Muito utilizada em vários setores industriais e da construção civil, a lã rocha é um tipo de fibra feito a partir de rochas basálticas especiais. No mercado especializado, ela também é conhecida como feltro de lã de rocha, sendo adotada principalmente com funções de isolamento acústico e térmico.

Por suas propriedades, esse material ajuda a garantir mais conforto e segurança aos acabamentos da obra. Além disso, os equipamentos industriais rendem mais, o que gera economia de energia e contribui para a sustentabilidade.

Se você deseja usar a lã rocha em seu projeto, não deixe de ler este artigo. A seguir, explicamos tudo sobre o material e damos dicas de como adotá-lo na construção. Acompanhe!

O que é lã rocha?

Proveniente das fibras dos minerais de rochas vulcânicas, a lã rocha é útil para isolamentos termoacústicos e encontra-se disponível em forma de placa ou manta, sendo, portanto, um produto de boa flexibilidade e fácil manuseio. Isso é bastante vantajoso, pois minimiza desperdícios durante a aplicação em qualquer tipo de superfície (plana, cilíndrica ou irregular).

A lã rocha também pode se apresentar de modo mais rígido, a depender do grau de compactação de seus elementos durante o processo de fabricação. Nessa fase, as rochas basálticas e os demais minerais são aquecidos a uma temperatura média de 1.500°C e, então, transformados em filamentos. A partir daí, o material é aglomerado com soluções de resinas orgânicas até ganhar a devida compactação.

Os feltros estão disponíveis em vários tipos no mercado especializado. Os mais comuns são os de lã rocha revestidos com filme plástico vinílico, papel do tipo kraft ou filme de alumínio — este último é ideal para conter a penetração de umidade.

Como o material funciona?

Devido à natureza de sua composição, a lã rocha é um produto incombustível, inócuo e perene, ou seja, não pega fogo, não apresenta riscos à saúde e tem alta durabilidade. Por isso, ela é bastante usada tanto em projetos industriais quanto na construção civil.

Suas principais aplicações estão relacionadas ao excelente desempenho termoacústico do material. Portanto, se a necessidade é garantir um isolamento eficiente e seguro, você pode investir sem medo na lã rocha. Em seguida, explicaremos essas propriedades em detalhes.

Isolamento acústico

O que garante o desempenho da lã rocha enquanto isolante acústico é sua estrutura fibrosa, ideal para auxiliar na redução de ruídos diretamente na fonte ou transmitidos entre um ambiente e outro. Ela pode ser aplicada sob a forma de placas de drywall, portas acústicas, alvenarias, telhas, divisórias ou, ainda, em forros e coberturas.

Também é possível adotar a lã rocha como contrapisos flutuantes, de modo a amenizar os sons de impacto do tráfego ou na intenção de reduzir o efeito das vibrações de tubulações hidráulicas entre os ambientes.

Como o conforto acústico é fundamental ao bem-estar das pessoas, investir nesse tipo de instalação tornou-se mais do que uma questão de comodidade, já que a saúde também é diretamente beneficiada. Afinal, níveis elevados de barulhos e ruídos ao longo do dia interferem na nossa qualidade de vida e podem afetar diretamente o organismo humano, causando estresse, insônia, irritabilidade e, em casos mais graves, até perda de audição.

Além da aplicação em casas e apartamentos, a lã rocha é indicada para os seguintes locais:

  • teatros;

  • salões de festa;

  • universidades;

  • estúdios;

  • cabines de locução;

  • salas de gravação, estudos ou ensaios;

  • escritórios corporativos;

  • ambientes industriais.

Isolamento térmico

Trata-se de outra funcionalidade da lã rocha, pois, por sua baixa condutividade térmica, o material ajuda a reduzir as trocas de calor entre as superfícies internas e externas isoladas. Como é anticombustível, a lã rocha pode ser usada sem receio em qualquer tipo de projeto, desde obras residenciais a comércios e indústrias.

Ela é capaz de suportar temperaturas de até 750ºC sem alterar sua estrutura físico-química, sendo própria para proteger estruturas metálicas de incêndios. Geralmente, o material é aplicado em portas do tipo corta-fogo nos edifícios e para a proteção de escadas ou shafts de tubulações.

Além disso, o isolamento térmico proporcionado contribui para o consumo consciente da energia elétrica, diminuindo a frequência do uso de aparelhos de ar-condicionado no verão ou aquecedores no inverno, por exemplo.

Quais são as vantagens de utilizá-la na obra?

Além das propriedades físico-químicas que fazem da lã rocha um material seguro e de alto desempenho termoacústico, vale destacar outras duas grandes vantagens do produto: o custo-benefício e o caráter sustentável.

Esses benefícios estão interligados, pois oferecem uma dupla economia. Explicamos: por um lado, quem constrói com lã rocha reduz os custos da obra ao utilizar um produto de alta performance termoacústica a um preço acessível; por outro, quem habita o imóvel economiza ao reduzir a necessidade de aparelhos climatizadores.

Isso sem falar que imóveis com isolamento térmico e acústico são mais valorizados, portanto a rentabilidade é garantida na hora de renegociar a propriedade. Veja, abaixo, um apanhado das características e dos benefícios da lã rocha:

  • absorção acústica: apresenta uma barreira resistente a barulhos, ruídos e vibrações;

  • absorção térmica: reduz as trocas de calor entre os ambientes, proporcionando mais conforto térmico e economia com o uso de aparelhos climatizadores;

  • resiliência: recupera sua espessura original após ser submetida a deformações;

  • flexibilidade: pode ser facilmente manuseada;

  • incombustibilidade: suporta altas temperaturas e, em caso de fogo, não queima ou gera fumaça tóxica;

  • custo/benefício garantido: garante ótimo desempenho por um baixo custo;

  • praticidade: não exige manutenções periódicas.

  • versatilidade: é disponibilizada em várias densidades, desde mantas leves e mais flexíveis até aquelas muito rígidas;

  • sustentabilidadenão agride o meio ambiente e pode ser facilmente medida para evitar o desperdício de material.

Pronto! Com este conteúdo, deu para compreender melhor o conceito e o funcionamento da lã rocha, não é? Se você está buscando isolamento térmico ou acústico para sua obra, já sabe que tipo de material escolher. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da qualidade, da segurança e da economia na sua reforma ou construção.

Agora é só procurar as lojas especializadas no ramo e fazer o investimento. Apenas recomendamos que você converse antes com o lojista para saber qual é o tipo de feltro mais indicado para o projeto em questão. Assim, não terá erro!

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite e assine nossa newsletter para não perder as novidades e tendências do setor!