Já pensou em transformar a parede da sua casa em uma verdadeira galeria de arte? Sabia dessa possibilidade? Sim, isso é possível, a gallery wall virou tendência e veio pra ficar.

Confira como dar esse visual personalizado escolhendo: o cômodo ideal para a sua “parede-galeria”, o tema que combina com a decoração ou com seu estilo pessoal, as melhores molduras, a iluminação adequada e as muitas possibilidades de formatos. Descubra!

O que é gallery wall?

Não é difícil perceber que o termo é autoexplicativo, trata-se de uma parede que é transformada em galeria, em que você pode expor quadros, fotos, desenhos, letreiros com nomes de pessoas (vale os escritos em japonês), com suas frases preferidas, aquele mantra ou inspiração para um novo dia, e o que mais desejar.

Com um pouquinho de criatividade, a área escolhida     ou parte dela     se transformará num cenário admirável.

Qual o melhor cômodo para fazer a “parede-galeria”?

O ambiente ideal depende da sua intenção, ou seja, se a ideia é que todos a vejam e que ela seja o ponto alto da sua decoração, o ideal é que seja feita na parede mais aparente. Em ambientes mais reservados, como a sala de TV ou os quartos, as superfícies podem receber itens mais íntimos. Confira detalhadamente!

Sala de estar

Esse é o local ideal para impressionar seus amigos e parentes com a sua parede personalizada, pois as visitas geralmente permanecem bastante tempo nesse cômodo.

Sala de jantar

É uma boa opção, caso seja ampla e você receba, com certa frequência, convidados para jantar. Tudo é válido, mas quadros e pôsteres com o tema alimentação, fotos de viagens gastronômicas, das melhores receitas e de confraternizações com os amigos são bem-vindos.

Desenhos de ervas e temperos são um mimo e casam muito bem com esse local.

Escada

Ela é perfeita para receber uma galeria, mas lembre-se de que, sendo um lugar de passagem, é raro que alguém perca muito tempo olhando para a decoração do espaço. Por isso, capriche em seu visual e não desista de montar sua arte nesse local. 

Se a escada já for um ponto alto na sua casa, essa é uma boa maneira de valorizar ainda mais o espaço, sobretudo se ela tiver o piso e o corrimão bem-acabados.

Mas se o acabamento for bastante simples, o cenário dará o toque que essa escadaria precisa.

Corredor

Se sua casa tem um corredor de comprimento e largura parecidos, esse é um bom lugar para montar a gallery wall. Todos irão vê-la e o local de passagem ficará charmoso.

Em corredores muito longos, é possível fazer duas galerias, uma na primeira metade e outra na segunda. Uma delas pode conter fotos e a outra quadros e pôsteres. 

Quartos

Como são ambientes frequentados, principalmente, pelos moradores da casa, a dica é colocar fotos de momentos felizes em que todos estão juntos, pôsteres e fotos que tenham grande valor sentimental ou que remetam a boas lembranças, como uma viagem inesquecível.

Nessa onda de personalizar as cabeceiras da cama, a composição pode cumprir muito bem esse papel. 

Como escolher o tema para a gallery wall?

Você pode escolher um tema específico e explorá-lo ao máximo, ou mesclar vários temas. Como definir a melhor opção? Guie-se pela sua personalidade ou pela decoração da sua casa, adequando sua ideia às cores e ao estilo do espaço.

Os ambientes clássicos pedem uma parede conservadora. Já em uma decoração irreverente ou contemporânea, você pode ousar bem mais.

Para cômodos recentes (casa nova, ambiente reformado ou recém-construído) ou em ambientes minimalistas, a dica é fazer da galeria o ponto de partida para decorar o restante do ambiente.

O próximo passo é pensar nos objetos. Use quadros, gravuras, fotos, letreiros (que podem até ser luminosos), tipografia, espelhos, pratos de cerâmica decorados, pequenos vasos de parede, mapas dos lugares que mais gosta ou que deseja conhecer, entre outros.

Como definir a parede para a galeria?

A ideia é começar eliminando aquelas que obviamente são impossíveis de decorar, como a parede da cortina e as muito pequenas. Depois, identifique qual espaço você pretende destacar, como atrás da cama ou do sofá.

