Fazer um espaço gourmet em casa é uma tendência que vem ganhando lugar cativo nos projetos de arquitetura e interiores mundo afora. A proposta por trás desse tipo de cozinha planejada é aquela que você já conhece: reunir a família e os amigos para confraternizar à mesa durante todo o processo da refeição — antes, durante e depois do preparo dos alimentos.

Os espaços gourmet ajudam a tornar essa experiência ainda mais prazerosa e acolhedora, reforçando os laços familiares com total conforto e aconchego. Se você está se perguntando como montar uma cozinha gourmet que garanta esse resultado, não deixe de ler o post.

Vamos explicar o conceito e as vantagens do ambiente, dando dicas de como explorá-lo da melhor maneira. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Proposta e vantagens do espaço gourmet

A expressão francesa “cozinha gourmet” enxerga a culinária como uma arte que deve ser apreciada em conjunto e harmonia. O espaço gourmet é, na verdade, a atualização daquilo que já fazemos há muito tempo: reunir a família e os amigos para compartilhar bons momentos em volta da mesa.

Assim, fica fácil compreender porque esse tipo de cozinha virou tendência nos projetos de interiores. Em seguida, explicamos as principais vantagens desse ambiente com dicas práticas para otimizá-lo e personalizá-lo conforme a composição da sua casa. Acompanhe!

Área de lazer em conceito aberto

Antigamente, as cozinhas eram cômodos quase restritos na casa. Hoje, com o espaço gourmet a proposta é justamente o contrário: abrir o ambiente, fazendo da cozinha um verdadeiro convite ao prazer gastronômico, ao bom vinho e ao bate-papo. Não é obrigatório esse conceito aberto, no entanto, se a sua cozinha for em estilo americano (conjugada), já é meio caminho andado para isso.

Quem opta por fazer o espaço gourmet em um local conjugado consegue explorar ao máximo a proposta desse tipo de ambiente, favorecendo o décor. Afinal, o conceito aberto contribuiu para a interação entre os convidados, de modo que quem está no living, na sala de jantar ou na cozinha em si poderão interagir perfeitamente durante o preparo das refeições. Sem falar que os ambientes conjugados otimizam a circulação no espaço e a sensação de amplitude nos cômodos.

Se você está em dúvida sobre como conjugar o seu espaço gourmet, uma boa dica é montá-lo na varanda com acesso ao living. Ou então, concentrá-lo em outra área externa da casa, como no quintal, jardim, entorno da piscina ou da churrasqueira. Assim, o conceito aberto estará garantido!

Estrutura completa para datas festivas

Ter um espaço gourmet significa ter aquele cantinho especial para comemorar as datas festivas com o máximo de conforto e aconchego. Até porque não basta reunir as pessoas queridas em volta da mesa, é preciso também que todos os utensílios de cozinha estejam à mão para tornar a experiência mais funcional.

Além dos eletrodomésticos básicos, como fogão, geladeira e micro-ondas, invista também em outros equipamentos práticos, como coifa, liquidificador, processadores de alimentos e um freezer para manter as bebidas sempre geladinhas. Não se esqueça de escolher uma pia de cozinha que se adapte bem ao local.

Para favorecer a organização e a unidade no décor, priorize os móveis planejados. Feitos sob medida, eles vão se adaptar perfeitamente ao tamanho do seu espaço gourmet, garantindo muita praticidade na hora de preparar os alimentos e abrigar os convidados. Uma boa dica é fazer uma bancada central com o fogão ou cooktop em formato de ilha, colocando cadeiras e banquetas em todo o entorno.

Mais tempo com a família e amigos

É aí que entra o principal objeto do espaço gourmet: favorecer a interação entre as pessoas na hora de apreciar as refeições. De quebra, você ganha muito mais tempo em família e com os amigos, curtindo aquele bate-papo regado a um bom vinho e saboreando pratos deliciosos.

Tanto faz se a intenção é reunir a família à mesa ao final de um dia comum ou se a ideia é festejar uma grande data, como os aniversários. O importante mesmo é ter esse espaço sempre disponível para fortalecer os vínculos com as pessoas queridas. Ter uma cozinha gourmet também é uma opção perfeita para receber os amigos do trabalho na área externa para aquele happy hour mais intimista. Que tal?

Oportunidade de desenvolver novas habilidades

De um espaço gourmet bem montado pode nascer um grande chefe de culinária. Nem que seja um chefe que só cozinha para a família e os amigos, não é mesmo?! Então, se você sempre teve vontade de desenvolver suas habilidades gastronômicas, aproveite a tendência das cozinhas gourmet e comece a praticar a atividade como um hobby.

Fazer a feira, testar receitas e convidar seus amigos “cobaias” para experimentá-las é uma verdadeira terapia, além de uma oportunidade muito divertida para estar com pessoas queridas. Você pode, inclusive, ceder o espaço para seus amigos mais habilidosos fazerem aquele prato especial que eles vivem prometendo! Já pensou nisso?

E o melhor de tudo: no espaço gourmet ninguém fica isolado, muito menos o chefe, já que o design do ambiente é pensado para que os convidados e os anfitriões possam interagir o tempo todo. Sem falar que, caso você precise de uma ajudinha com o preparo, sempre terá alguém disponível em volta do balcão para dar aquela força e agilizar o processo.

A ideia é enxergar o espaço gourmet não apenas como uma área gastronômica da casa, mas também como um local de lazer, caprichando em todos os detalhes da decoração. Dessa forma, mesmo se você não estiver preparando nenhuma refeição, dá para aproveitar o espaço para ler, assistir TV, ouvir música ou simplesmente curtir a paisagem da área externa. Garantimos que a experiência será maravilhosa.

Agora que você já se convenceu dos benefícios de ter um espaço gourmet na sua casa, basta planejá-lo conforme o seu bom gosto e o estilo de decoração da sua casa. Já que falamos em área externa, leia também nosso post sobre como fazer uma boa limpeza de piscina e deixe tudo pronto para curtir o verão!