Receber as visitas para aquele bate-papo interminável, se deitar para assistir ao seu programa de TV favorito ou simplesmente tirar um cochilo rápido depois do almoço. O sofá é útil para tanta coisa em casa que, não por acaso, tem seu papel de destaque na sala. No entanto, para aproveitar bem a experiência, ele precisa estar limpo, certo? Fazer a limpeza de sofá não é tão difícil quanto parece.

Se você limpá-lo semanalmente com o aspirador de pó, com certeza ele ficará em ótimas condições por muito tempo. Contudo, se por algum descuido ou falta de tempo seu sofá acabou acumulando sujeira, é preciso partir para uma limpeza mais pesada ou até profissional.

Neste post, listamos 5 dicas práticas que vão ajudar na tarefa. Acompanhe a leitura e mãos à obra!

1. Verifique as instruções de limpeza na etiqueta do sofá

Antes de tudo, confira a etiqueta do móvel para saber como ele deverá ser limpo, conforme o símbolo ali presente. Na maioria das vezes, a limpeza de sofá é feita de modo úmido, com o auxílio de aspirador de pó, flanelas macias e borrifadores com produtos específicos. Via de regra, eles indicam o seguinte:

  • símbolo P: lavagem a seco. Pode ser feita com flanelas específicas encontradas no supermercado;
  • símbolo W: lavagem úmida. Pode ser feita com um pouco de água, produtos específicos (como detergente) e soluções caseiras (como vinagre e bicarbonato);
  • símbolo F: lavagem a seco profissional. Recomenda-se procurar uma empresa especializada para fazer o serviço com segurança.

2. Considere o tipo de material antes de fazer a limpeza

A etiqueta indica o tipo de lavagem conforme o material do estofado, mas só isso não basta. A seguir, listamos quais produtos você pode utilizar sem o risco de estragar a peça.

Estofados de couro, napa e courino

Retire o excesso de poeira com um pano seco. Em seguida, passe um pano embebido em água e detergente neutro por toda a extensão do sofá. Repita a operação somente com o pano úmido. Finalize com outro pano seco e que não solte fiapos. Para conservar melhor o couro, recomenda-se aplicar silicone líquido a cada dois ou três meses.

Estofados de camurça e suede

Estofados de camurça ou suede devem ser limpos com auxílio de escova de cerdas macias, pano úmido e detergente neutro.

Primeiramente, passe a escova seca no sentido da direção do tecido. Em seguida, passe o pano úmido embebido em poucas gotas de detergente, finalizando com uma nova escovação.

Estofados de tecido

O bom e velho aspirador de pó é o equipamento mais indicado para a limpeza de sofá de tecido. Comece retirando as almofadas e aspirando toda a extensão do móvel, caprichando nos cantinhos. Escolha o bocal mais macio do aspirador para não correr o risco de danificar o estofado.

Em um borrifador, faça uma solução de água e detergente neutro, aplicando suavemente sobre o tecido, tomando muito cuidado para não encharcá-lo. Utilize um segundo borrifador, apenas com água, para retirar o excesso da solução anterior. Finalize com um pano seco e pronto!

3. Remova manchas difíceis com receitas caseiras

Para a limpeza do dia a dia, as dicas anteriores dão conta do recado. No entanto, se o sofá está sujo há muito tempo ou se você derrubou algo acidentalmente sobre ele, o serviço deverá ser mais criterioso. Mas sem desespero! Com alguns truques caseiros, dá para remover até mesmo aquelas manchas mais difíceis.

Espuma de detergente

O primeiro truque é utilizar a espuma do detergente para retirar manchas de gordura ou bebidas. Em um balde, dilua algumas gotinhas do produto em água morna e, com o auxílio de um batedor de ovos, faça o máximo de espuma que conseguir.

Aplique o resultado diretamente sobre a mancha, com cuidado para não deixar cair muita água. Esfregue suavemente a mancha com uma escova macia e finalize com um pano úmido.

Vinagre branco

O segundo truque traz um grande aliado da limpeza doméstica: o vinagre branco. Com propriedades desinfetantes e neutralizantes, ele é infalível na remoção de sujeiras difíceis, como mofo ou riscos de caneta. Faça uma solução de água e vinagre na mesma proporção e, com o auxílio de uma flanela, aplique diretamente sobre a mancha, finalizando com um pano úmido.

Talco no papel toalha

Por último, anote a dica do talco no papel toalha, bastante valiosa para o momento em que você acabou de derramar algo gorduroso no sofá. Absorva o excesso de sujeira com o papel toalha, deixando uma folha sobre a mancha. Salpique o talco por cima da folha e deixe agir por alguns minutos. Depois é só esfregar levemente o estofado e a mancha não estará mais lá!

4. Aposte na dupla aspirador de pó + bicarbonato de sódio

É claro que o bicarbonato de sódio não ficaria de fora da nossa lista de limpeza de sofá. Assim como o vinagre, ele é prático, barato e muito eficaz para “absorver” a sujeira incrustada na peça. Antes de utilizá-lo, é necessário usar o aspirador de pó ou flanela seca para fazer uma limpeza prévia no estofado.

Isso vai retirar a sujeira grossa, como poeira, partículas de alimento e pelos de animais. O que sobrar no sofá, o bicarbonato deve dar conta. Polvilhe o produto nas partes sujas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois é só pegar novamente o aspirador para remover o bicarbonato com a sujeira incrustada. Mágico, não?

5. Jamais utilize produtos clorados na limpeza de sofá

Cloro, água sanitária e produtos similares devem passar longe do seu sofá. Caso contrário, é desbotamento na certa. O sabão em pó, apesar de não ser tão pesado quanto os materiais clorados, também não é indicado para a limpeza de sofá, pois é um tipo de sabão muito concentrado.

Já o álcool deve ser utilizado com restrições nesse tipo de limpeza doméstica. Ele é permitido para sofás de microfibra ou poliéster, mas deve ser aplicado em pequenas quantidades e por partes. Prefira o álcool líquido, que evapora facilmente. Dessa maneira você não vai encharcar o sofá nem desbotá-lo com a ação prolongada do produto.

Se nenhuma dessas dicas deu conta da sua limpeza de sofá, significa que está na hora de procurar um serviço profissional para limpar os estofados da casa. Esse tipo de limpeza é segura e deve ser realizada anualmente. Assim, você prolonga a vida útil do móvel e curte aquele descanso merecido num sofá limpinho!

Se você gostou do post, curta nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas com estas!