Mais bonito, mais eficiente e mais seguro: essas são as grandes vantagens do ralo linear. Se você nunca ouviu falar neles, saiba que os ralos lineares representam uma significativa evolução no ramo dos acabamentos.

É o fim daqueles problemas clássicos que costumamos enfrentar com o ralo comum, como a dificuldade de escoamento da água, o risco de entupimento ou o mau cheiro que às vezes sobe do encanamento.

O melhor de tudo é que o ralo linear pode ser instalado tanto nas áreas internas da casa — banheiros, cozinha e lavandeira — quanto nas áreas externas, como no entorno de piscinas, jardins, varandas e churrasqueiras. Contudo, para garantir todos os benefícios da peça, é preciso entender seu funcionamento e fazer a instalação de forma correta.

Neste post, você ficará por dentro de todos esses detalhes. Confira e acerte no investimento! Boa leitura!

O que é e como funciona?

O ralo linear é composto basicamente por uma grelha metálica — que faz o papel da tampa — e por uma calha de escoamento. Geralmente, essa tampa é revestida com o próprio piso do ambiente ou com outro assoalho de sua preferência, de modo que a presença do ralo se torne imperceptível.

O produto deve ser instalado paralelamente às paredes do ambiente e ligado à caixa sifonada, de modo que a água passe pelas frestas entre a grelha e o piso. Esses aspectos são os responsáveis por garantir a melhor vazão da água e o design discreto do ralo. No caso dos banheiros, a peça não precisa estar somente dentro do box, desde que esteja ligada à caixa sifonada.

O mesmo vale para o comprimento do ralo, que não precisa ocupar toda a extensão do box — embora a maioria das instalações ocupe a área por inteiro, favorecendo ainda mais o design do cômodo. Os ralos lineares podem ser colocados em vários tipos de piso. No entanto, eles devem ser instalados antes que as peças sejam assentadas.

O pedreiro fará um corte no contrapiso e, então, acomodará a peça, ligando-a à caixa sifonada existente no local. Por fim, conclui-se o acabamento com o novo piso, cuidando para que a altura da superfície não ultrapasse a do ralo.

Quais são as vantagens do ralo linear?

Em seguida, detalharemos sete benefícios indiscutíveis da peça. Eles certamente vão convencer você de que essa é a melhor escolha para os ambientes internos e externos da sua residência. Veja!

1. Apresenta melhor estética

Sem dúvidas, esse é o diferencial mais evidente dos ralos lineares. Seu aspecto discreto e, ao mesmo tempo, extremamente funcional, faz com que o cômodo ganhe em estética, conforto e praticidade. Por isso, a peça já virou tendência nos projetos de interiores, principalmente nos mais modernos e contemporâneos.

2. Proporciona mais segurança

A composição grelha metálica e calha de escoamento faz com que a entrada de água pelas frestas seja maior. Isso favorece o escoamento e, consequentemente, evita um dos problemas mais comuns dos ralos convencionais: o acúmulo de água e o risco de entupimento. É ou não é motivo suficiente para apostar nos ralos lineares?

3. Tem tamanhos variados

Independentemente da dimensão da área onde será instalado o ralo, você certamente encontrará uma peça compatível com o local. Afinal, os ralos lineares podem ser encontrados em diversos tamanhos no mercado dos materiais de construção, com peças que vão desde 50 cm até 4 m de comprimento. Estas últimas são muito utilizadas em projetos industriais, como cozinhas de restaurantes.

4. Favorece a vazão da água

Esse aspecto é ainda mais valioso quando se trata de áreas de grandes dimensões, como cozinhas industriais (que precisam ser lavadas diariamente) ou mesmo áreas de lazer em residências — como o entorno de piscinas, jardins ou churrasqueiras.

Nessas situações, a quantidade de água a ser drenada é consideravelmente maior, o que tornaria o processo muito mais lento no caso de um ralo convencional — sem falar no risco de entupimento, já que a peça pode não suportar tanta água.

Com os ralos lineares, por sua vez, isso não acontece. Além de agilizar a drenagem, as grelhas possibilitam um escoamento muito mais prático, seguro e higiênico, já que a extensão da estrutura é bem maior. Ou seja, é o fim daquela trabalheira de direcionar a água com o rodo! Que tal?

5. Evita o mau cheiro

Outra vantagem do uso dos ralos lineares está relacionada à diminuição do mau cheiro que sobe do encanamento.

Esse incômodo é ocasionado pelos gases provenientes da evaporação da água utilizada para fazer a sifonagem do ralo.

Nos ralos convencionais, quando o nível dessa água está baixo, os gases conseguem retornar pela tubulação, gerando o mau cheiro. Com os ralos lineares é possível evitar esse problema, pois, como a grelha de drenagem não tem orifícios grandes, a água não evapora tão facilmente.

6. Facilita a limpeza doméstica

Como a base do ralo linear não tem emendas ou reentrâncias, não haverá acúmulo de resíduos, o que facilita muito a rotina doméstica. Para a limpeza do dia a dia, basta a lavagem com água e detergente neutro. Para uma limpeza mais completa, é possível retirar facilmente a grelha para limpar a calha do ralo.

7. Pode ser facilmente instalado

Como vimos no início do post, não existe segredo para instalar o ralo linear. Via de regra, a instalação deve ser feita antes do assentamento do piso e com mão de obra especializada. Assim, você garante a qualidade do serviço prestado e a funcionalidade da peça, aproveitando o máximo potencial de escoamento da água.

O uso do ralo linear também é muito vantajoso para os pisos de dimensões maiores, pois, em termos de nivelamento, facilita a inclinação da peça com a caída de água. No caso do ralo convencional, seria necessário cortar o piso.

Viu só? Se antes você nunca havia ouvido falar em ralo linear, agora já tem todas as informações que precisa para acertar na compra da peça. Procure uma loja especializada no ramo da reforma e construção e, caso tenha restado alguma dúvida, conte com a ajuda de nossa equipe capacitada, sempre de prontidão para encontrar o modelo ideal para o seu projeto.

Quanto ao resultado, não há do que duvidar: com essa instalação, você ganha não só em estética como também em funcionalidade, conforto e segurança para todas as áreas molháveis da casa. Por falar em soluções seguras, não deixe de conferir este post para encontrar o piso perfeito para a área externa da sua casa!