Todo mundo sabe que lojas bonitas, confortáveis e bem decoradas atraem mais clientes. Afinal, quem nunca se sentiu convidado a entrar em uma loja por causa da bela arquitetura ou do design de interiores impecável? Pois é! Essa é a prova de que a decoração em ambientes comerciais é um verdadeiro cartão de visitas do negócio.

Por isso, garantimos que acertar no décor do estabelecimento faz toda a diferença na valorização da marca, demonstrando seu potencial no mercado e reforçando sua credibilidade diante do público. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e aprenda a deixar seu comércio muito mais funcional e atraente!

Recepção

Assim como a fachada e a vitrine, a recepção é um dos locais mais importantes do estabelecimento, pois geralmente é onde ocorre o primeiro contato com o cliente. E sabemos que a primeira impressão é a que fica!

Nesse sentido, a empresa precisa transmitir a sua identidade visual para a clientela logo de cara. E isso só é possível se você acertar na apresentação do balcão, na escolha dos elementos decorativos e no estilo do ambiente. Abaixo, você descobre o caminho.

Tenha um balcão organizado e atrativo

Muitos clientes nem se dão conta disso, mas, quando o balcão está bem-composto, eles inconscientemente sentem mais simpatia pela empresa. Por isso, cuide para que os produtos estejam sempre bem distribuídos, iluminados e que não haja nada “sobrando” naquele espaço.

É importante ter em mente que um balcão atrativo não é, necessariamente, um balcão repleto de objetos decorativos. Pelo contrário: investir em uma recepção minimalista pode favorecer o décor dessa área.

Isso porque, com poucos elementos à mostra, o foco do olhar passa a ser a identidade da marca — o logotipo, as cores, os prêmios —, fazendo com que os valores da empresa fiquem mais transparentes para o público.

Aposte em tendências de decoração

Nada como ter uma loja moderna e antenada com que há de melhor nas tendências decorativas! Os pallets de madeira, por exemplo, estão com tudo quando o assunto é conforto, charme, aconchego para o seu décor.

Com eles, é possível ornamentar desde ambientes mais simples aos mais requintados, isso sem abrir mão do conforto e da versatilidade dos itens. Suspensos, empilhados, dependurados na parede… são inúmeras as maneiras de utilizar os pallets na composição da loja.

Eles podem funcionar como nichos, prateleiras, mesas de canto e até assentos! Além de trazer mais personalidade para o ambiente comercial, o uso dos pallets reflete também outra tendência que a clientela adora: a sustentabilidade. Ou seja, você sai ganhando em estilo, economia e consciência ecológica!

Inspire-se no estilo industrial

Sabe o famoso chão de fábrica? Pois é! O estilo industrial cativou o mercado A&D ao resgatar aquela imagem dos antigos galpões industriais mundo afora. A gente explica: a ideia desse tipo de décor é reproduzir propositalmente o ambiente fabril, refletindo a imagem sóbria de um galpão onde parece não haver revestimento.

Mas, na verdade, essa sensação fica por conta do piso em cimento queimado, responsável por deixar o espaço em total clima de produção. Combinado com demais acabamentos em cerâmica, mármore ou vidro, esse tipo de revestimento ganha ainda mais beleza e requinte.

Isso sem falar que os pisos de cimento queimado também são opções ecologicamente corretas, de alta durabilidade e fácil instalação. Que tal?

Escritório

Adentrando um pouco mais o ambiente comercial, chegamos ao escritório. Não pense que, por ser uma área a que os clientes geralmente não têm acesso, você possa descuidar do local.

Até porque a qualidade do seu trabalho e a produtividade dos funcionários dependem muito das instalações do escritório. Salas limpas, organizadas e funcionais dão aquele up no clima corporativo. Pode apostar!

Isso sem falar que, compondo um design de interiores bem iluminado, com fácil acesso às instalações e sem informações excessivas, o conceito da marca vai sobressair em cada cantinho da decoração.

Priorize móveis funcionais

Não dá para ter um bom desempenho profissional utilizando móveis desconfortáveis ou pouco práticos, concorda? Por isso, é essencial que todo o escritório possua móveis de qualidade e que não comprometam a circulação no espaço.

Antes da compra, redobre a atenção com as medidas do ambiente, de modo a não sufocar as estações de trabalho. Mais uma vez, dispense o excesso de informações e priorize os componentes obrigatórios para salas comerciais, como mesas, cadeiras, estantes e bancadas.

Acerte na escolha das cores

Essa questão está diretamente relacionada à identidade da marca, da qual falamos acima. Isso porque a escolha das cores do ambiente comercial vai depender basicamente dos elementos que refletem a linguagem visual do estabelecimento, como o logotipo, a fachada, os painéis, entre outros.

O importante, nesse caso, é que as paletas dialoguem entre si, de modo a não carregar a decoração e muito menos comprometer o conceito da marca. Via de regra, utilizar cores neutras nas paredes e no mobiliário — como brancos, beges ou cinzas — é uma maneira eficaz de evitar esses erros, pois essas cores nunca roubarão a cena.

Por outro lado, considere pontuar alguns elementos de tons vibrantes pelo estabelecimento comercial. Segundo a psicologia das cores, tonalidades quentes — como amarelos, alaranjados e vermelhos — ajudam a estimular a criatividade, o foco e o equilíbrio no ambiente corporativo. Faça o teste!

Cuide da iluminação

Um bom projeto de iluminação valoriza qualquer tipo de design de interiores! E, sobretudo em estabelecimentos comerciais, cuidar da luminosidade é imprescindível para garantir o bem-estar dos funcionários e favorecer as escolhas da clientela. Afinal, o cliente precisa enxergar muito bem os produtos que está levando para casa, certo?

Portanto, cuide da iluminação central e dos focos de luz indireta, considerando não somente a posição dos móveis, vitrines e recepção, mas, também, aqueles pontos estratégicos que devem ser valorizados — como a vitrine promocional, as impressões e desenhos relativos à marca e os quadros de premiações.

Agora sim o estabelecimento está pronto para competir no mercado! Seguindo essas dicas de decoração em ambientes comerciais, certamente o seu negócio não passará despercebido pela clientela. Gostou da ideia? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos como este!