Não é de hoje que o ladrilho hidráulico tem seu lugar cativo na decoração de interiores. Ele surgiu um bom tempo atrás, nos mosaicos religiosos do Império Bizantino, ainda no século XV. As peças são produzidas artesanalmente à base de cimento e nunca são totalmente iguais, apresentando diferenças de espessura e tom que tornam cada ladrilho único.

Versáteis e muito estilosos, são utilizados para revestir pisos, paredes e até móveis. A facilidade de limpeza é outro atrativo do material, que pode ser utilizado tanto nos ambientes internos quanto nas áreas externas da residência, sem sofrerem a ação do tempo.

Quer saber como tirar o máximo proveito das peças? Então continue a leitura e inspire-se nessa tendência que nunca sai de moda!

História, materiais e aplicações

Após ganhar fama artística no Império Bizantino, o ladrilho hidráulico se popularizou na Europa do século XIX e, aos poucos, foi ganhando o mundo com seu conceito artesanal. Sua forma bruta, os grafismos típicos e a coloração levemente desbotada deixam as peças bem características, trazendo aquele ar nostálgico que traz mais aconchego aos ambientes.

As primeiras peças chegaram ao Brasil também no século XIX, importadas principalmente de Portugal, da Bélgica e da França. Pouco depois, algumas fábricas começaram a ser instaladas por imigrantes no território brasileiro. Com o surgimento das cerâmicas e dos porcelanatos, eles acabaram ficando um pouco de lado. No entanto, voltaram com tudo logo depois, em um contexto de valorização do patrimônio histórico.

Como cada peça de ladrilho hidráulico é produzida artesanalmente a partir de cimento, uma a uma, o preço sempre foi diferenciado, mas o custo-benefício, sem dúvida, compensa. Afinal, ter um ambiente decorado nessa pegada única não é para qualquer um, não é mesmo?

Os ladrilhos garantem um visual retrô e alegre para o seu décor sem abrir mão do requinte e leveza da composição. Embora sejam peças resistentes e duradouras, em alguns casos é recomendada a impermeabilização para prolongar sua vida útil, como nas áreas externas da casa. Em seguida, explicamos suas principais aplicações.

Pisos

Quando utilizados nos pisos, os ladrilhos hidráulicos pedem uma atmosfera mais neutra ao redor, com paredes e mobiliário discretos. Isso porque as diversas cores do acabamento chamam atenção por si só, sendo então o foco do seu décor. Móveis de madeira e linhas retas, por exemplo, fazem uma combinação perfeita com o ladrilho.

Apenas evite utilizá-los em locais de muita circulação pela casa, pois, apesar de resistentes, podem acabar se desgastando com o fluxo intenso. Para utilizá-los nessas áreas, uma ótima dica é fazer uma espécie de tapete com o ladrilho, lembrando de harmonizar o tom das peças com o restante do assoalho. O resultado é incrível!

Paredes

Muito utilizados nas paredes de cozinhas e banheiros, os ladrilhos hidráulicos aliam personalidade e praticidade de limpeza para essas áreas da casa, já que podem ser facilmente lavados. Como os tons são bastante característicos, os designers não costumam revestir todas as paredes do cômodo com ladrilho.

Nesses casos, a opção campeã é utilizá-los em meia parede, harmonizando com outro tipo de revestimento. Projetos mais ousados podem trazê-los também em mosaico, cobrindo a parede principal do cômodo, como um pano de fundo na área da churrasqueira, por exemplo.

Ladrilho hidráulico na decoração

Não é difícil acertar na decoração com ladrilho hidráulico. Mesmo sendo peças artesanais e diferenciadas, elas são versáteis para combinar, dialogando muito bem com diversos estilos de décor. Eles podem ser aplicados de maneira coordenada, seguindo os desenhos padrões, ou em forma de mosaico, como vimos.

Os mosaicos, no entanto, pedem um pouco mais de cuidado na harmonização das peças. Para um resultado impecável, faça um teste com variadas composições antes de começar o assentamento. Junte tamanhos, cores e padrões aleatórios, até encontrar uma combinação que dialogue com o cômodo.

Não se esqueça de numerar o verso das peças para não errar no assentamento. Outra ideia é fotografar as peças e ir fazendo a montagem de forma gráfica, no computador. Em seguida, damos algumas dicas de como utilizar o ladrilho hidráulico em diferentes cômodos.

Área externa

Os ambientes externos da casa pedem uma decoração mais descontraída, principalmente em áreas de convivência, como um espaço gourmet ou local de descanso. Eles são muito utilizados para revestir bancadas e demarcar caminhos de jardim, criando um contraste belíssimo com acabamentos mais neutros. Eles também podem dar aquele toque de cor na borda da piscina.

O melhor de tudo é que você nem precisa se preocupar com a poeira ou as intempéries climáticas. Como são peças laváveis, fica muito fácil mantê-los bonitos. Sem falar que a impermeabilização dos ladrilhos vai garantir aquele brilho característico, preservando sua vida útil.

Cozinha

A praticidade de limpeza também é pré-requisito quando falamos em revestimento para cozinha. Por esse motivo, os ladrilhos se tornaram queridinhos desse cômodo. Além disso, eles trazem muito mais alegria para o décor, principalmente quando a intenção é quebrar a monotonia típica de uma cozinha toda branca, por exemplo.

São muito utilizados nas bancadas e em meia parede na área da pia. Eles não pedem produtos especiais para sua higienização, bastando água e detergente neutro para deixá-los livres de sujeira. Inclusive, por não reterem muito calor e serem antiaderentes, não acumulam gordura com facilidade.

Banheiro

Outro cômodo que não costuma ter muita cor é o banheiro. Até porque, como as dimensões geralmente são menores, não dá para abusar dos tons e acabar sobrecarregando a decoração do cômodo. É aí que entram os ladrilhos hidráulicos, pois eles conseguem trazer mais vida para lavabos e banheiros de forma sutil, sem causar cansaço visual.

Existe ainda outra grande vantagem: devido aos seus grafismos típicos, as peças são antiderrapantes, o que é perfeito para evitar acidentes nesses locais úmidos da casa, sobretudo para quem mora com crianças ou idosos. Assim, além de lindo e estiloso, seu banheiro também ficará confortável e muito seguro.

Tanto em decorações modernas quanto nas mais rústicas, eles são um sucesso nos acabamentos, aliando arte, estética e funcionalidade para o seu décor. Com certeza você vai querer ter pelo menos um cantinho de ladrilho hidráulico em casa!

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como estas!