A preocupação com a estética do ambiente é sempre grande ao construir ou reformar e isso acontece, inclusive, em banheiros e lavabos. No entanto, é preciso se atentar a outros pontos além da beleza do cômodo. Aspectos como a funcionalidade e otimização do espaço são fundamentais. Como a bancada é um dos itens principais desses ambientes, é necessário escolher a cuba de banheiro com toda a atenção aos detalhes mencionados.

Há diversos modelos, tamanhos, materiais e cores do produto disponíveis no mercado. Desse modo, é normal ter muitas dúvidas sobre qual é o estilo mais adequado para o seu banheiro.

Neste artigo daremos todas as condições para que você possa escolher a cuba ideal, explicaremos todos os detalhes que precisam ser levados em conta e apresentaremos os modelos existentes. Acompanhe!

Observe o espaço disponível em seu banheiro

Para determinar o espaço disponível do cômodo, é preciso considerar o tamanho total do móvel que comportará a cuba. Deixe no mínimo 70 centímetros entre a bancada e a parede oposta para não comprometer a circulação no local.

A altura do balcão já com a cuba instalada deve ficar entre 85 e 93 centímetros. Meça a bancada para que fique com 45 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento, no mínimo. Dessa forma, você terá um lavatório com tamanho confortável para todos os moradores da casa.

Escolha o modelo de cuba de banheiro mais apropriado

Após medir corretamente o espaço disponível para a bancada, fica muito mais fácil escolher o modelo a ser instalado. Por isso continue lendo para conhecer cada um deles!

Pia de coluna

É o tipo mais tradicional e é ideal para ambientes pequenos, uma vez que não precisa de gabinete nem de tampo. Atualmente há designs bastante modernos para esse modelo, que é fixado diretamente na parede de alvenaria.

Cuba embutida

Nesse modelo, um recorte do tamanho da cuba é feito no tampo para que a peça seja colada por baixo e é uma ótima opção para quem preza pelo espaço na bancada. Para dar destaque à peça, escolha uma cor diferente para o balcão. Assim, você conseguirá dar um charme na decoração mesmo se utilizar um modelo mais clássico.

Cuba sobreposta

Apenas uma parte da peça fica exposta acima da bancada, o que dá a aparência de uma moldura e um toque especial à decoração. Do mesmo modo que a embutida, ela deixa disponível bastante espaço no tampo. Como esse modelo exige que o recorte no tampo seja do tamanho exato da cuba, é preciso escolhê-la antes da bancada.

Cuba de semi encaixe

Ideais para bancadas com pouca profundidade, as cubas de semi encaixe ficam com a parte da frente para fora do tampo. Esse modelo pode vir com um toalheiro colado à frente, o que permite otimizar o espaço. Uma boa dica é fazer um balcão de pastilhas para criar uma decoração moderna ao seu banheiro.

Cuba de apoio

Toda a peça fica posicionada sobre a bancada, por isso é necessário que o balcão seja mais baixo que o dos outros modelos. Essa é uma cuba que agrega design diferenciado à decoração e, por isso, tem ganhado cada vez mais destaque.

Por comprometer o espaço do tampo, aposte em gabinetes, nichos e prateleiras no seu banheiro. Não esqueça de escolher uma torneira alta ou um modelo que fique instalado na parede.

Cuba esculpida, moldada ou escavada

Feita do mesmo material que a bancada — geralmente granito, mármore, porcelanato, nanoglass ou silestone —, essa cuba proporciona um visual harmônico e clean. O ralo fica escondido abaixo de um recorte na pedra por onde a água escoa e é uma boa opção para quem busca uma melhor adaptação ao dimensionamento do banheiro.

Como você pode ver, existem diversos modelos de cuba de banheiro e um deles se encaixa perfeitamente na sua decoração e no espaço disponível. No entanto, o material deve combinar com o do vaso sanitário e a torneira da sua cuba deve harmonizar com o chuveiro. Desse modo, você terá um banheiro funcional e lindo, digno de revista!

Se você gostou deste post, siga nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações sobre tudo o que você precisa saber para construir ou reformar!