Um bom exemplo é colocar suas “obras de arte” ao redor da televisão, dando à gallery wall a impressão de ser um painel para a TV. Essa ideia valoriza o aparelho e a galeria.

O escritório e o home office também podem receber uma bela galeria. Use fotos dos filhos, dos animais domésticos e de lugares que poderão relaxar sua mente num momento de estresse. E por ser um local de trabalho, também vale colocar mapas, lembretes importantes e até um calendário bem bonito.

Como escolher as molduras dos quadros?

Sabe aquela expressão “ou 8 ou 80”? Ela se aplica nesse caso. Você pode escolher um tipo de moldura para todos os quadros ou mesclar molduras de cores diferentes.

Tome a decisão de acordo com a sua personalidade e leve em conta os itens da galeria. Quadros clássicos pedem molduras clássicas. Já as gravuras, desenhos dos filhos, pequenos espelhos ou frases de efeito pedem envoltórios modernos.

Na hora de escolher, não pense apenas no tipo e cor da moldura, mas também em seu tamanho, material e formato. Há gallery walls em que todas as molduras são quadradas e há outras que podem receber envoltórios redondos, ovais, etc.

Se essa for a sua ideia, que tal contar com a ajuda de um decorador? Essa é uma ótima dica!

Quais os melhores formatos para a galeria?

Há muitas possibilidades! Você pode ajeitar os objetos formando silhuetas, como figuras geométricas, pirâmides, animais ou um mapa – coloque os quadros próximos, facilitando a visualização da localidade retratada.

O formato da galeria da escada deve acompanhar a subida dos degraus. Disponha as obras imaginando uma linha diagonal, servindo de base para um resultado harmonioso.

Se os itens tiverem tamanhos muito diferentes, facilite seu trabalho pendurando o quadro maior no centro do espaço reservado, depois adicione os outros elementos escolhidos.

Uma dica para garantir um resultado perfeito, é desenhar o contorno dos objetos em papéis e fixá-los com fita crepe no local escolhido. Depois, tire um a um enquanto coloca os itens.

Ideias irreverentes, como pendurar 2 ou 3 varais, dispostos paralelamente, são muito usadas em quartos de criança ou na sala de brinquedos. Pendure desenhos, fotos, frases e textos usando pregadores.

Outra opção é fazer a galeria em prateleiras com pouca profundidade, depois coloque quadros e pequenos objetos de decoração.

Qual a iluminação adequada para a gallery wall?

Ao pensar na claridade do espaço, pense no quanto deseja destacá-lo ou qual a sensação ele remeterá a quem o observar. Pense, ainda, no tom da luz. Opte pela luz branca fria para dar mais destaque às galerias, como as que têm frases ou textos, facilitando a leitura.

A luz branca quente (amarelada) fica perfeita na iluminação de galerias instaladas em quartos ou em salas de jantar, deixando as peças aparentes, mas sem cansar o olhar.

De baixo para cima

A iluminação feita de baixo para cima causa sensação de dramaticidade. Use pequenos focos de luz LED embutidos no chão ou nos degraus da escada. Também dá para colocar os focos de luz na parede, voltados para cima, logo abaixo da galeria.

Se você gostou da ideia de trazer drama para sua galeria, aposte em um único e grande foco de luz vindo do chão. Mas se a galeria cobrir toda a parede, vale colocar 2 desses focos, nas duas pontas da parede.

De cima para baixo

Nesse caso, os itens da galeria formarão uma sombra no chão, resultando em um visual elegante. Essa escolha permite mais opções de tipos de lâmpadas. Há, por exemplo, spots de LED, que você mesmo pode instalar em vários pontos da parede ou do teto.

Pela frente

Uma iluminação frontal direta fará a galeria parecer mais ampla e com que as peças sejam visualizadas por igual. Consiga esse efeito deixando todo o ambiente bem iluminado ou instalando pendentes de material transparente ajustados à metade da altura das obras expostas.

Por trás

Em uma parede falsa (de gesso ou painel), você pode brincar com a iluminação fazendo com que as luzes saiam de trás dessa parede.

Gostou das nossas dicas para montar uma gallery wall na sua casa? Então aproveite para compartilhar essas ideias incríveis em suas redes sociais.