Adeus ano velho… Feliz ano novo! Quando o ano termina, as deliciosas festas de Réveillon são a ocasião ideal para rever parentes que moram longe, gente que você não consegue ver com frequência ou, ainda, para comemorar suas alegrias e conquistas com aquelas pessoas tão queridas do seu círculo social.

De uma forma ou de outra, receber convidados em casa é sempre um prazer, não é mesmo? E que tal se, desta vez, você preparasse um espaço perfeito para a virada de ano?

Quer saber como? Então confira nossas dicas incríveis sobre como organizar sua casa para as festas de fim de ano e descubra de que maneira essa época tão especial pode ficar ainda melhor.

1. Calcule quantos convidados vai receber

Antes de mais nada, para organizar a casa da maneira correta, é preciso saber quantas pessoas estarão na festa.

Seja para o almoço de Natal, o jantar de Ano Novo ou a revelação do amigo secreto, é sempre bom enviar um convite a todas as pessoas que você planeja receber. Assim, com a confirmação dos convidados, dá para saber exatamente quantas pessoas estarão presentes e o que precisa ser organizado para receber a todos de forma satisfatória.

De forma geral, reserve em torno de 700 g de comida por pessoa para o jantar. Você pode alterar esse valor para mais ou para menos de acordo com os convidados – afinal, homens comem mais que mulheres, assim como crianças comem menos que adultos. Para os petiscos, recomenda-se de 150 g a 200 g por pessoa, e pelo menos duas porções de sobremesa para cada convidado. 

Já as bebidas são mais fáceis: uma garrafa de espumante serve tranquilamente duas pessoas, assim como garrafas de 600 ml de cerveja. Já uma garrafa de vinho serve até quatro pessoas. Calcule ainda 400 ml de refrigerante por pessoa — ou seja, uma garrafa de 2 L para cada cinco pessoas. Lembre-se, porém, de que essas são apenas estimativas e que podem variar. 

Descole algumas outras dicas sobre organização de festas aqui e certifique-se de planejar cada detalhe. E, por falar em bebidas…

2. Escolha bebidas para todos os gostos

Todo mundo sabe que o Réveillon é a oportunidade perfeita para brindar com os amigos e familiares. Por isso, certifique-se de que haja variedade para todos os gostos.

É claro que não podem faltar sucos e refrigerantes para crianças e para aqueles que preferem não ingerir álcool. Outro item indispensável é a famosa champanhe ou espumante, que dá a cara das festas de fim de ano. Cervejas também são essenciais, principalmente para os homens. Mas que tal surpreender com alguns outros drinks?

Vodka, rum, tequila e licores são alguns dos principais ingredientes para drinks, assim como sucos de vários sabores, leite condensado, gelo e frutas frescas. Você pode também aproveitar a champanhe para servir uma mistura frutada e fresca, ideal para as noites quentes de verão, ou misturá-la com cerveja preta, para uma bebida mais encorpada e amarga. 

Quer algumas ideias de drinks para aprender até o Ano Novo? Então confira aqui e aqui, e busque treinar a preparação em alguns jantares.

3. Aproveite para investir na decoração

Um momento tão esperado como o Réveillon merece uma decoração à altura, não acha? Agora, receber pessoas tão importantes para você merece ainda mais! Portanto, não economize na decoração – desde que não exceda o orçamento, é claro.

Você já pensou em criar um cantinho para fotos? Como acontece em eventos, você pode personalizar uma parede com um fundo temático ou revesti-la com tecidos prateados e dourados e caprichar nos registros! Lembre-se apenas de escolher um espaço em que haja iluminação suficiente ou, então, posicione alguns abajures próximos para focar a luz.

Deixe, ainda, um suporte para celular em mãos e faça placas com frases divertidas para as pessoas segurarem durante as fotos. Todo mundo vai amar!

O clima festivo também pede luzes decorativas, velas, flores e aquela louça tão fina e delicada que você guarda com tanto zelo no fundo do armário. 

4. Abra espaço para receber os convidados

Para acomodar todo o pessoal, é preciso pensar sobre qual cômodo será o mais apropriado. Com isso decidido, retire do ambiente móveis, objetos de arte e tudo aquilo que não será necessário e que possa atrapalhar a circulação dos convidados.

Depois, planeje como se dará a colocação dos objetos para a festa: projete um canto para as comidas, outro para as bebidas e um terceiro com cadeiras e poltronas para conversas e encontros. Coloque flores sobre as mesas, uma manta temática sobre o sofá e arrume o lavabo com toalhas sempre secas e um aroma agradável. Assim, todos os seus convidados se sentirão bem recebidos e confortáveis

Caso também receba hóspedes para passar a noite, prepare o ambiente da melhor maneira: deixe toalhas limpas e roupões macios em lugares de fácil localização, assim como um mimo sobre o travesseiro. O único risco depois de tanto carinho é que seus convidados não queiram mais ir embora!

5. Posicione o aparelho de som corretamente

Festa sem música não é festa. Portanto, crie uma playlist bacana e garanta que o som da sua casa seja da melhor qualidade!

Conhecer a acústica do espaço é essencial: de forma geral, ambientes abertos pedem caixas com maior potência, enquanto interiores devem manter a altura mais reduzida. Para melhorar o som, posicione seu aparelho em uma área sem muita reverberação – se a acústica for muito ruim, prefira alto-falantes pequenos, com 10″ ou 12″ no máximo, de forma a diminuir o grave.

Agora, se for utilizar o home theater, lembre-se de que o subwoofer deve ficar no chão, em posição frontal ou traseira. Já as caixas de surround funcionam melhor quando instaladas a uma altura de 2/3 da parede. Quer saber mais? Confira aqui ainda outras informações para posicionar suas caixas de som da melhor maneira. 

Uma dica valiosa: use a decoração a seu favor! Plantas ajudam a espalhar o som, então, coloque algumas em frente às paredes para que o som não seja refletido. Cortinas, pelo contrário, são ótimas em absorção e podem ser posicionadas para criar certo isolamento acústico. Portanto, aproveite esses itens sabiamente.

6. Organize a limpeza pós-festa

Por fim, depois de tanto festejar, é preciso pensar na limpeza. Caso receba amigos íntimos e parentes próximos, não hesite em pedir ajuda. Na maioria dos casos. alguém sempre se oferece para limpar alguma coisa, portanto, não tenha vergonha de aceitar.

Dividir as tarefas com o pessoal de casa também pode facilitar muito a limpeza. Mesmo as crianças podem juntar o lixo do chão e recolher as toalhas da mesa, por exemplo. Agora, caso a bagunça seja muito grande, talvez seja o momento de pensar em contratar aquela ajudinha profissional. Afinal, o fim de ano é para ser aproveitado.

Com tanta correria e preocupações durante os outros meses, as festas de fim de ano devem ser um momento especial para se aproveitar com a família e os amigos. E, agora que você já sabe como torná-las ainda mais incríveis, que tal curtir a nossa página do Facebook e descobrir muitas outras informações sobre arquitetura e decoração?