Você sabia que o tipo de revestimento de banheiro pode mudar totalmente a decoração desse espaço na sua casa? Banheiros bem decorados, que unem funcionalidade, praticidade e conforto são uma tendência cada vez maior quando se fala em décor. E os revestimentos têm papel fundamental.

Alguns requisitos são essenciais na hora de escolher: resistência à umidade, facilidade de limpeza, necessidade de manutenção e como destacar a decoração. Tudo isso graças à grande variedade de opções de revestimento para banheiro que existem no mercado.

Para ajudar você a entender cada um deles, quando e onde aplicá-los e com quais estilos eles combinam, listamos os modelos mais procurados. Confira!

Porcelanato

O porcelanato é um material bastante versátil. Por ter muitas opções de padrões, acompanha diversas tendências. De uma forma geral, ele é muito procurado por quem busca ares mais modernos para o banheiro.

Para os tradicionais, os tons neutros vão agradar, bem como aqueles que reproduzem mármores e madeiras. Se seu banheiro é pequeno, os que imitam cimento ou em tons de cinza vão ajudar a ampliar o espaço. 

revestimento-de-banheiro-saiba-como-escolher-o-seu-porcelanato

Outra vantagem é a sua durabilidade no que diz respeito à umidade. Justamente por isso, o porcelanato é excelente para ser usado no piso. Inclusive porque ele é pouco escorregadio.

Cerâmica

Esse é o revestimento de banheiro que melhor cabe em todos os bolsos. Além de resistente, a cerâmica pode ser encontrada em diversos padrões e não requer mão de obra tão especializada na hora da instalação.

revestimento-de-banheiro-saiba-como-escolher-o-seu-cerâmica

Hoje em dia, a cerâmica é muito usada nas paredes, já que existem tipos de texturizadas que dão muito charme ao ambiente. Muitas delas são feitas artesanalmente, o que garante personalização ao seu banheiro.

Uma pequena desvantagem é que ela é escorregadia e, por isso, não é muito recomendada para pisos. Prefira aplicar nas paredes ou mesmo nas bancadas em volta da pia.

Ladrilho hidráulico

Charmosos e elegantes, eles transformam completamente o ambiente, mas requerem mão de obra especializada para a instalação e certos cuidados com limpeza e conservação para evitar machas e trincas. 

revestimento-de-banheiro-saiba-como-escolher-o-seu-ladrilho

Os ladrilhos hidráulicos permitem um mix de cores e tons, em forma de mosaicos, que são uma ótima opção para revestir o backsplash, que é a parte de trás da pia. Outra boa ideia é aplicá-los dentro da área do chuveiro.

Uma vantagem incrível desses mosaicos é o acabamento. Por terem bordas irregulares, os ladrilhos hidráulicos são assentados e o rejunte desaparece, criando um efeito uniforme.

Pastilhas

Atualmente, são as queridinhas da decoração de banheiros. Elas têm formas, materiais e cores que fazem com que se destaquem sozinhas, seja em uma parede, seja em pequenos detalhes.

revestimento-de-banheiro-saiba-como-escolher-o-seu-pastilha

Além de ser um material prático e fácil de limpar, sua aplicação é simples e sua versatilidade impressionante. Pode ser usada numa parede inteira, do teto ao chão, numa bancada de alvenaria ou nas laterais da banheira.

Outra dica incrível é usá-las como moldura do espelho. As diferentes cores disponíveis no mercado também podem ser aplicadas para criar desenhos e grafismos.

Mármore e granito

Eles são dois clássicos quando a ideia é revestir o banheiro com luxo e elegância. No que diz respeito à conservação, é importante ter cuidados para evitar manchas e quebras devido à porosidade dessas pedras.

revestimento-de-banheiro-saiba-como-escolher-o-seu-granito-marmore

Para visuais mais clássicos, os mármores brancos trazem detalhes em dourado, que fazem toda a diferença no piso ou nas bancadas. Já o granito negro é ótimo para criar contrastes com peças sanitárias claras e torneiras cromadas.

É importante atentar para o fato de o mármore ter menor resistência à absorção de água. Por isso, seu uso é recomendado em pisos e paredes. Já o granito, mais resistente à umidade, pode ser usado em bancadas e na área de chuveiro.

Combinações entre revestimentos

Se você ainda está com dificuldades de escolher o melhor revestimento para seu banheiro, relaxe! Você pode usar mais de um! Porcelanato, por exemplo, faz ótima dobradinha com pedras, como granito e mármore.

O combo porcelanato, pastilhas e madeira é sinônimo de modernidade. A madeira também conversa bem com cerâmica e mármore. Por fim, a trinca pastilhas, azulejos e cerâmica garante harmonia e personalidade para o revestimento de banheiro.

E você, gostou das dicas? Quer ficar por dentro das tendências do setor? Assine nossa newsletter e não perca as novidades!