Ter a casa dos sonhos é o desejo de qualquer pessoa. Mas, não é algo tão simples assim. É preciso realizar um planejamento financeiro para investir em uma boa reforma.

É necessário levar em consideração vários fatores como mão de obra, materiais de construção, produtos de decoração, enfim, a cada dia aparece algo novo que você precisa adquirir para terminar a sua reforma.

Mas, como fugir dos imprevistos? Para isso, é de suma importância que você analise todos os gastos e qual é a quantia que a família tem disponível.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como é possível se organizar para realizar a reforma de sua casa. Continue a leitura e confira!

Poupe uma boa quantia em dinheiro todos os meses

Se você não quer se envolver com empréstimos e financiamentos, você precisa guardar dinheiro. Faça um levantamento de quanto você vai precisar para realizar a sua reforma e, após isso, reúna-se com a sua família e decida quanto vocês vão precisar poupar mensalmente.

Uma carteira de poupança não rende muitos juros, porém o seu objetivo aqui é acumular a quantia necessária para conseguir reformar a sua casa. Portanto, qualquer porcentagem de juros que a sua poupança gerar é lucro.

O tempo que você vai levar para poupar e depois construir nem se compara aos anos que você levaria pagando um empréstimo ou financiamento. Por isso, por mais que demore um pouco mais para você iniciar as obras na sua casa, a tranquilidade de não adquirir dívidas para o resto de sua vida é enorme.

Corte gastos desnecessários

Este é um momento em que todos na sua casa devem cooperar. Reúnam-se e coloquem no papel o que pode ser cortado. Esse corte de gastos deve ir desde as “bobeirinhas” compradas no supermercado até utensílios que não são essenciais para o bem-estar da família.

Estabeleça quais serão as suas prioridades e, caso você não consiga cortar a maioria dos gastos extras, tente diminui-los, pois esse dinheiro pode fazer falta a qualquer momento na execução da reforma.

Fazendo isso, você vai conseguir evitar que a sua receita seja comprometida, sem fazer com que as suas dívidas aumentem.

Faça uma pesquisa dos materiais a serem adquiridos

Adquirir produtos baratos é importante, mas também não podemos deixar de prezar pela qualidade. Para isso, é necessário que você encontre um lugar que ofereça produtos com bons preços e com garantia.

Quando você encontrar uma loja de material de construção, pergunte se existe a possibilidade da negociação de um desconto caso você compre todos os materiais com eles. Quando o assunto é reforma, pechinchar é essencial.

É importante também que você esteja atento aos produtos destinados ao acabamento, pois o correto é você adquirir 10% a mais dos materiais que você vai precisar, já que, geralmente, esses produtos são limitados e mudam constantemente, e se ocorrerem quebras ou desfalques, vai ser difícil encontrar um acabamento igual ao anterior.

Escolha com quem você quer trabalhar

Essa é uma das principais escolhas que você deve fazer, pois escolher com quem você quer trabalhar não é algo tão simples. Neste momento, você precisa ter cuidado e escolher alguém que seja competente e responsável. Porém, neste caso em especial, muitas vezes o barato pode sair muito caro.

Contratar profissionais que não cumprem com as suas obrigações é algo que você deve evitar, para não ocorrer prejuízos durante a reforma.

Para acertar na escolha de um profissional sério, procure referências com seus amigos, familiares e até mesmo com o engenheiro que elaborou seu projeto.

Após a escolha do profissional, estabeleça metas e datas para a entrega do serviço, isso é muito importante, pois assim você vai saber se as obras estão em atraso e vai poder cobrar do responsável uma solução.

Compre somente o que você vai precisar no momento

Após decidir onde você vai comprar seus materiais de construção e quem vai realizar a obra em sua casa, é prudente se conscientizar de que você só precisa comprar o que é necessário no momento.

Isso porque, muitas vezes, quando estamos animados com algo, pensamos em comprar tudo de uma vez só, para não ter mais que se preocupar em ficar comprando material a cada instante.

Porém, isso não é recomendado, porque os materiais de construção também possuem data de validade e precisam de um lugar apropriado para o seu estoque.

O ideal é você comprar somente o que vai precisar naquele momento, pois quando se trata de reforma, você sempre vai ter de comprar uma coisa ou outra que falte.

Financeiramente falando, isso é recomendado para que não haja desperdícios de material, o que poderia causar um grande impacto no seu bolso.

Crie metas

A criação de metas é indispensável para o alcance dos seus objetivos. Somente por meio delas você vai ter a certeza que os seus propósitos estão sendo alcançados com sucesso e quanto ainda falta para terminar.

Mas, é necessário que essas metas sejam realistas. Nada de colocar metas impossíveis de serem atingidas. Você precisa analisar qual é a sua receita e quanto você pode investir para realizar o seu sonho. Se você fizer isso de maneira irresponsável, além de não conseguir atingir os seus objetivos, você corre o risco de se endividar ainda mais e ficará frustrado por isso.

Conheça as vantagens do parcelamento

Só vale a pena efetuar um pagamento à vista se você ganhar um bom desconto, caso contrário, é melhor parcelar.

Muitas lojas de materiais de construção parcelam seus produtos em até 12 vezes sem juros, o que é muito bom para quem quer reformar, pois as suas despesas com a mão de obra vão comprometer pelo menos 50% do total dos seus gastos.

Ter uma opção de parcelamento como esta é muito vantajosa, pois você vai pagando os materiais aos poucos, sem interferir no orçamento e bem-estar da sua família.

Como você conseguiu perceber, fazer um planejamento financeiro é essencial na hora de organizar a reforma da sua casa. Conseguir eliminar os riscos que qualquer reforma pode trazer, como a instabilidade financeira, preocupações com serviços malfeitos e prejuízos com materiais deteriorados é algo que só tem uma boa organização consegue fazer. Por isso, siga as nossas dicas e realize a sua reforma com segurança e tranquilidade.

Gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!