deixe de instalar uma TV, preferencialmente com canais variados, para que seu convidado possa se distrair.

Uma estante recheada de livros de vários estilos também é muito bem-vinda em um quarto de hóspede. Assim, ele poderá escolher uma temática de sua preferência e fazer a leitura com calma, seja para passar o tempo, seja para relaxar um pouco antes de dormir. Reserve também um espaço no guarda-roupas para que seu convidado possa guardar os pertences pessoais de forma organizada.

Tenha roupas de cama extra

Como cada pessoa prefere dormir de um jeito, o ideal é ter todos os itens organizados e à disposição para que seu hóspede utilize o que for de preferência, como um lençol fino, uma colcha intermediária ou um cobertor mais pesado para noites mais frias. Quanto à roupa de cama básica, mantenha a cama feita com um bom jogo de lençóis e travesseiros de qualidade.

No armário, tenha sempre um jogo de cama extra, assim como toalhas de banho e de rosto, pois pode ser necessário. Deixe as toalhas à vista, assim, seu convidado vai saber que não precisa utilizar a dele, caso tenha trazido na mala. Do mesmo modo, prepare um kit com produtos básicos do dia a dia, como sabonete, xampu, condicionador etc., dando ainda mais comodidade ao hóspede.

Prefira uma decoração neutra

Como o estilo de decoração é algo bastante subjetivo, que varia de pessoa para pessoa, o ideal é fazer um décor neutro no quarto de hóspedes. Para tanto, escolha pisos e revestimentos neutros, como branco, nudes ou acinzentados.

O mesmo vale para as cortinas e o mobiliário, que também terão papel de destaque no cômodo. Se estiver com receio de deixar o ambiente monótono e sem vida, invista em móveis de madeira. Mesmo neutros, eles são opções muito nobres, que valorizam a decoração e trazem mais aconchego.

Se não quiser abrir mão de cores, pontue tonalidades de uma mesma paleta nas roupas de cama, tapetes e almofadas. E lembre-se de não deixar objetos de decoração muito pessoais no cômodo, como fotografias de família ou outros elementos que remetam ao dono da casa. Quanto mais impessoal o quarto, mais à vontade a visita se sentirá.

Faça um quarto multifuncional

Essa dica é mais valiosa para o dono da casa do que para o hóspede em si. Afinal, quando não tiver visitas em casa, não dá para deixar o quarto inutilizado, concorda?

O melhor jeito para aproveitar o espaço do quarto de hóspede sem comprometer sua função básica de dormitório é integrar outros ambientes a ele, como um local de estudos ou de trabalho. Em seguida, veja algumas opções do que pode ser feito no espaço.

Closet

Se o cômodo for grande o suficiente, você pode instalar armários planejados ou sob encomenda para utilizar o local como closet quando não estiver com hóspedes em casa. Mas não se esqueça de que, quando houver visitas, será preciso retirar com antecedência as peças que você pretende usar. Assim, não precisa ficar interrompendo o descanso do seu convidado.

Home office

Essa é a solução mais prática para aproveitar melhor o espaço do quarto de hóspedes. Até porque ter um cantinho para escritório em casa nunca é demais.

Mesmo que você não utilize o local com frequência, poderá guardar alguns equipamentos e materiais ali, como os livros da sua pequena biblioteca ou o material de escola das crianças. Inclusive, fazer um local de estudos para os pequenos também é um ótimo jeito de utilizar o espaço.

Sala de TV

Ter uma sala de TV aconchegante e mais isolada do living é sempre uma boa pedida. Sem falar que, nesse caso, tanto você quanto seu hóspede saem ganhando, pois poderão assistir a seus programas favoritos com calma, sem interrupções ou barulhos. Se o espaço for pequeno, invista em um sofá-cama de qualidade e pronto: de dia, sala de TV; à noite, quarto de dormir.

Agora que você já sabe como montar um quarto de hóspede com todo cuidado e carinho que esse cômodo merece, é só marcar para receber aqueles amigos distantes que estão há tempo esperando o convite! Que tal?

Se você gostou do post, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!